Buscar

Apol 1 Sistema de Informação Gerencial

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sistemas de Informação Gerencial
Leia o texto e responda à questão: 
O início da utilização dos computadores e dos softwares nas empresas criou as condições para o uso da tecnologia como ferramenta de gestão. Os softwares e os bancos de dados rapidamente se mostraram úteis para apoiar a atividade gerencial e, em particular, as tomadas de decisão. Por exemplo, Dickson (1968), em seu artigo intitulado “Management Information-Decision Systems” (“Sistemas de informação e decisão gerenciais”), afirmou que a integração entre sistemas de informação e a administração formava a referência para suprir os novos requisitos de gestão. Davis (1974) definiu os sistemas de informação como sistemas integrados homem/máquina geradores de informações para apoiar as funções operacionais, gerenciais e as tomadas de decisão em uma organização. Foi essa característica de apoio à gestão que fez com que os sistemas de informação fossem conhecidos como sistemas de informações gerenciais (SIGs).ELEUTERIO, M. A. M. Sistemas de Informações Gerenciais na Atualidade. Curitiba:  Intersaberes, 2015. 
De acordo com os conceitos abordados no livro base da disciplina, o que significa a sigla SADs? 
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	 Sistemas de apoio à direção.
	
	B
	Sistemas de apoio à decisão.
Você acertou!
Comentário: Esse tipo de ferramenta se caracteriza pelo uso intensivo de processamento numérico, simulações, projeções estatísticas e técnicas de modelagem de problemas para solucionar situações complexas e não estruturadas, como a otimização de linhas de produção, o planejamento de rotas de uma companhia aérea ou a simulação de investimentos financeiros. É importante enfatizarmos a diferença de propósitos entre os SADs e os SIGs. Enquanto os SIGs se destinam à gestão cotidiana das organizações por meio de relatórios gerenciais, os SADs buscam solucionar problemas complexos com simulações de cenários e análises estatísticas, sendo úteis especialmente para as decisões tomadas nos níveis estratégicos das organizações.
 
Referência: ELEUTERIO, M. A. M. Sistemas de Informações Gerenciais na Atualidade. Curitiba:  Intersaberes, 2015.p. 59-60.
	
	C
	Sistemas de apoio à detenção.
	
	D
	Sistemas de apoio gerenciais.
	
	E
	Sistemas de apoio à organização.
Questão 2/5 - Sistemas de Informação Gerencial
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL
Assinale a alternativa correta:
Quanto à dimensão da tecnologia, assinale o item que representa todos os recursos necessários para o funcionamento de um SI dentro da organização; é a plataforma sobre a qual o SI funciona:
Nota: 20.0
	
	A
	Infraestrutura
Você acertou!
Tema 1 Aula 1 – Pág. 13
	
	B
	Hardware
	
	C
	Software
	
	D
	Comunicação e redes
Questão 3/5 - Sistemas de Informação Gerencial
Leia o texto e responda à questão: 
As informações organizacionais são manipuladas em um processo cíclico que envolve, primeiramente, a identificação de sua necessidade, passando por sua aquisição, organização, armazenamento, distribuição e utilização (Choo, 2003). Em cada etapa na qual as informações são manipuladas, estas circulam entre pessoas e sistemas, seguindo fluxos específicos.
De acordo com o texto acima e com os conceitos abordados no livro base da disciplina, como são denominados esses fluxos? 
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Fluxos formais.
	
	B
	Fluxos informais.
	
	C
	Fluxos informacionais.
Você acertou!
Comentário: Os fluxos informacionais ocorrem em diferentes níveis funcionais da organização. Segundo Teixeira e Valentim (2012, p. 151), “os fluxos informacionais perpassam do nível estratégico ao nível operacional, refletindo e impactando nos processos que compõem a organização, inclusive o processo decisório e, por consequência, as estratégias de ação”.
Referência: ELEUTERIO, M. A. M. Sistemas de Informações Gerenciais na Atualidade. Curitiba:  Intersaberes, 2015.p. 19.
	
	D
	Fluxos modernos.
	
	E
	Fluxos contemporâneos. 
 
Questão 4/5 - Sistemas de Informação Gerencial
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL
Assinale a alternativa correta:
“Para as operações de uma organização, são necessários uma série de conhecimentos e habilidades, em todos os níveis da hierarquia organizacional. Os gestores precisam entender a lógica por trás das muitas situações que são vivenciadas pela empresa”. Com este enunciado, estamos falando:
Nota: 20.0
	
	A
	Da dimensão “organização”
	
	B
	Da dimensão “pessoas”
Você acertou!
Tema 1 Aula 1 – Págs. 10 e 11
	
	C
	Da dimensão “tecnologia”
	
	D
	Das dimensões “organização” e “tecnologia”
Questão 5/5 - Sistemas de Informação Gerencial
Leia o texto e responda à questão:
As informações organizacionais são tratadas em um processo cíclico envolvendo, antes de qualquer coisa, a identificação da sua necessidade, passando pela sua aquisição, organização, armazenamento, distribuição e utilização (Choo, 2003). A cada etapa em que as informações são manipuladas, elas tendem a circular entre pessoas e sistemas, seguindo os denominados fluxos informacionais. Relativo às regras de circulação das informações, os fluxos podem ocorrer de maneira formal ou informal. Assinale os itens que são considerados Verdadeiros com (V), para os fluxos que ocorrem de maneira FORMAL, e com (F) para os que são Falsos: 
( ) estão na base da gestão da informação, refletindo as regras de circulação e proteção das informações.
( ) iniciados de forma espontânea pelas pessoas, sem regras específicas e trafegando por múltiplos canais de comunicação.
( ) um exemplo, é o envio de um relatório pelo gestor de um projeto aos seus participantes, conforme previsto no termo de abertura e em conformidade com a política de comunicação da organização.
( ) seguem normas e procedimentos bem definidos, previstos, estruturados e documentados nas políticas da organização.
( ) são as informações trocadas em ambientes interativos, como as salas de chat online, os fóruns de discussão e os ambientes de relacionamento.
 
Nota: 20.0
	
	A
	F – F – V – V – F
	
	B
	V – V – F – V – F
	
	C
	F – F – V – F – F
	
	D
	V – F – V – V – F
Você acertou!
Comentário: Fluxos formais são os que seguem normas e procedimentos bem definidos, previstos, estruturados e documentados nas políticas da organização. Os fluxos formais estão na base da gestão da informação, refletindo as regras de circulação e proteção das informações. Apesar disso, uma grande parte das informações seguem os fluxos informais, iniciados de forma espontânea pelas pessoas, sem regras específicas e trafegando por múltiplos canais de comunicação.
 
Referência: ELEUTERIO, M. A. M. Sistemas de Informações Gerenciais na Atualidade. Curitiba:  Intersaberes, 2015.p. 19-20.
	
	E
	F – V – V – V – F

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes