Buscar

AULA 02

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Os modelos de produção fordista e o toyotismos resultam em:
		
	 
	Estoques moderados em ambos os modelos de produção.
	 
	Formação de estoque no modelo fordista e a proposta de sem estoque no toyotismo.
	
	Formação de estoque n modelo toyotista e de pequeno estoque no modelo fordista.
	
	Formação de estoque ou ausência de estoque segundo a demanda em ambos os modelos de produção.
	
	Grandes estoques em ambos os modelos de produção.
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	João é o Gerente da Rede de Lojas de Eletrodomésticos S.A. Hoje é o dia da entrevista de avaliação de desempenho de João com seu Diretor Comercial. Durante a reunião/avaliação seu Diretor - evidenciou sua capacidade de: "...tomar decisões verificando todos os possíveis envolvimentos em relação as rotinas, processos, e supervisão de pessoas da equipe na busca de resultados para a empresa...". Assim poderemos indicar que João apresenta que tipos de VISÃO:
		
	
	míope dos objetivos da empresa restringindo o acesso da equipe a informação de qualidade para a melhoria dos desempenhos.
	 
	sistêmica da situação problema do dia a dia da empresa - distribuindo sua atenção a todas as possíveis alternativas a serem medidas antes de sua decisão.
	
	de desempenho egoísta em suas decisões para seu benefício de crescimento profissional dentro da empresa.
	
	unilateral de responsabilidades com seu compromissos com seu Diretor Comercial.
	
	hierarquizada com o foco no atendimento das prioridades do seu Diretor Comercial na busca pelo reconhecimento pessoal.
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A qualidade pode assumir um aspecto tangível e intangível. As empresas entenderam, que seus processos, por melhores que sejam não geram impacto junto ao consumidor, como os aspectos intangíveis estão buscando forma de agregá-los para solidificar um conceito amplo de qualidade. Logo é correto afirmar que: I-Aspecto intangível diz respeito a qualidade intrínseca de um produto. II-Aspecto intangível pode ser obtido pela cadeia de valor gerada pela empresa. III-Aspecto intangível pode ser, como por exemplo, uma marca que torna a imagem da empresa única e de valor inestimável.
		
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
	Somente a afirmativa III está correta.
	 
	Somente a afirmativa I está correta.
	 
	As afirmativas II e III estão corretas.
	
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	 
	Ref.: 201609150852
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A afirmativa : "O inspetor é o responsável pela qualidade da linha de montagem com fabricantes de automóveis em série ", foi uma conceituação que contribuiu a evolução da Gestão da Qualidade . Neste caso, seu ator foi :
		
	 
	Philips Crosby
	
	Walter Shewhart
	
	Armand Feigenbaum
	
	Henry Fayol
	 
	Henry Ford
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Carlos e João são estagiários do Departamento de Qualidade de uma empresa de Consultoria de Certificação (ISO). Todos os dias após seu horário de almoço - procuram conversar a respeito de algum conceito de qualidade . Eles sabem como são importantes o estudo dos conceitos da qualidade para o seu desenvolvimento profissional.Na última semana, João - digitou cinco conceitos a respeito da ORGANIZAÇÃO - para serem discutidos por Carlos. A ideia é que após a discussão entre eles - seja eleito um único conceito de ORGANIZAÇÃO. Qual o conceito será escolhido ?
		
	
	foco nas questões de produção enfatizando os aspectos da inovação tecnológica sem especificação na qualificação profissional dos quadros funcionais.
	 
	conjunto de pessoas interagindo sequencialmente, distribuindo as ações de forma lógica e também cronológica para obtenção de um objetivo.
	 
	investir em cargos estratégicos da empresa - restringindo o acesso dos funcionários na integração com os objetivos organizacional e seus resultados.
	
	ausência na definição dos níveis hierárquicos da empresa - gerando duplicidade de retrabalho entre as áreas produtivas.
	
	dimensão do trabalho somente com o foco na individualidade com forma de gerar produtividade e resultados tangíveis para a empresa na expansão mercadológica de seus produtos.
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A Gestão da Qualidade Total foi incorporada como uma metodologia voltada para a busca pela excelência como um pensamento que somente as empresas que tinham um diferencial competitivo a oferecer iriam sobreviver. Nesse contexto, pode-se afirmar que:
		
	 
	A Gestão da Qualidade Total traz maiores custos para as empresas que a adotam.
	
	A Gestão da Qualidade Total torna as empresas menos sustentáveis.
	 
	A Gestão da Qualidade Total torna as empresas competitivas
	
	A Gestão da Qualidade Total só é possível em empresas de grande porte.
	
	A Gestão da Qualidade Total não se aplica a empresas de médio porte.
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Ao longo do tempo, com o crescente aumento da concorrência, as organizações foram obrigadas a se adaptar para oferecer o que realmente os clientes queriam e esperavam. Então, por causa das constantes mudanças no ambiente externo as organizações foram obrigadas a fazer um realinhamento interno em seus processos. Então, o que este ambiente externo propõe para as organizações?
		
	 
	Situações de parcerias para ser a única empresa e monopolizar o mercado, obrigando o consumidor adquirir os seus produtos.
	
	É preciso à organização ter alguma certificação, por que este é o meio mais comum e o mais difundido.
	
	A organização não precisa, de forma nenhuma, adotar estratégias de realinhamento em seus processos.
	 
	Situações de oportunidades e ameaças (riscos) que vão definir as estratégias condizentes com a realidade de cada organização.
	
	Basta a organização buscar somente um relacionamento de benefício mútuo com seus fornecedores, desenvolvendo alianças estratégicas.
	
Explicação:
A análise SWOT é uma ferramenta utilizada para analisar o ambiente. É uma base para fortalecer o planejamento estratégico de gestão de uma empresa, sendo adaptável a qualquer cenário devido a sua simplicidade. Empresas de médio ou pequeno porte que atuam em diferentes segmentos podem utilizá-lo. Essa estratégia de gestão é mundialmente conhecida e utilizada por apresentar resultados práticos e eficazes às empresas que a utilizam fielmente. Vale lembrar que as forças e fraquezas fazem parte do ambiente interno, e as oportunidades e ameaças do ambiente externo.
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Durante uma das várias palestras de sensibilização para a geração do processo de qualidade na empresa o Gestor - enfatiza em seu discurso a importância de: "...alinhamento interno dos processos de produção com as constantes modificações dos ambientes externos de mercado para obtenção de resultados tangíveis para a empresa...". Essa frase evidencia o conceito de GESTÃO da QUALIDADE TOTAL?
		
	
	parcialmente incorreta.
	
	necessita de revisão conceitual.
	
	totalmente incorreta.
	 
	totalmente alinhada.
	
	parcialmente alinhada.
	1a Questão
	
	
	
	Na EVOLUÇÃO e DESENVOLVIMENTO da QUALIDADE na organização o significado do conceito de MERCADO - indica o tipo de enfoque a ser desempenhado pelo Gestor da empresa.O esforço em dimensionar as possíveis ações para obter a melhoria de construção do produto e atenção com o mercado - são itens marcantes nos resultados tangíveis para a empresa. Assim - qual o sentido do conceito de MERCADO - a ser observado pelo Gestor da empresa?
		
	 
	estabelecer preços promocionais e ganhar o mercado temporariamente.
	 
	representa o ambiente em que a organização se propôs a atuar e manter relações produtivas.
	
	vender em qualquer lugar sem importar com o espaço territorial de vendas.
	
	vender omaior número de peças e sair da praça comercial.
	
	promover descontos de preços nos produtos com objetivo de "queimar os estoques" com baixo giro de vendas.
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	No conteúdo do curso de Gestão da Qualidade, verificamos que as empresas devem ser vistas como um conjunto de partes em constante interação que caracterizará um todo, com o objetivo de atender um fim específico e bem determinado. Diante dessa informação, podemos concluir que essa visão sistêmica e o dinamismo do ambiente externo fizeram com que as organizações começassem a transformar ou processar o que?
		
	 
	insumos ou mercadorias
	
	valor ou consumo
	
	processo ou práticas
	 
	bens ou serviços
	
	consumo ou insumo
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	No que tange a formação de estoque de produtos acabados pode-se afirmar que:
		
	
	O toyotismo é vantajosa para a empresa que a adota, enquanto o fordismo é vantajosa para os consumidores
	
	O toyotismo apregoa a produção em massa de bens homogêneos enquanto o fordismo foca na produção em pequenos lotes.
	 
	O modelo fordismo apregoa produção em massa de bens homogêneos enquanto o toyotismo foca na produção em pequenos lotes.
	
	Tanto o toyotismo quanto o fordismo apregoam a produção em pequenos lotes.
	
	Tanto o toyotismos quanto o fordismo apregoam a produção em massa de produtos homogêncos.
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A produção flexível de uma variedade de tipos de produtos é o paradigma de produção:
		
	 
	Pós-industrial.
	
	Industrial.
	
	da era de produção artesanal.
	
	da Revolução Industrial.
	
	Fordista.
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Um dos grandes desafios encontrados pelas empresas, é que os funcionários percebem que as mesmas, atuam de forma segmentada, setorizada, caixinhas que não se inter-relacionam. A visão de integração não é praticada e consequentemente percebida pelos funcionários. Dessa forma, pensando na saúde organizacional das empresas, como elas devem ser vistas por seus funcionários?
		
	 
	Como um conjunto de partes em constante interação que caracterizará um todo, com o objetivo de atender um fim específico e bem determinado.
	 
	Como um conjunto de pequenas partes em constante organização, atuando isoladamente com o objetivo de atender um fim específico e bem determinado.
	
	Como um conjunto de partes que não se relacionam entre si, buscam a interação com o cliente de forma isolada, com o objetivo de atender um fim específico e bem determinado.
	
	Como um conjunto de partes que funcionam de forma isolada em constante desagregação que caracterizará um todo, com o objetivo de atender um fim específico e bem determinado.
	
	Como um conjunto de partes atuando com objetivos específicos e não interagindo internamente com outras partes da organização, atendendo um fim específico e bem determinado.
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O fordismo está relacionado ao:
		
	
	Paradigma pós-industrial.
	
	Paradigma da escola clássica de Administração.
	 
	Paradigma industrial.
	
	Paradigma do Pareto.
	 
	Paradigma da escola das relações humanas.
	
	 
	Ref.: 201608967701
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Quando pensamos no Modelo de Produção Feudal - estamos com um tipo de produção (que evidenciava numa não uniformidade) nas construções das peças para o uso diário durante esse período histórico da humanidade.Assim, como poderemos chamar o INDIVÍDUO que produzia essas peças no Modelo de Produção Feudal?
		
	
	biscateriro
	
	escudeiro
	
	lenhador
	 
	artesão
	 
	mensageiro
	
	 
	Ref.: 201609150852
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A afirmativa : "O inspetor é o responsável pela qualidade da linha de montagem com fabricantes de automóveis em série ", foi uma conceituação que contribuiu a evolução da Gestão da Qualidade . Neste caso, seu ator foi :
		
	 
	Armand Feigenbaum
	 
	Henry Ford
	
	Walter Shewhart
	
	Henry Fayol
	
	Philips Crosby

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes