RELATÓRIO ESTÁGIO UNOPAR 1º SEMESTRE 2018
34 pág.

RELATÓRIO ESTÁGIO UNOPAR 1º SEMESTRE 2018


DisciplinaPedagogia109.618 materiais630.403 seguidores
Pré-visualização5 páginas
Universidade Norte do Paraná
pedagogia 
MARESSA NERES PEREIRA DE AGUILAR
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II \u2013 ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(1º AO 5ºANO)
TEÓFILO OTONI
2018
MARESSA NERES PEREIRA DE AGUILAR
MARESSA NERES PEREIRA DE AGUILAR
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II \u2013 ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(1º AO 5ºANO)
Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório \u2013 Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)
Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza
Tutor Eletrônico: Sandra Regina Cunha Perini
Tutor de Sala:Michele Regina do Monte
TEÓFILO OTONI
2018
SUMÁRIO
Introdução	4
Caracterização do Campo de Estágio..........................................................................6
Diários de Observação de Campo...............................................................................8
Planos de Aula Para Regência	14
Diários das Regências	27
Considerações Finais	33
Referências................................................................................................................34
INTRODUÇÃO
Este relatório tem por objetivo descrever sobre a observação e as regências aplicadas durante o período do Estágio em Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). O estágio supervisionado é fundamental para a formação do professor e é uma das exigências da LDB- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB-LEI Nº 9394/96).
Este período é fundamental para o aluno do curso de Pedagogia, pois é o momento de comprovar na prática tudo que já foi aprendido na teoria, além do mais é um instrumento de conhecimento e integração na realidade escolar onde futuramente poderá exercer a sua profissão.
Neste relatório será exposto todo o período do Estágio Supervisionado feito do dia: 02/04/2018 ao dia 18/04/218 na Escola Municipal Maria Geralda Miranda Brito Salomão que fica localizada na cidade de Ponto dos Volantes- MG, como atividade avaliativa obrigatória para os alunos do 7º semestre do Curso de Pedagogia da UNOPAR- Universidade Norte do Paraná.
Este estágio teve uma carga horária total de 100hs,dividas da seguinte forma:
Fora do Campo de Estágio: Atividade 1- Leitura do Manual do Estágio(04 horas)
(Campo) Escola: : Atividade 2- Visita à Escola para apresentação do acadêmico (04 horas)
(campo) Escola: Atividade3- Período de Observação Participativa (24 horas)
Fora do Campo de Estágio: Atividade4-Elaboração dos Planos de Aula para a Regência (20 horas)
(Campo) Escola: Atividade 5-Realização da Regência nos anos Iniciais do Ensino Fundamental ( 24 horas)
Fora do Campo de Estágio: Atividade 6- Elaboração do Relatório Final de Estágio (24 horas)
O período destinado ao Estágio proporciona ao acadêmico perceber a necessidade de analisar e refletir sobre o cotidiano de toda a comunidade escolar e um planejamento flexivel frente a uma realidade difícil. Segundo Paulo Freire: \u201cSem a curiosidade que me move , que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo e nem ensino\u201d.\u201dA educação necessita tanto de formação técnica e científica, como de sonhos e utopias\u201d. 
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
A Instituição escolhida foi a Escola Municipal Maria Geralda Miranda Brito Salomão, que está localizada à Rua Olinto Veiga Campos,S/N no bairro da Quadra, na cidade de Ponto dos Volantes, MG. A Educação passou a fazer parte do município na década de 60 e funcionava em casas particulares, até que em 1976 o Governo Estadaual reconheceu a 1ª escola na cidade, em 1998 foram municipalizadas as turmas do 1º ao 4º ano do ensino fundamental e recebeu o nome de Escola Municipal João José da Silva . Em Agosto de 2012 a Escola Municipal João José da Silva mudou-se para um novo prédio mais amplo e moderno e recebeu um novo nome : Escola Municipal Maria Geralda Miranda Brito Salomão,Tia Luluta ou dona Luluta, em homenagem a uma educadora que formou-se em Pedagogia e dedicou a sua vida em favor da Educação.
Atualmente a escola conta com 17 salas de aula arejadas e cada uma dispõe de 02 ventiladores e mesas e cadeiras para suprir as necessidades dos alunos e professores, além de auditório, sala de professores com banheiro, sala de vídeo, sala de informática, biblioteca, cantina com depósito para merenda, deposito para lixo, banheiro para o pessoal dos serviços gerais, refeitório, sala de secretária com depósito para material escolar e documentação, diretoria com banheiro, sala de supervisão e orientação, dois banheiros para os alunos: um masculino e outro feminino com alguns adaptados para alunos especiais, aréa de lazer e quadra coberta, além de um espaço da horta escolar.
A Escola ministra Ensino Fundamental de nove anos (Anos Iniciais e Finais do Ensino Funfamental e a EJA- Educação de Jovens e Adultos,sendo um total de 820 alunos, o seu horário de funcionamento é:
Matutino: 07:00 às 11:30 hs
Vespertino: 12:30 às 17:00 hs
Noturno: 18:00 às 21:30 hs (EJA)
De acordo com o PPP (Projeto Político Pedagógico) a intenção da escola é desenvolver uma educação da transformação, tendo em vista Projetos que permitem a intervenção na realidade para modificá-la promovendo assim uma verdadeira inclusão educacional. A Escola Maria Geralda Miranda Brito Salomão tem como meta primordial oferecer um ensino de qualidade, garantindo oportunidades para que os alunos tenham uma imagem positiva de si mesmos, ampliando sua autoconfiança. O PPP foi elaborado visando a realidade dos alunos e dos demais agentes que compõe o meio escolar e das características do meio no qual a escola está inserida.
A instituição está trabalhando em vários Projetos que aconteceram ao longo de todo o ano os quais são: Projeto Vivendo Valores na Escola, Projeto Mundo Mágico da Leitura, Projeto Escola Legal, Projeto Meio Ambiente e Locomotiva dos Sonhos, Projeto Vivendo e Aprendendo, Projeto de Prevenção ao Uso de Drogas Lícitas e Ilícitas. A horta foi implantada através do Projeto Meio Ambiente com a intenção de criar nos alunos uma reflexão sobre o consumo consciente dos recursos naturais.
O quadro de funcionários é composto por: 01 Diretor, 03 Vice Diretoras, 01 Assessor Educacional, 02 secretárias, 40 professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, 23 auxiliares de serviços gerais e 02 vigilantes. Uma das coisas que ao analisar o PPP pode se notar que está defasado e com isso torna- se difícil comprovar alguns dados descritos no mesmo, pois se tratando de um documento de grande importância deveria ser atualizado sempre que ocorrer alguma mudança no meio escolar, sendo que através dele tem a possibilidade de analisar os processos e mudanças ocorridos ao longo dos anos e fazer previsões de resultados futuros naquela instituição.
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO
Diário de Observação Participativa 1
Escola: Escola Municipal Maria Geralda Miranda Brito Salomão
Data: 02/04/2018
Local: Rua Olinto Veiga Campos, S/N Bairro da Quadra, Ponto dos Volantes
Hora de início/término da aula:07:00 às 11:30 hs
Professor (a) regente:
Nível/Ano:
Estagiário (a): Maressa Neres Pereira de Aguilar
Nesse primeiro contato com a escola, fui recebida com muito carinho pela Diretora e pela Supervisora, que me deram a liberdade de conhecer todo o funcionamento da instituição desde os princípios que a regem até a rotina escolar diária. Fiz um reconhecimento da estrutura física e de todos os funcionários da escola.
A escola não possui todas as áreas adequadas para os alunos, já que está construída num terreno de declive, mais como possui vigias e monitores, esses espaços são sempre bem cuidados, evitando acidentes. Os alunos que freqüentam a escola são de várias comunidades do município e que vem para a cidade de transporte escolar. A convivência
Carla
Carla fez um comentário
Alguem sabe fazer um referencial teorico dk estágio?
0 aprovações
lua
lua fez um comentário
Prova online
0 aprovações
lua
lua fez um comentário
Alguem tem ava substituto ed jovens 1 e2
0 aprovações
Maria
Maria fez um comentário
0 aprovações
Caty
Caty fez um comentário
Qual foi o conceito desse relatorio
0 aprovações
Carregar mais