Buscar

CULTURA DAS MÍDIAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CULTURA DAS MÍDIAS – ESTUDO
As três teses fundamentais do pensamento de McLuhan são: IMPACTO SENSORIAL, O MEIO É A MENSAGEM E ALDEIA GLOBAL
O foco do pensamento de McLuhan é OS MEIOS EM SI e não O CONTEÚDO QUE CARREGAM.
Tratando a questão do condicionamento ideológico, Marshall McLuhan, mais um ensaísta do que um teórico, desenvolveu trabalhos, na década de 1960, que influenciaram o rumo dos estudos sobre a comunicação de massa à época. Depois, McLuhan foi esquecido e muito pouco de sua obra foi aproveitada nas pesquisas. Recentemente, vêm sendo recuperados alguns de seus postulados. Pode-se associar a esse teórico a expressão:
Indústria de conteúdos.
O MEIO É A MENSAGEM.
Imperialismo cultural.
Comunicação em duas etapas.
O conceito de aldeia global, proposto por McLuhan, foi inspirado nas primeiras transmissões de internet, feitas por militares, nos Estados Unidos da América. McLuhan vislumbrou, com esse conceito, o potencial da tecnologia para, em um só ambiente, articular a comunicação em todo o mundo.
( ) certo	(X) ERRADO
Todos os veículos de comunicação são extensões de uma faculdade humana: física ou psíquica. O autor dessa frase foi professor da Universidade de Toronto. Morreu em 1980 e suas obras têm grande influência nos estudos dos efeitos da comunicação. O nome desse pesquisador é:
Harold Adams Innis.
Lewis Mumford.
Nicolas Negroponte.
HERBERT MARSHALL MCLUHAN.
As novas tecnologias trouxeram à comunicação uma nova perspectiva, principalmente devido às redes sociais. Conceitos, como aldeia global e os meios de comunicação como extensões do homem, tornam-se realidade na sociedade atual. Para o profissional de comunicação, estes conceitos pertencem a uma escola de comunicação desenvolvida no Canadá, cujo principal nome completou 100 anos, em 2001. Assim, é correto afirmar que estes conceitos foram desenvolvidos por:
Nizan Guanaes
Harold Lasswell
MARSHALL MCLUHAN
Wlater Benjamin
Eduardo Pinheiro Lobo
A respeito dos estudos canadenses de comunicação, assinale a alternativa que NÃO faz parte do pensamento de Marshall McLuhan.
Dividiu os meios de comunicação em quentes e frios
PROPÕE UMA LINHA EVOLUTIVA PARA A HUMANIDADE: TRIBALIZAÇÃO (ORAL) – DESTRIBALIZAÇÃO (ESCRITA) – RETRIBALIZAÇÃO (ELETRÔNICA).
Define que: “O meio é a mensagem” – pois o conteúdo de um meio é um outro meio
Análise crítica dos conteúdos
Elaborou o conceito de Aldeia Global
Ao afirmar que o meio é a mensagem, McLuhan chama a atenção para a forma como os meios de comunicação influenciam as pessoas enquanto estas estão ocupadas com o conteúdo da mensagem
(X) CERTO	( ) errado
Marshall McLuhan foi um importante teórico da comunicação que estudou de modo detalhado os meios de comunicação e compreendeu a grande revolução empreendida pela invenção da prensa de tipos móveis de Gutenberg. Assinale a alternativa que apresenta a definição adequada de um meio de comunicação quente e de um meio de comunicação frio em acordo com a classificação de McLuhan.
FALSA - Quentes são aqueles meios que dependem da eletricidade para propagar a informação como, por exemplo, rádio, televisão e computador. Frios são os meios que independem da energia elétrica como o jornal, a revista e o cartaz.
FALSA - Quentes são aqueles meios de comunicação cuja informação é totalmente percebida, assimilada e codificada pelo público. Frios são os meios de comunicação cuja informação não consegue ser assimilada pelo público, gerando incompreensão.
FALSA - Quentes são aqueles meios de comunicação que dependem da movimentação do espectador para serem compreendidos, como virar uma página de um livro, acessar o correio eletrônico. Frios são aqueles meios passivos, que não dependem do movimento do espectador para que a mensagem chegue até ele como, por exemplo, o carro de som que divulga produtos e serviços.
QUENTES SÃO AQUELES MEIOS QUE PROLONGAM UM DOS SENTIDOS HUMANOS EM ALTA DEFINIÇÃO. FRIOS SÃO AQUELES MEIOS PELOS QUAIS SÃO FORNECIDAS BAIXAS QUANTIDADES DE INFORMAÇÃO. LOGO, O RÁDIO PE UM MEIO QUENTE, E A FALA OU TELEFONE SÃO MEIOS FRIOS.
FALSA - Quentes são aqueles meios cuja informação é limpa de clara, não geram ruídos e permitem ao espectador o entendimento claro da mensagem. Frios são os meios com elevada taxa de informação, sem ruídos e com alto entendimento da mensagem.
Com base nas teorias e correntes de pesquisa sobre comunicação, julgue o seguinte item.
Meios frios, segundo Marshall McLuhan, são aqueles que, por terem baixa definição, como a televisão, exigem mais participação do público.
( ) certo	(X) ERRADO
Historicamente, o conceito de comunicação de massa foi apresentado pelo teórico canadense Marshall McLuhan, no final do século XIX, como parte de sua análise sobre os efeitos das tecnologias na sociedade, consideradas por ele como extensões do homem.
(X) CERTO	( ) errado
Diferentemente da tradição dos estudos de comunicação, concentrada na análise de conteúdo das mensagens emitidas pelos meios de comunicação, MCLuhan propõe os meios em si como chaves interpretativas, isto é, segundo o autor, o meio é a própria mensagem a ser entendida.
(X) CERTO	( ) errado
O professor Herbert Marshall McLuhan é considerado por muitos um profeta da globalização. Na concepção desse professor, um meio de comunicação pode ser classificado como quente ou frio, conforme a maneira como é percebido e como as mensagens são incorporadas pela audiência. Os meios frios, por possuírem baixa definição, exigem maior participação e envolvimento, o que permite que uma maior quantidade de informação seja preenchida pelos “usuários”. Meios frios, assim, exigem participação elevada para que se preencham as lacunas de entendimento ou conhecimento. A televisão, segundo McLuhan, é um meio de comunicação frio.
( ) certo	(X) ERRADO

Outros materiais