A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
AD2.2018.1. Tempo Ampliado e Educação Integral no Ensino Fundamental

Pré-visualização | Página 1 de 1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO
ESTADO DO RIO DE JANEIROPu
	Nome:
	Matrícula:
	Polo:
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA (AD 2) - 2018.1
Disciplina: Tempo Ampliado e Educação Integral no Ensino Fundamental
Coordenação: Profa. Lígia Martha C. da Costa Coelho
Tutoria: Saraa Mól
Caro (a) aluno (a):
 Essa é a sua segunda avaliação a distância desta disciplina optativa. Leia os enunciados com atenção e procure ser claro(a) e objetivo(a) na elaboração de suas respostas.
Leia atentamente as Instruções abaixo:
Você vai encontrar 3questões nesta avaliação.
Leia-as atentamente.
Revise suas respostas e verifique se as ideias estão claras.
.
Boa avaliação!!!
Questão 01 (valor: 5,0 pontos)
Esta questão é um Estudo Dirigido dos principais pontos que compõem a Unidade 2. Nesse sentido:
Apresente, de forma sintética, os elementos centrais de cada aula estudada, na Unidade 2, até o momento.
Retome os vídeos em que os profs. Miguel Arroyo e Vítor Paro refletem acerca da ‘educação integral’. Identifique, nas reflexões de ambos, elementos das duas concepções de educação integral – a sócio-histórica e a contemporânea; discorra sobre essas duas concepções eapresente pontos em que elas se afastam e pontos em que elas podem se complementar.
Questão 02 (valor: 2,5 pontos)
Texto 1
Politicamente, a educação integral define-se já de saída: baseia-se na igualdade entre os indivíduos e no direito de todos a desenvolver suas potencialidades. Se vivemos em uma sociedade desigual e na qual nem todos podem desenvolver-se plenamente, a educação integral deve assumir, necessariamente, uma postura de transformação e não de manutenção desta sociedade. (...) A educação integral é o caminho para esta superação, e um passo na transformação desta sociedade, pois pretende educar o homem sem separar o trabalho manual do trabalho intelectual, pretende desenvolver as faculdades intelectuais, mas também desenvolver as faculdades físicas, harmonizando-as. E, além disso, pretende ainda trabalhar uma educação moral, uma formação para a vida social, uma educação para a vivência da liberdade individual em meio à liberdade de todos, da liberdade social.
A partir do texto 1, identifique que fundamento político-filosófico está presente nessa concepção de educação integral, vista pela perspectiva sócio-histórica: O conservador? O liberal? O socialista? Não se esqueça de justificar sua resposta!
Questão 03 (valor: 2,5 pontos)
Alguns movimentos da sociedade civil vêm discutindo a educação integral com mais afinco. Para esses movimentos, a educação escolar – com ampliação da jornada e ‘educação integral’ – é uma possibilidade para as crianças em situação de vulnerabilidade social.Analise esta questão e responda: que implicações esta configuração da educação escolar tem, em relação à função social da escola? 
Prezado estudante:
Esperamos que esta AD o leve a refletir um pouco mais sobre as concepções de ‘educação integral’ e como elas se envolvem com a educação escolar, na contemporaneidade.
Nesse sentido, veja que as questões que lhe trazemos são todas discursivas. Queremos que você pense e nos apresente o resultado de sua reflexão!
Para tanto, redija suas respostas e, depois, releia-as. Muitas vezes, pequenos ajustes na redação tornam a resposta mais clara para o seu leitor!