Buscar

provasss

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Qual a composição das Fontes Materiais do Direito do Trabalho?
		
	
	e - (...) Sentenças Normativas , Dissídio Coletivo feito pelo Tribunal do Trabalho (TRT).
	 
	a - (...) Os princípios gerais (previstos no Art. 8º da CLT) do Direito, Jurisprudência, Analogia e Equidade.
	
	c - (...) É a vontade das partes na relação jurídica.
	
	d - (...) Normas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) adotadas pelo brasil.
	 
	b - (...) Pessoas físicas ou jurídicas e Bens , Vínculos Jurídicos entre elas e o interesse ou valor que as pessoas ou sociedade têm pelo vínculo de norma ou regra para regular os vínculos jurídicos.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201704405719)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Assinale a opção incorreta.
		
	 
	O Juiz do Trabalho, se tiver dúvida quanto ao direito do trabalhador reclamante, deverá julgar favoravelmente ao obreiro, tendo em vista o princípio da razoabilidade.
	 
	Ante o princípio da primazia da realidade, a situação de fato que ocorre no plano prático deve prevalecer sobre as anotações na Carteira de Trabalho e Previdência Social.
	
	O ônus de provar o término do contrato de trabalho, quando negados a prestação de serviços e o despedimento, é do empregador, pois o princípio da continuidade da relação de emprego constitui presunção favorável ao empregado.
	
	O princípio da norma mais favorável ao trabalhador autoriza concluir pela validade de cláusula de convenção que, para determinada categoria profissional, estende o tempo de estabilidade provisória da empregada gestante, acrescentando trinta dias a mais ao período estabilitário previsto em dispositivo constitucional.
	
	Em observância ao princípio da condição mais benéfica, norma do regulamento de uma empresa que suprima vantagens concedidas anteriormente não poderá atingir trabalhadores admitidos antes do início de sua vigência.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703745743)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Jair trabalha como estivador no Porto de Santos; Patrícia foi contratada para trabalhar em uma loja de shopping na época do Natal, pois nessa época há excesso extraordinário de serviços; e Ana presta serviços de natureza contínua e de finalidade não lucrativa na residência de Lúcia. É correto afirmar que Jair é
		
	
	trabalhador temporário
	
	empregado voluntário
	
	empregado temporário
	 
	trabalhador avulso
	
	trabalhador doméstico
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201703748057)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Ciro trabalha como taxista para uma empresa que explora o serviço de táxi de um município, sendo o automóvel utilizado em serviço por Ciro de propriedade da mencionada empresa. A empresa de taxi, determina a rota de trabalho de Ciro que trabalho com total subordinação, pessoalidade, habitualidade e pessoalidade. Em face da situação hipotética apresentada, de acordo com a legislação trabalhista, Ciro é considerado
		
	
	trabalhador avulso.
	
	empresário;
	 
	empregado;
	
	trabalhador autônomo.
	
	trabalhador doméstico.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703752887)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Com fundamento nas disposições da CLT, em relação ao contrato de trabalho por prazo determinado, o mesmo
		
	
	não é admitido pelo ordenamento jurídico brasileiro.
	
	será considerado por prazo indeterminado se suceder, dentro de um ano, a outro contrato por prazo determinado.
	 
	não poderá ser estipulado por mais de 2 anos, ou, no caso de contrato de experiência, não poderá ser estipulado por mais de 90 dias.
	
	pode ser prorrogado, tácita ou expressamente, por no máximo nove vezes.
	
	pode ser prorrogado, tácita ou expressamente, por no máximo sete vezes.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201704149342)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Manoel foi contratado pela empresa VCE Ltda. na modalidade de contrato de experiência. Questiona-se: Qual o prazo máximo para este tipo de contrato:
		
	
	2 anos
	
	180 dias
	 
	90 dias
	
	1 ano
	
	30 dias
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201704376108)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	No tocante ao salário e remuneração, é INCORRETO, afirmar:
		
	
	Quando o pagamento for estipulado por mês, este deverá ser efetuado até o 5° dia útil subsequente ao vencido.
	
	As comissões, percentagens, gratificações ajustadas e diárias para viagem que excedam 50% do salário integram a remuneração do empregado.
	 
	Em caso de dano causado pelo empregado por culpa, o desconto salarial será lícito independentemente da anuência do empregado.
	
	O pagamento de salário efetuado em moeda estrangeira, mesmo que acordado entre as partes, é considerado como não feito.
	 
	Não é considerado salário-utilidade o vestuário e os equipamentos fornecidos ao empregado e utilizado no local de trabalho para a prestação do serviço.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201704408255)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	(Adaptado FCC TRT - 1ª REGIÃO RJ ¿ Analista Judiciário). Uma das regras de proteção ao salário é o controle dos descontos. De acordo com o entendimento sumulado pelos Tribunais de Justiça:
		
	 
	Em caso de dano causado pelo empregado, o desconto no salário será lícito, desde que essa possibilidade decorra de dolo do empregado.
	 
	Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto no salário do empregado.
	
	Ao empregador é permitido qualquer desconto salarial;
	
	É válido desconto salarial efetuado pelo empregador, com autorização prévia e por escrito do empregado, para pagamento de assistência odontológica e médica coletiva, composição do capital social da empresa, imposto de renda do empregador, de seguro de vida não previsto em convenção coletiva e de previdência privada coletiva.
	
	Na hipótese da empresa manter armazéns para compra de produtos pelos empregados, pode ser descontado do salário dos empregados, além do valor de compras feitas pelo mesmo, taxa de manutenção dos armazéns, já que se trata de um benefício colocado à disposição dos trabalhadores.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201703745425)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Amanda, Ana, Amélia e Arlinda, amigas de infância e empregadas de diferentes empresas privadas, se reuniram para passarem juntas uma hora do dia em um estabelecimento de relaxamento direcionado para as mulheres − SPA X. Esta reunião foi possível porque todas não estavam laborando: Amanda estava no horário destinado para refeição e descanso (intervalo intrajornada); Ana havia se casado na véspera da reunião; Amélia sofreu um aborto espontâneo cinco dias antes da reunião e Arlinda realizou prova de exame vestibular para ingresso em estabelecimento de ensino superior no período da manhã. Nestes casos, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, no dia do relaxamento, estavam interrompidos os contratos de trabalho APENAS das empregadas
		
	
	Amélia e Arlinda.
	
	Amanda, Ana e Amélia.
	 
	Amélia, Ana e Arlinda.
	
	Ana, Arlinda e Amanda.
	
	Amélia e Ana.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201704353170)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Guilherme trabalhou pelo período de 12 meses em uma empresa. Apesar de ser um excelente funcionário, sofreu de crises nervosas e, muitas vezes, faltou ao trabalho alegando problemas psicológicos. Seu patrão, apesar de muito compreensivo, registrou faltas injustificadas quandoGuilherme não apresentava nenhum atestado médico comprovando sua incapacidade para o trabalho em determinadas datas. Ao longo deste período de 12 meses, que representaram o período aquisitivo de férias de Guilherme, ele totalizou 34 faltas injustificadas. Ao questionar seu patrão sobre suas férias, o patrão deve:
		
	
	informar Guilherme que lhe concederáapenas 18 dias de férias, tendo em vista o número excessivo de faltas injustificadas de Guilherme no último ano.
	
	informar Guilherme que lhe concederá as férias de 30 dias em breve, assim que fizer uma avaliação da necessidades da empresa em termos de pessoal.
	 
	informar Guilherme que lhe concederá apenas 12 dias de férias, tendo em vista o número excessivo de faltas injustificadas de Guilherme no último ano.
	
	informar Guilherme que lhe concederá apenas 24 dias de férias, tendo em vista o número excessivo de faltas injustificadas de Guilherme no último ano.
	 
	informar Guilherme que ele não tem direito à férias no ano corrente pois ultrapassou o limite de de faltas injustificadas estabelecido por lei.

Outros materiais