Buscar

Avaliando Geologia 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Matrícula: 201601168331
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	03/05/2018 17:51:12 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201603952869)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os métodos indiretos para observação do interior da Terra são baseados, principalmente, no estudo da propagação das ondas sísmicas (sismologia), na variação da gravidade local (gravimetria) e na variação do campo magnético da Terra (geomagnetismo ou paleomagnetismo). Estes métodos permitem:
		
	
	Identificar, com alta precisão, a composição de cada centímetro cúbico do interior da Terra, razão pela qual se conhece com perfeição o interior da Terra.
	
	Identificar, com grande precisão, a idade do planeta Terra.
	
	Mostrar, como uma fotografia, o interior da Terra, permitindo que os geólogos saibam exatamente como é o interior da Terra.
	 
	Desenvolver modelos que, em conjunto com outras teorias e observações, permitem explicar a estrutura e a dinâmica interna da Terra.
	
	Garantir que existe vida nas regiões mais profundas do manto inferior, embora não seja possível identificar sua aparência ou saber detalhes de sua alimentação.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603952867)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O homem sempre teve uma grande curiosidade sobre o mundo em que vive. Tal qual o céu, o centro da Terra sempre foi palco de muitas lendas e teorias. Entretanto, diferentemente do que ocorre com o espaço sideral, muito pouco se pode observar diretamente sobre o interior da Terra e o conhecimento sobre o planeta que está bem abaixo de nossos pés ainda é bastante vago. A teoria mais aceita é que, simplificadamente, o nosso planeta é composto por três camadas principais. Considerando o que foi estudado em sala sobre o tema acima, pode-se afirmar que:
		
	
	O núcleo - de 2.900km de profundidade até o ponto central da Terra - é totalmente líquido e é considerado o responsável pelo campo magnético da Terra.
	 
	Embora o modelo simplificado indique apenas três camadas, é possível descrever a Terra com pr um modelo mais completo, com 5 camadas: crosta, manto superior, manto inferior, núcleo externo e núcleo interno.
	
	O manto superior, por estar em uma região mais quente que o núcleo externo, é muito mais líquido que o núcleo externo.
	
	O texto apresentado está incorreto. Tudo que se conhece sobre o interior da Terra foi obtido através da observação direta em um túnel de cerca de 6000 km de profundidade, feito pela Rússia na região de Vladvostok.
	
	Embora seja uma divisão simplificada, as três camadas do interior do planeta Terra são: atmosfera, litosfera e núcleo.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201603952988)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Na composição da crosta terrestre, qual elemento aparece em maior concentração?
		
	 
	Silício
	
	Níquel
	
	Ferro
	
	Alumínio
	
	Titânio
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603952783)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Complete as lacunas da frase abaixo com a alternativa correta: A _______________ é a camada mais rígida e resistente da Terra, fragmentada em cerca de 12 placas que deslizam, convergem ou se separam uma em relação as outras, a medida que se movem sobre a ____________________________.
		
	
	hidrosfera e crosta
	
	núcleo e astenosfera
	 
	litosfera e astenosfera
	
	Atmosfera, crosta
	
	Astenosfera e manto inferior
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603952832)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Qual camada abaixo é a mais espessa das geosferas?
		
	
	crosta
	
	núcleo externo
	
	astenosfera
	
	litosfera
	 
	Manto inferior

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais