Buscar

O Papel do Lúdico na Educação Infantil

Prévia do material em texto

TERMO DE SOLICITAÇÃO DE APROVAÇÃO DE TEMA E ORIENTAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO
Aluno(a): MARIA APARECIDA DE SOUZA
Matrícula: 394015
Área: 
Tema: 
O PAPEL DO LÚDICO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL     
Justificativa: 
É pela brincadeira que a criança aprende sobre a natureza, os eventos sociais, a dinâmica interna e a estrutura e seu corpo: a criança que brinca não está apenas explorando o mundo ao seu redor, mas também comunicando sentimentos, ideias, fantasias, intercambiando o real e o imaginário     
Objetivo: 
•	Reconhecer o lúdico como elemento indispensável ao trabalho docente;
•	Proporcionar ao educador uma visão mais ampla que a o brincar a criança adquire novas habilidades;
•	Perceber que a ludicidade faz parte do processo de desenvolvimento da criança.
Metodologia: 
Sabemos que é impossível construir uma argumentação eficiente sem o respaldo de teorias especializadas. Nosso trabalho é embasado por autores que nos ajudam a entender o lúdico na educação infantil.
O presente prejeeto procura conceituar o lúdico, demonstrar sua importância no desenvolvimento infantil. Na educação, o lúdico é uma ferramenta que pode dar mais vida e prazer ao processo de ensino-aprendizagem.
Nós - enquanto educadores - devemos recuperar a ludicidade das nossas crianças, ajudando-as a encontrar um sentido para suas vidas. As crianças aprendem muito ao brincar; adquirem não só conhecimentos escolares, mas também sobre a vida.
Devemos valorizar o lúdico na educação infantil visto que o brincar facilita a aprendizagem nos seus mais diversos campos, como a afetividade, a psicomotricidade, a sociabilidade, a solidariedade e a cognição. 
Solicito por meio deste termo a aprovação do tema proposto para elaboração do trabalho exigido para fins de conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Centro Universitário Barão de Mauá, bem como a orientação para o desenvolvimento do meu Artigo Científico.

Outros materiais