Buscar

valiando Aprend

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

valiando Aprend.: CCJ0056_SM_201201623693 V.1 
	
	Matrícula: 
	Desemp.: 0,4 de 0,5
	10/04/2018 18:21:10 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201201880680)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(34º Exame de Ordem) Em razão de sua natureza descentralizada, o direito internacional público desenvolveu-se no sentido de admitir fontes de direito diferentes daquelas admitidas no direito interno. Que fonte, entre as listadas a seguir, não pode ser considerada fonte de direito internacional?
		
	 
	B) Decisões de tribunais constitucionais dos estados
	
	A) Tratado.
	
	C) Costume
	
	D) Princípios gerais de direito.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201201878187)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os insurgentes, como movimento armado de uma população, mesmo exercendo poderes similares ao do Estado, não pode ser reconhecido como tal para fins de direito LOGO os insurgentes não são jamais considerados pessoa de direito internaciional.
		
	
	A segunda alternativa está correta.
	 
	Ambas as alternativas são falsas.
	
	Ambas as alternativas são verdadeiras.
	
	Apenas a primeira alternativa está correta.
	
	A primeira alternativa está correta.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201201880595)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	(CESPE/ AGU/ ADVOGADO/ 2006) O direito internacional público, até pouco mais de cem anos atrás, foi essencialmente um direito costumeiro. Regras de alcance geral norteando a então restrita comunidade das nações, havia-as, e supostamente numerosas, mas quase nunca expressas em textos convencionais. Na doutrina, e nas manifestações intermitentes do direito arbitral, essas regras se viam reconhecer com maior explicitude. Eram elas apontadas como obrigatórias, já que resultantes de uma prática a que os Estados se entregavam não por acaso, mas porque convencidos de sua justiça e necessidade. José Francisco Rezek. Manual de direito internacional público. São Paulo: Saraiva, 2000, p. 120 (com adaptações). A partir do tema do texto acima, julgue os seguintes itens, relativos ao costume internacional.
		
	 
	___ Embora possua relevantes qualidades de flexibilidade e uma grande proximidade com os fenômenos e fatos que regula, o costume internacional apresenta grandes dificuldades quanto à sua prova, o que lhe diminui o valor na hierarquia das fontes do direito internacional, mantendo, com isso, a supremacia dos tratados e convenções.
	 
	___ Para se constatar a existência de um costume, é necessário verificar a presença de um elemento subjetivo, qual seja: a certeza de que tais comportamentos são obrigatórios por expressarem valores exigíveis e essenciais.
	 
	__ Para que um comportamento comissivo ou omissivo seja considerado como um costume internacional, é necessária a presença de um elemento material, qual seja: uma prática reiterada de comportamentos que, de início, pode ser um simples uso.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201202318646)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A respeito do Direito Internacional Público, assinale a alternativa correta:
		
	
	Os membros da ONU, em regra, podem utilizar força militar para a resolução dos conflitos internacionais.
	 
	O Direito Internacional tem como premissa básica a soberania dos Estados, isto é, um Estado não poderá impor-se sobre o outro.
	
	Conforme a jurisprudência do STF, tratados de direitos humanos anteriores à Emenda Constitucional n.º 45 possuem, no direito brasileiro, status hierárquico de norma supraconstitucional.
	
	No Direito Internacional Público os indivíduos, as empresas e as organizações da sociedade civil possuem personalidade jurídica.
	
	A ONU é o órgão de centralização das relações internacionais, capaz de impor-se até mesmo para Estados, dotados de soberania, com superioridade.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201201880654)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(CESPE - 2013 - TRT - 5ª Região (BA) - Juiz do Trabalho) Em relação aos sujeitos de direito internacional público, assinale a opção correta.
		
	
	B) Dado o elenco dos elementos constitutivos de um Estado constante da Convenção Interamericana sobre Direitos e Deveres dos Estados de Montevidéu, é correto afirmar que o reconhecimento de um governo pelos Estados signatários dessa convenção implica no reconhecimento de um Estado a ele relacionado.
	 
	E) Dada a natureza da personalidade jurídica das organizações internacionais, considera-se reconhecida sua personalidade mesmo por Estados que não tenham ratificado seu tratado constitutivo.
	
	C) A jurisprudência do TST reconhece a imunidade absoluta de jurisdição dos Estados estrangeiros.
	
	D) A imunidade de execução dos Estados estrangeiros é prevista em regras costumeiras internacionais.
	
	A) Não é possível que organizações internacionais participem do processo de criação de outras organizações internacionais, pois a iniciativa da criação desse tipo de organização cabe aos Estados.

Outros materiais