Buscar

Tipos de Manutenção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Manutenção Preventiva Sistemática:
	De acordo com Soares (2015) a manutenção preventiva efetuada a intervalos de tempo preestabelecidos ou segundo um número definido de unidades de utilização, mas sem controle prévio do estado do bem é denominada de manutenção sistemática. Onde o intervalo das intervenções sistemáticas baseia-se, inicialmente, nas informações dos fabricantes, embora se requeira sempre o contributo crítico do técnico para afiná-las face ao cenário real de operações do equipamento. Após algumas intervenções este intervalo pode ser estimado com base no estudo de confiabilidade realizado a partir do histórico do equipamento.
	 O método de manutenção sistemática pode ser utilizado em nível de rolamentos, filtros, módulos, revisões de máquinas e paragens gerais tendo como justificativas para a sua aplicação os seguintes casos: equipamentos com custos de avaria elevados; equipamentos que mesmo menores, acarretam a paragem de todo equipamento global; equipamentos cuja paragem vai ser de longa duração; equipamentos que colocam em sua segurança do pessoal ou dos utilizadores; equipamentos sujeitos a legislação particular conforme Soares (2015).
Manutenção Preventiva por Oportunidade:
	Conforme Souza (2008) a manutenção por oportunidade, ou manutenção oportunista, significa aproveitar o tempo de paralisação do equipamento quando ela ocorre, em contraste à paralisação para manutenção planejada. Este método envolve a investigação minuciosa dessas oportunidades e suas ocorrências, enfocando os seguintes aspectos: 
•Quando as oportunidades surgem? Que máquinas permitem outros reparos simultâneos? 
•Quais as oportunidades precisas, quando surgem e qual tempo de duração?
	A utilização da manutenção oportunista afeta diretamente no tempo total de disponibilidade dos equipamentos, pois uma vez aproveitado o tempo de paralisação por conta de uma avaria para a realização de uma intervenção preventiva, poupa o equipamento de parar posteriormente para cumprir o plano de manutenção preventiva.
Manutenção Preventiva por Grandes Reparos ou Revisão Geral:
	Na manutenção por grandes reparos o equipamento é retirado de sua atuação para ser refeito. Segundo Sangelo (2015), normalmente se aplica este tipo de manutenção em equipamentos, onde se ocorrer falha nestes, pode interromper a produção, ou seja, a manutenção por grandes reparos consistem de serviços em equipamentos de grande porte, que interrompem a produção – Manutenção Preventiva por Estado. Onde a manutenção preventiva por estado trata-se de um controle preditivo ou previsto, para a execução da manutenção preventiva. É comum para este tipo de atividade a aplicação da técnica de PERT/PCM e análise de custos específicos, o que justifica uma nomenclatura própria para facilitar a seleção de registros a ela concorrentes. 
Referencias:
Sangelo P. S. Administração Moderna da Manutenção. Disponível em: < https://pumpsbook.wordpress.com/2015/07/04/administracao-moderna-da-manutencao/> . Acesso em 07 de Novembro de 2017.
Soares F. S. Introdução a Manutenção Preventiva Sistemática nos SASUC. 2015. 84 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial) – Faculdade de Ciência Tecnologia, Universidade de Coimbra. Coimbra 2015.
Souza R. D. Análise da Gestão da Manutenção Focando a Manutenção Centrada na Confiabilidade: Estudo de Caso MRS Logística. 2008. 54 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, 2015.

Outros materiais