Buscar

Pratica 2 Queixa Crime

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DO ___ JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL DA COMARCA DE NITERÓI/RIO DE JANEIRO
		PEDRO, engenheiro, brasileiro, (qualificação completa), residente e domiciliado em Niterói (endereço completo), vem, respeitosamente, perante à presença de Vossa Excelência, através de seu advogado infra-assinado, com escritório profissional sito (endereço completo), que esta subscreve, com fulcro nos artigos 30, 41 e 44 do Código de Processo Penal, artigo 145 do Código Penal e do Boletim de Ocorrência nºxxx incluso, oferecer a presente
QUEIXA CRIME
contra AMANDA (qualificação completa), endereço completo, pelos motivos que a seguir passa a expor.
I - DA NATUREZA DA CAUSA
No dia 19/04/2014, sábado, o Querelante comemora aniversário e planeja, para a ocasião, uma reunião à noite com parentes e amigos para festejar a data em uma famosa churrascaria
da cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro. Na manhã de seu aniversário, resolveu, então, enviar o convite por meio da rede social, publicando postagem alusiva à comemoração em seu perfil pessoal, para todos os seus contatos.
A Querelada, vizinha e ex-namorada do Querelante, que também possui perfil na referida rede social e está adicionada nos contatos de seu ex, soube, assim, da festa e do motivo da comemoração. Então, de seu computador pessoal, instalado em sua residência, um prédio na praia de Icaraí, em Niterói, publicou na rede social uma mensagem no perfil pessoal do Querelante. Naquele momento, a Querelada, com o intuito de ofender o ex-namorado, publicou o seguinte comentário: “?não sei o motivo da comemoração, já que Pedro não passa de um idiota, bêbado, porco, irresponsável e sem vergonha!?, e, com o propósito de prejudicar Pedro perante seus colegas de trabalho e denegrir sua reputação acrescentou, ainda, ?ele trabalha todo dia embriagado e vestindo saia! No dia 10 do mês passado, ele cambaleava bêbado pelas ruas do Rio, inclusive, estava tão bêbado no horário do expediente que a empresa em que trabalha teve que chamar uma ambulância para socorrê-lo!?”.
Imediatamente, o Querelante, que estava em seu apartamento e conectado à rede social por meio de seu tablet, recebeu a mensagem e visualizou a publicação com os comentários ofensivos da Querelada em seu perfil pessoal. O Querelante, mortificado, não sabia o que dizer aos amigos, em especial a Marcos, Miguel e Manuel, que estavam ao seu lado naquele instante. Muito envergonhado, o Querelante tentou disfarçar o constrangimento sofrido, mas perdeu todo o seu entusiasmo, e a festa comemorativa deixou de ser realizada. 
II - DA CARACTERIZAÇÃO DA DIFAMAÇÃO E DA INJÚRIA
A Difamação consiste em atribuir a alguém fato determinado ofensivo à sua reputação, honra objetiva, A difamação fere a moral da vítima, a injúria atinge sua moral, seu ânimo, e a pena prevista é de detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano e multa, conforme texto disposto no artigo 139 do Código Penal.
“Art. 139 - Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa..
Para que o Crime de Difamação seja consumado, basta que um terceiro tome conhecimento do fato, de imputação ofensiva que atenta contra a honra e a reputação de alguém, com a intenção de torná-lo passível de descrédito na opinião pública.
A Injúria, no direito, consiste em atribuir a alguém qualidade negativa, que ofenda sua honra, dignidade ou decoro e a pena prevista é de detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É um crime que consiste em ofender verbalmente, por escrito ou até fisicamente (injúria real), a dignidade ou o decoro de alguém, ofendendo a moral, com a intenção de abater o ânimo da vítima.
Injuriar alguém, significa imputar a este uma condição de inferioridade perante a si mesmo, pois ataca de forma direta seus próprios atributos pessoais. Importante ressaltar que, neste crime, a honra objetiva também pode ser afetada.
No crime de Injúria não há a necessidade que terceiros tomem ciência da imputação ofensiva bastando, somente, que o sujeito passivo a tenha, dependentemente de sentir-se ou não atingido em sua honra subjetiva. Se o ato estiver revestido de idoneidade ofensiva, o crime estará consumado.
Por outro lado, mesmo que a Injúria não seja proferida na presença do ofendido e este tomar conhecimento por terceiro, correspondência ou qualquer outro meio, também configurará o crime em tela.
O elemento subjetivo específico do crime de calúnia, qual seja a vontade de atingir a honra objetiva da vítima, atribuindo falsamente e publicamente fato definido como crime, emerge claro ao ter o Querelado acusado o Querelante de ter cometido o crime de Furto Simples, tipificado no artigo 155 do Código Penal Brasileiro perante conhecidos e desconhecidos o que não condiz com a verdade. Com efeito, o Querelado praticou o crime de Calúnia e deverá ser punido.
III - DO PEDIDO
Em razão dos fatos acima relatados, vê-se o Querelante na contingência de promover a presente Queixa, requerendo a condenação da Querelada nas sanções penais previstas no dispositivo legal supracitado, com único intuito de coibir tais atos de voltarem a ocorrer, devendo a Querelada ser citada para responder aos termos da presente Ação Penal, a qual deverá ao final ser julgada PROCEDENTE.
Assim, protesta por todos os meios de prova em direito admitidos, em especial a oitiva das testemunhas arroladas abaixo.
Nestes Termos,
Pede deferimento.
RJ/Data
Rol de testemunhas:
1 - Nome: Marcos
RG ....................
CPF ..................
Endereço ..............................
 2- Nome: Miguel
RG.....................
CPF..................
Endereço ...........................
3- Nome: Manuel
RG.....................
CPF..................
Endereço ...........................

Outros materiais