Buscar

Modelos Contemporâneos de Gestão

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
O grande desafio de gerir um negócio na selva da competitividade na era do conhecimento, caracterizada pela grande velocidade das mudanças nas variáveis externas e internas, está em conhecer profundamente onde se pretende chegar ao futuro, utilizando as diversas ferramentas de gestão estratégica para obter informações que fundamentem a tomada de decisão na direção do propósito do negócio.  As ferramentas de gestão abordadas em um planejamento estratégico permitem que o gestor conheça o seu negócio, o ambiente no qual está inserido, as perspectivas para o futuro, bem como, o que fazer para manter-se sustentável, gerando satisfação e retorno esperado para os seus interessados. Com este estudo é possível vislumbrar caminhos com maior probabilidade de sucesso para a realização do propósito pretendido.
 
PEIXOTO, A. Os desafios do gestor contemporâneo. Jornal Grande Bahia, 2014. Disponível em: <http://www.jornalgrandebahia.com.br/2014/05/os-desafios-do-gestor-contemporaneo.html>.
Com os desafios presentes na gestão atual, o perfil gerencial se modifica e novos contextos são inseridos em tal perspectiva. A administração por informações baseia-se:
	
	A
	No encorajamento e na direção das pessoas nas organizações, motivando-as, treinando-as, educando-as, impulsionando-as e, assim por diante, no plano individual.
	
	B
	Na ação para que as coisas sejam feitas, neste sentido, o administrador é um realizador.
	
	C
	Na condução das pessoas e a segurança que ações necessárias sejam realizadas, logo o gestor concentra-se nas informações para fazer com que as coisas aconteçam.
	
	D
	Na conexão das pessoas com as informações que se conectam com a estrutura organizacional.
	
	E
	Na regulação do recebimento da influência externa, atuando como amortecedor para proteger suas unidades.
Questão 2/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
Um líder está presente em praticamente todas as áreas, lugares ou setores da sociedade. Temos pessoas que exercem papel de liderança em uma organização, em cada setor dela, líder em um time de futebol, no grupo de amigos, onde também se tem um líder, na organização chamada família, onde temos o pai, que é o grande líder frente aos seus filhos, enfim, se fazem presente em varias outras áreas, como comandantes militares, regentes de orquestras e vários outros, mas sem dúvida nenhuma, o maior líder de todos os tempos e que será por toda a eternidade é Jesus Cristo, que há mais de dois mil anos de sua existência é e continuará sendo o líder de todos os povos e todas as nações, estando sempre à frente de nós seres humanos.
 
SILVA, E. R. et al. A importância da liderança na atualidade. XVIII Simpósio de Iniciação Científica: UNIFIL, 2010.
Com o que se apresenta sobre o papel dos líderes em nossa sociedade, assinale a alternativa que contemple as três habilidades essenciais que o líder deve desenvolver.
	
	A
	Ser crítico aos seus funcionários; manter compromisso com as causas; ser convicto com o que acredita.
	
	B
	Reconhecer sua superioridade; ter perseverança nos momentos difíceis, se autoconhecer.
	
	C
	Comportamento de líder; ter audição seletiva ou limitada, demonstrar visão pelo exemplo.
	
	D
	Demonstrar visão pelo exemplo, ter perseverança nos momentos difíceis, manter compromisso com as causas.
	
	E
	Ter convicção sobre seu poder, reconhecer seus poderes ilimitados, ter perseverança nos momentos difíceis.
Questão 3/5 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
A Linha de Montagem (imagem ilustrativa abaixo) consistia em manter os operários, cada um em uma posição, com as peças passando em esteiras e sendo trabalhadas em partes. O resultado disso era uma redução de custos de estoque, e o aumento da velocidade de produção que refletia no preço do produto final, deixando-o mais barato (Antonio Cesar Amaru Maximiano, Teoria Geral da Administração, 2009). 
Assinale a alternativa que completa de forma correta a seguinte frase: "O criador da Linha de Montagem foi...
	
	A
	Frederick Taylor
	
	B
	Henri McGregor
	
	C
	Henry Ford
	
	D
	Maslow
	
	E
	Fayol
Questão 4/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
Construir um time de alto desempenho começa na liderança, ou seja, no mindset do próprio empreendedor. E no dia a dia ao lado dos empreendedores apoiados pela Endeavor acabamos ouvindo histórias que ilustram bem isso. O próprio Wilson Poit conta que durante muito tempo se orgulhou de ser a pessoa mais inteligente da sua empresa. Até que um dia percebeu que com essa mentalidade chegaria apenas até onde a sua capacidade de entrega o permitisse. Pelo contrário, Poit viu que deveria se orgulhar de formar um time com gente mais competente e com maior potencial que ele próprio, porque só assim poderia ir além das suas limitações pessoais. Sua capacidade, então, deveria ser de organizar essas pessoas em torno de um sonho em comum muito forte, que mobilizasse a todos em um mesmo sentido: construir a maior e melhor empresa de aluguel de geradores do país. E deu certo! Junto com seu time, Wilson transformou a Poit Energia em um dos maiores casos de empreendedorismo dos últimos tempos no Brasil ao vender sua empresa para a Agrekko, líder mundial do setor, por mais de R$ 400 milhões.
 
ENDEAVOR BRASIL. Aprenda a montar uma equipe de sucesso com quatro ótimos exemplos, 2015. Disponível em: <https://endeavor.org.br/equipe-de-sucesso/>
Quando se abordam as equipes, como se exemplificou na contextualização, deve-se haver um bom líder e equipes altamente produtivas, para que desse modo, elas possam gerir-se sozinhas. Acerca de tal temática, analise as sentenças:
 
() Houve um tempo em que se predominava o dar ordens, buscando-se impor a integração.
() A função da coordenação consistia em assegurar a integração das opiniões e interesse.
() A autogestão coletiva tem seus princípios discutidos a partir da história contemporânea da administração, desenvolvendo-se pela forma da economia solidária.
() Na contemporaneidade dos negócios, devido ao alto volume de informações, bem como de mudanças e incertezas, a autoridade como ferramenta de ponta deve ceder o lugar para a aprendizagem.
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	V-V-V-F.
	
	B
	F-V-V-V.
	
	C
	V-V-F-F.
	
	D
	F-F-V-V.
	
	E
	V-V-F-V.
Questão 5/5 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(CONCURSO- Centro Federal de Educação Tecnologica Celso Suckow da Fonseca- 2014)
Um gerente de médio escalão de uma empresa do setor de hotelaria observa alguns problemas de relacionamento em sua equipe. Por esse motivo, identificou que precisaria adquirir maior conhecimento sobre sua atividade, suas responsabilidades e competências para desempenhar seu papel com eficiência e gerenciar adequadamente sua equipe. A habilidade a ser utilizada, com maior ênfase, no desempenho das atividades desse gerente e em que consiste essa habilidade estão apresentadas, respectivamente, em:
	
	A
	Técnica- capacidade de enxergar a empresa como um todo.
	
	B
	Administrativa- modo como a empresa se relaciona com o meio em que se insere.
	
	C
	Humana- geração de cooperação entre os membros da equipe que está sendo liderada.
	
	D
	Operacional- relacionada ao ambiente macroeconômico e sua relação com a empresa.

Outros materiais