Buscar

Relatório Tecnologia da Construção I

Prévia do material em texto

Alunos:
Huylber Carvalho
Túlio Felipe
Pedro Henrique
Murilo Cesar
RELATÓRIO
VISITA TÉCNICA - FUNDAÇÃO
DISCIPLINA:
TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO I
PROFESSORA:
MARIA CAROLINA D’OLIVEIRA
PALMAS – TO
2014
INTRODUÇÃO
	O presente relatório contém uma apresentação de como foi executada a fundação do Edifício Astúrias, localizado na Quadra 308 Sul, Alameda 10, Lote HM 1.1-k, em Palmas – TO, bem como seus eventuais problemas e imprevistos ocorridos na fase de execução.
	Sua área construída é de 6.043,41 m², e está sendo realizada pela INOVATEC Construtora, há 18 (dezoito) meses, sendo que, a entrega prometida para o mês de março, do ano de 2015, foi confirmada para julho do mesmo ano.
DA FUNDAÇÃO
	Foram utilizados 32 (trinta e dois) tubulões de 3 (três) metros, em conjunto com blocos em nas áreas sem subsolo. Já na parte do subsolo, 20 (vinte) blocos individuais, para a distribuição das cargas sobre o solo, visto que, o edifício tem 17 pavimentos (16 andares, mais o subsolo) de concreto armado e alvenaria em construção vertical. O tempo de conclusão da fundação foi de 130 dias.
	
DOS PROBLEMAS E MEDIDAS DE SOLUÇÃO
Antes dos trabalhos de execução da fundação, houve um grave problema causado pelas chuvas, onde os operários não tiveram tempo para finalizar o muro de arrimo, o qual acabou cedendo, fazendo desmoronar o muro vizinho.
Obrigados então, a retirar todo o material que estava sendo acomodado e toda a estrutura do muro de arrimo. Verificaram a necessidade fazer um isolamento com parede de contenção, e assim o fizeram, além de reconstruir o muro que desabou.
	Este imprevisto acabou atrasando em quinze dias a obra, apesar de terem os projetos necessários. No entanto, não causaram danos à fundação, descartando ricos à estrutura, provenientes do ocorrido.
DAS FOTOS
 
 
 
CONCLUSÃO
Executado todo o trabalho de fundação, com os devidos cuidados, bem como, adotadas medidas que solucionaram os problemas de contenção, ergueu-se os pavimentos, e a obra se encontra na fase de reboco interno.
Esta obra está sendo acompanhada por Laila Silva, Engenheira de Execução, e Lidiane, Técnica de Segurança do Trabalho.
DOS RESPONSÁVEIS TÉCNICOS
Projeto Arquitetônico e Projeto de Bombeiros:
André Gaipo – ARQ. E URB.
Projeto Estrutural:
Antônio Carlos Biachi – ENG. CIVIL
Projetos SPDA, INSTAL. ELÉTRICAS, TELE., ANETENA, PORT. ELETR.:
Abner Alves da Costa – ENG. ELETRICISTA
Projeto de Fundações:
Eduardo Suassuna Nóbrega – ENG. CIVIL
Projeto Hidrossanitário:
Gilson Marafiga Pedroso – ENG. CIVIL
Execução:
Láilla Neto da Silva – ENG. CIVIL
Gilson Marafiga Pedroso – ENG. CIVIL

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes