Buscar

Qualidade no Atendimento ao Público no Senado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Módulo I - O atendimento ao público sob o enfoque da qualidade
Unidade 1: Consciência pela qualidade 
Senado e suas iniciativas para modernização
Uma dimensão essencial da qualidade no atendimento é a qualidade da adesão do servidor ao seu contexto organizacional. Por exemplo, é importante que os servidores do Senado Federal conheçam bem seu ambiente de trabalho e tenham orgulho do passado de sua instituição, de fazerem parte de seu presente e de estarem construindo seu futuro. 
O Senado surgiu na segunda década do século XIX. Suas primeiras atribuições foram estabelecidas pela Constituição de 1824. As mudanças que ocorreram nessa instituição se confundem com a história política brasileira. Entre elas, podem ser citadas: as exigências para que o cidadão exercesse o direito ao voto, o processo de eleição dos senadores, a idade mínima para concorrer ao cargo de senador, o período de mandato dos senadores.
Na década de 80, o Senado passou por grandes transformações. A modernização do processo legislativo está associada às inovações decorrentes da Constituição de 1988, do Regimento Interno e da própria tecnologia. O resultado das mudanças possibilitou que as matérias em exame na Casa tivessem tramitação ágil, uma vez que as Comissões passaram a ter autonomia para aprovar ou rejeitar determinadas matérias, e a tecnologia da informação permitiu que os resultados das atividades desenvolvidas passassem a ser divulgados com maior rapidez.
No final da década de 90, o Congresso Nacional deu início a uma rede de serviços voltados para a sociedade. O Senado Federal, por exemplo, propiciou à população brasileira a possibilidade de acompanhamento, em tempo real, de suas atividades legislativas. Três grandes meios de comunicação foram criados: o Jornal do Senado, a Rádio Senado e a TV Senado. Além disso, foi criado o serviço de atendimento ao cidadão pelo 0800, por meio do qual as pessoas podem tirar dúvidas, apresentar reclamações e sugestões. 
Convém lembrar que, para o alcance dessas mudanças, muitos paradigmas tiveram que ser abandonados e que a manutenção da qualidade dos serviços depende de cada um dos envolvidos no processo. A luta pela excelência deve ser de todos aqueles que operam esses canais de participação popular.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes