Buscar

Resumo Livro 27 39

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O psicólogo pode ser considerado como um estudioso científico. Através deles, é possível desvendar e mudar o comportamento de determinadas pessoas através do estudo de observação e através disso, tornar mais “fácil” a jornada do paciente, colaborador aos seus objetivos.
A mudança de comportamento pode ser modificada através das pessoas que convivem com aquele individuo (pais, professores, gestores de pessoas).
Não somente a observação serve para a mudança de comportamento de determinada pessoa, mas também para ser “instrumento de pesquisa”. Atualmente, cientista já tem abordado esta pratica.
Internacionalmente, cientistas / psicólogos que fizeram grandes pesquisas a respeito do comportamento humano evidenciando como resultados as emoções, foram Darwin em 1872, Nick G. Blurton Jones, Robert A. Hind entre outros. Brasileiros que tem atuado no mesmo campo são: Margarida H. Windholz, Maria Clodilte Rosseti Ferreira e Tereza Pontual de Lemos Mettel.
A linguagem para uma pesquisa cientifica de analise de comportamento e suas mudanças, devem seguir um padrão especifico empregado entre psicólogos, para que essa seja clara, objetiva e fácil entendimento para cientista, psicólogos e especialistas comportamentais. Exemplos dessas pesquisas são encontradas em revistas de artigos cientificas e em resumos de congressos e reuniões.
Dentre as principais características observacionais científicas, estão: objetividade, clareza e exatidão, concisão e ser afirmativa.
Objetividade: é a linguagem que traz os fatos visíveis, audíveis, palpáveis, degustáveis, cheiráveis, perceptíveis pelos sentidos. Não fazem parte da objetividade as impressões subjetivas e as interpretações pessoais;
Clareza e exatidão: é deixar as características vistas nessa observação. Exemplo: o paciente ficou o tempo todo com as pernas mexendo de forma rápida. E não: o paciente ficou o tempo todo as pernas em movimento.
Brevidade ou concisão: é certo que em uma pesquisa científica seja utilizado de forma clara as informações vistas. Termos repetidos ou até dar voltas em determinada observação é cansativo e desnecessário. 
Ser direta ou afirmativa: deve ser descrito apenas o que de fato ocorreu e não o negativo. Afirmações são necessárias para iremos “direto ao ponto”.

Outros materiais