Buscar

QUESTIONÁRIO DE DESENVOLVIMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO DE DESENVOLVIMENTO (I)
Descreva quem foi Quetelet
Quetelet estudou probabilidade em Paris sob orientação de Joseph Fourier e Pierre Laplace.
Quetelet fez contribuições importantes ao desenvolvimento da estatística aplicadas. Ele generalizou o uso da distribuição normal além da sua aplicação para a análise de erros, e em particular,  a aplicação da distribuição normal para o estudo das características humanas, tais como, altura e peso. Quetelet melhorou os métodos para a coleta de dados, e trabalhou na análise estatística de dados que envolvem crime, mortalidade, geofísica, e astronomia.
Quetelet organizou a primeira conferência de estatística em 1853 e escreveu Sur l'homme et le development de ses facultés, essai d'une physique sociale " (“Do Homem e do Desenvolvimento de suas Faculdades, Testes Físicos de uma construção social”), através da qual lançou a noção de estatística social e o conceito de homem-médio., publicado em 1853.
Quetelet foi eleito Companheiro da Sociedade Real em 1839.
Foi um importantíssimo estatístico-social, cujo trabalho inspirou dezenas de criminalistas, sociólogos e estatísticos pelo mundo. Pode ser considerado um progressista para a sua época, pois, embora estivesse marcado por um positivismo estatístico radical e um preconceituoso determinismo biológico, tinha ideias que muito acrescentaram para o desenvolvimento da criminologia enquanto ciência de aplicação da sociologia e estatística para o entendimento das causalidades do crime. Afinal, foi o primeiro estudioso a aplicar métodos estatísticos para o entendimento de fenômenos sociais.
Quételet não acreditava na ideia de que o crime estaria baseado na “maldade do criminoso”, como era de público entendimento à época. Acreditava, por outro lado, que o crime encontraria a sua explicação em uma série de fatores sociais e situacionais, os quais exerceriam influência sobre aquele a quem ele chamava de “homem-médio”, levando-o ou não a cometer o delito. Através de análises estatísticas e demográficas, Quételet compreendeu que as causalidades do crime poderiam ser encontradas no próprio meio social e situacional e que variariam conforme a fisiologia e biologia dos criminosos. O comportamento criminoso estaria sujeito a padrões genericamente estabelecidos. Dessa forma, atentando-se às regras específicas que regeriam o crime, poderia-se identificar a sua causalidade.
Assim, baseado em seus estudos, Quételet buscava entender o que causaria o crime e em que tipo de situação e de grupo social ele seria mais recorrente, passando, então, a propor alternativas e ideias para que o governo francês pudesse tentar diminuir a criminalidade no país. Para reforçar esse trabalho, inclusive, criou diversos jornais e sociedades de estudiosos, nacionais e internacionais, na busca de convergir os mais diversos profissionais e pontos de vistas para a solução do problema da criminalidade. 
Explique o que é Teoria da Recapitulação:
A Teoria da Recapitulação, ou Lei da recapitulação ontofilogenética, é mais conhecida pela expressão A Ontogenia recapitula a filogenia em que ontogenia refere-se ao desenvolvimento dos embriões de uma dada espécie e a filogenia refere-se à história evolucionária das espécies. A teoria faz uma relação entre evolução e desenvolvimento defendendo que o desenvolvimento do embrião repete o desenvolvimento evolucionário da espécie à qual pertence passando por etapas que se assemelham aos seus ancestrais na fase adulta.
Descreva o que em 1978 Phelippe Fries comentava sobre a Criança:
Explique o conceito de Piaget sobre o desenvolvimento humano:
Qual a diferença entre pensamento formal e pós formal?
Explique a diferença entre intimidade e Isolamento
Explique o que é generatividade:
QUESTIONÁRIO (II)
A personalidade muda durante a fase adulta? Em caso de afirmativo, como?
O que é intimidade e como ela se expressa na sexualidade e no amor?
Quais são as características distintivas da meia idade? 
Que mudanças físicas geralmente ocorrem durante os anos intermediários e que impactos psicológicos elas tem?
Adultos maduros não pensam na mesma maneira que as pessoas jovens, por que?
Como padrões de trabalho mudaram e como o trabalho contribui para o desenvolvimento cognitivo?
Explique o que é generatividade:

Outros materiais