Buscar

ECA 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina: CCJ0022 - DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 	
Quest.: 1 - O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece os direitos fundamentais para a criança e o adolescente, dentre eles:
I. direito à vida e à saúde;
II. direito ao ensino, lazer e cultura
III. direito à liberdade, ao respeito e à dignidade.
Marque abaixo a alternativa CORRETA:
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
	Apenas a alternativa I está correta.
	Apenas as alternativas I e III estão corretas.
	Todas as alternativas estão corretas.
Quest.: 2 - Qual o primeiro Documento, da Normativa Internacional, que abordou, em apenas 5 artigos, direito às Crianças, logo após o término da 1ª Guerra Mundial? E, por essa razão, possui grande importância no estudo do Direito da Criança e do Adolescente ?
	Declaração dos Direitos da Criança
	Convenção Universal dos Direito da Criança
	Regras Mínimas de Beijing
	Declaração de Genebra;
	Declaração Universal dos Direitos Humanos;
Quest.: 3 - Como forma de proteção à criança, o ECA estabeleceu normas de proteção à gestante e à nutriz. No que concerne a essas normas, assinale a opção correta.
	A gestante tem direito, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), apenas ao atendimento perinatal, não incluindo o prénatal.
	A parturiente pode ser atendida, preferencialmente, pelo mesmo médico que a acompanhou na fase pré-natal.
	O poder público não tem o dever de propiciar apoio alimentar à gestante que dele necessite.
	O poder público, as instituições e os empregadores propiciarão condições adequadas ao aleitamento materno, inclusive para as penitenciárias femininas.
	Apenas os hospitais particulares são obrigados a manter alojamento conjunto, que possibilite a permanência do neonato junto à mãe, em razão da precariedade do serviço público.
Quest.: 4 - Os Dirigentes de Hospitais públicos ou particulares que descumprem o prazo contido no art. 10, item I do ECA, quanto ao período de manutenção dos prontuários das gestantes e do(s) neo nato(s), cometem CRIME............ . Identifique e marque a resposta correta, de acordo com as disposições do ECA, entre as opções a seguir:
	Infração administrativa;
	Transgressão disciplinar;
	Crime;
	Infração penal;
	Falta grave funcional;
Quest.: 5 - Carlitos ficou órfão e está sendo criado por seu avô. Neste caso, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, é possível afirmar que:
	tanto o avô quanto o irmão poderão adotar Carlitos
	Se tiver irmão vivo e capaz, caberá ao irmão à adoção
	Carlitos deverá ser adotado pelo avô
	Carlitos poderá ser adotado pelo avô
	O avô poderá exercer a tutela do neto
Quest.: 6 - Os pais da criança Bento, de 3 anos e portador de doença congênita, comparecem à audiência de instrução do processo de Adoção, no Juízo da Vara da Infância e Juventude, e manifestam a concordância da adoção do filho, para o casal Tilda e Magno. Após 15 dias retornam arrependidos e com uma petição de retratação, ao Juizado da Infância e Juventude, para saber do processo. Lá, ficam sabendo que o mesmo já tem sentença, com procedência da adoção, mas está na pilha de publicação, há dois dias. PERGUNTA-SE: O pedido de RETRATAÇÃO do consentimento dos titulares do PODER FAMILIAR, autorizado a ser anexado aos autos, poderá ser efetivada até que fase do processo? Identifique e marque a resposta correta de acordo com as disposições da Lei 8069/90(ECA). 
Após a audiência de Instrução, mas antes da publicação da Sentença;
A retratação só poderá ser admitida antes da Sentença e após nova audiência a ser designada para tal fim;
A retratação só poderá ser admitida após a oitiva da equipe interdisciplinar;
Depois da concordância com a adoção os pais não podem mais apresentar retratação;
Antes do parecer do Ministério Público e depois da citação para a audiência;
Quest.: 7 - No Capítulo do Direito à Profissionalização e à Proteção ao Trabalho do Adolescente, a formação técnico profissional obedece aos princípios estabelecidos no ECA( Lei 8069/90). Diante dessa assertiva identifique e marque a resposta correta, dentre as opções, quanto aos princípios norteadores:
I- atividade compatível ao desenvolvimento; 
II- capacidade profissional adequada; 
III- prevalência do aspecto produtivo; 
IV- atividade entre 18 e 24 horas; 
V- frequência obrigatória ao ensino regular; 
VI- adequação da atividade ao mercado de trabalho;
	IV e II;
	VI e I;
	II e III;
	I e V;
	III e VI;
Quest.: 8 - Washington, adolescente com 14 (quatorze) anos, movido pelo desejo de ajudar seus genitores no sustento do núcleo familiar pobre, pretende iniciar atividade laborativa como ensacador de compras na pequena mercearia Tudo Tem, que funciona 24h, localizada em sua comunidade. Recentemente, esta foi pacificada pelas Forças de Segurança Nacional. Tendo como substrato a tutela do Estatuto da Criança e do Adolescente no tocante ao Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho, assinale a alternativa correta.
	Como a comunidade onde reside Washington foi pacificada pelas forças de paz, não há falar em local perigoso ou insalubre para o menor; assim, poderá o adolescente exercer a carga horária laborativa no período das 22h às 24h, sem qualquer restrição legal, desde que procure outra atividade laborativa que seja de formação técnico-profissional.
	Na condição de aprendiz, não é necessário que o adolescente goze de horário especial compatível com a garantia de acesso e frequência obrigatória ao ensino regular.
	Washington poderá trabalhar na mercearia como ensacador de compras, pois tal atividade é enquadrada como de formação técnico-profissional
	Washington não poderá trabalhar na mercearia como ensacador de compras, pois tal atividade não é enquadrada como de formação técnico-profissional; portanto, não se pode afirmar que o menor exercerá atividade laborativa na condição de aprendiz.
	Washington poderá ser contratado como ensacador de compras, mesmo não sendo tal atividade de aprendizagem, pois, como já possui 14 (quatorze) anos, tem discernimento suficiente para firmar o contrato de trabalho e, assim, prestar auxílio material aos seus pais, adotando a louvável atitude de preferir o trabalho às ruas.
Quest.: 9 - As entidades destinadas a desenvolver programas de acolhimento familiar ou institucional estão vinculadas aos princípios e às regras contidas no ECA. Analise as seguintes assertivas: 
I - O dirigente de entidade que desenvolve programas de acolhimento familiar ou institucional é equiparado ao guardião, para todos os efeitos de direito, podendo ser destituído, sem prejuízo da apuração de sua responsabilidade administrativa, civil e criminal, caso descumpra as disposições legais 
II - Os dirigentes de entidades que desenvolvem programas de acolhimento familiar ou institucional remeterão à autoridade judiciária, no máximo anualmente, relatório circunstanciado acerca da situação de cada criança ou adolescente acolhido e sua família 
III - As entidades que mantenham programa de acolhimento institucional poderão, em caráter excepcional e de urgência, acolher crianças e adolescentes sem prévia determinação da autoridade competente, fazendo comunicação do fato em até 24 horas ao Juiz da Infância e da Juventude, sob pena de responsabilidade É correto o que se afirma:
	em nenhuma das assertivas
	Apenas nas assertivas I e III
	Apenas nas assertivas II e III
	Apenas nas assertivas I e II
	em todas as assertivas
Quest.: 10 - "Trata-se de órgãos partidários, responsáveis pela deliberação e pelo controle das ações relacionadas à política de atendimento nas três esferas da federação. Estabelecem prioridades e definem a política de atendimento, fazendo estudos sobre as carências do município e indicando-as ao órgão executor." O trecho acima refere-se:
	Aos Conselhos de Direito
	Aos agentes executores de medidas socioeducativas
	À Justiça da Infância e Juventude
	À equipe interdisciplinar prevista no ECA
	Aos Conselhos
Tutelares

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes