Buscar

Aula_08

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PESQUISA DE MERCADO
Aula 8- Aplicações da Pesquisa de Mercado em Marketing
Tema da Apresentação
*
*
Hoje vamos conhecer algumas das aplicações da Pesquisa de Mercado em Marketing
Conteúdo Programático desta aula
Tema da Apresentação
*
*
APLICAÇÕES DA PESQUISA DE MERCADO EM MARKETING
	As informações podem ser consideradas como uma das ferramentas mais importantes na administração de marketing, especialmente em processos que envolvam decisões relativas a produtos, preços, praça (distribuição) e promoção, os quatro P’s do marketing.
 
Tema da Apresentação
- Na pesquisa de um novo Produto, onde a geração e desenvolvimento de conceito, através da identificação de necessidades e identificação de conceito, a avaliação e desenvolvimento do produto, que permite prever a reação do mercado para decidir se o produto deve ou não chegar à linha de produção, através de processos como o teste de uso, a previsão de compras de experimentação e o pré-teste de marketing e o teste do programa de marketing, que permite que o pesquisador teste o impacto de todo o programa, com todas as suas interdependências, em um contexto de mercado, de modo a obter informações e experiências com o programa antes de se comprometer definitivamente com ele e, ainda, prever o comportamento do programa quando for aplicado a todo o mercado.
Tema da Apresentação
Filme DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
Tema da Apresentação
- Na pesquisa de Preço podem-se avaliar abordagens alternativas de preços para produtos novos, antes de seu lançamento ou para modificações propostas para produtos já encontrados no mercado. As decisões sobre o nível de preço de um produto novo devem ser tomadas no início do processo de seu desenvolvimento, enquanto que decisões sobre mudanças de preços terão que ser tomadas durante o ciclo de vida do produto. 
Tema da Apresentação
Filme PREÇO
Tema da Apresentação
- Na pesquisa de Praça ou Distribuição, as decisões, dentro da estratégia de marketing, envolvem, normalmente, o número e a localização do pessoal de vendas, os pontos varejistas, armazéns e o tamanho do desconto a ser oferecido aos membros dos canais de distribuição.
Tema da Apresentação
Filme DISTRIBUIÇÃO
Tema da Apresentação
- Na pesquisa de Promoção, o foco são as decisões, que são tomadas no que se refere à elaboração de uma estratégia de promoção, e podem ser divididas em propaganda, que tem efeito em longo prazo, e promoções de vendas, que afetam a empresa em curto prazo. 
Tema da Apresentação
Filme PROMOÇÃO DE VENDAS
Tema da Apresentação
*
*
Há, ainda, que ser destacadas as aplicações contemporâneas da pesquisa de marketing, como a vantagem competitiva, o valor da marca, a satisfação do cliente e a estratégia emergente da gestão da qualidade total, que tem na ferramenta da pesquisa sua mais importante aliada. 
Tema da Apresentação
Filme VANTAGEM COMPETITIVA
Tema da Apresentação
*
*
As empresas operam num ambiente externo altamente competitivo e caracterizado por um crescente dinamismo e incertezas e, para sobreviverem, devem manter um processo incessante de inovação.
Tema da Apresentação
*
*
- Também devem ser mencionadas as aplicações emergentes da pesquisa, especialmente o marketing de banco de dados e o marketing de relacionamento que representam a possibilidade de crescimento das organizações, apoiadas na administração e manutenção dos clientes. 
Tema da Apresentação
Filme RELACIONAMENTO
Tema da Apresentação
*
*
O poder da tecnologia de banco de dados permite que as empresas possam identificar seus clientes fiéis, seus compradores constantes e aqueles que experimentaram seus produtos ou serviços apenas uma vez, podendo, dessa forma, ao mesmo tempo, endereçar benefícios específicos para determinados clientes e fornecer os meios para medir os resultados de forma eficaz. 
Tema da Apresentação
O marketing de relacionamento incorpora em seu processo três elementos básicos:
Identificação e construção de um banco de dados de clientes atuais e potenciais, que registra e faz referências cruzadas com uma grande quantidade de informações demográficas, de estilo de vida e hábitos de compra;
Tema da Apresentação
*
*
Envio de mensagens diferenciadas a esses clientes, através de canais diferentes de mídia, com base nas preferências e características de cada consumidor;
Realização de rastreamento de cada relacionamento de modo a monitorar o custo da conquista do cliente e o valor vitalício de suas compras. 
Tema da Apresentação
Dessa forma, as empresas adquirem a capacidade de administrar seus clientes, mantendo rigorosa vigilância sobre suas necessidades e sua capacidade de satisfazê-las, garantindo sua lealdade e aumentando o relacionamento cliente-empresa.
Tema da Apresentação
*
*
Além dessas, podemos, ainda mencionar as seguintes aplicações da pesquisa de mercado:
Expansão de área geográfica de atuação; Entrada em novos segmentos de mercado ou canais de distribuição; Posicionamento de produtos e marcas; Maior visão sobre o mercado para a equipe de vendas; Escolha de um ponto de venda (PDV); Definição de quais produtos e serviços podem ser comercializados; Identificação dos meios de comunicação e divulgação mais eficientes.
Tema da Apresentação
*
*
Na próxima aula veremos exemplos de pesquisas específicas para aplicações variadas.
Até lá!
Tema da Apresentação
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes