Buscar

Luta apol

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Lutas
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“É preciso aprender a discutir o que acontece no esporte, por exemplo, a questão política dos boicotes olímpicos, os ídolos, e não simplesmente negá-los”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BETTI, I. C.R. Esporte na escola: mas é só isso, professor? Motriz, Rio Claro, v. 1, n. 1, p. 25-31, jun. 1999. p. 27. 
Considerando a pesquisa desenvolvida no texto-base As Lutas na Educação Física Escolar, considere as assertivas abaixo:
I. Dos professores pesquisados, a maioria relatou utilizar em sua programação o conteúdo de lutas.
II. Fica evidente que os professores ignoram os PCNs na elaboração das suas aulas, preferindo a velha pedagogia da bola em suas aulas.
III. Os professores que utilizam lutas como conteúdo em educação física são minoria, cerca de 32%.
IV. Os professores consideram o tema de lutas muito simples para ser explorado como conteúdo escolar. 
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I, II e III
	
	B
	II e III
Você acertou!
As alternativas II e III estão corretas. A alternativa I está errada, a maioria dos professores relata jamais terem usado a luta como conteúdo. A alternativa IV está errada, os professores não alegaram essa razão para não usarem a luta como conteúdo, porém o autor faz um comentário que os professores preferem dar aula de um jeito tradicional por comodismo ao invés de preparar aulas com um tema complexo (texto-base As Lutas na Educação Física Escolar p. 42).
	
	C
	I e IV
	
	D
	II, III e IV
	
	E
	I e III
Questão 2/5 - Lutas
Considere a passagem de texto a seguir: 
“A avaliação também é usada como forma de punição e hierarquização. Todavia, quando usada como um meio de punição ou como uma via excludente, ela se torna um instrumento de controle e de reprodução”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREITAS, S. L.; COSTA, M. G. N.; MIRANDA, F. A. Avaliação Educacional: formas de uso na prática pedagógica. Revista Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 16, p. 85-98, jan./abr. 2014. p. 89. 
De acordo com o texto-base Pedagogia do esporte e das lutas: em busca de aproximações, assinale a alternativa que completa corretamente a seguinte sentença: para que a avaliação seja utilizada de maneira ideal, a prática precisa:
Nota: 0.0
	
	A
	ser desenvolvida por um aluno autodidata, que tenha ciência das dificuldades, em relação à disciplina, dos demais alunos.
	
	B
	A prática precisa ser crítica, e não conformista, pois assim contribui para a aprendizagem significativa dos alunos.
A avaliação do processo de ensino e aprendizagem dos alunos nas aulas de lutas corporais é tão complexa e ampla quanto a própria prática educativa, porque, para se avaliar, é preciso compreender todos os processos que compõem a aquisição dessas aprendizagens. Por isso, é importante considerar a avaliação como parte integrante do ensino e da aprendizagem dos alunos (texto-base Pedagogia do esporte e das lutas: em busca de aproximações, p. 295).
	
	C
	ser planejada em conjunto com o aluno, levando em consideração as características e dificuldades de cada um.
	
	D
	ser montada pelos alunos, de forma democrática, estimando pelo interesse da maior parte deles.
	
	E
	ser pensada de maneira a mudar o foco do aprendizado desenvolvido até então, focando principalmente nas facilidades apresentadas por cada um.
Questão 3/5 - Lutas
Considere o seguinte excerto de texto: 
“As questões abordadas sempre giram em torno da história das lutas, principais golpes, regras, possibilidades de prática pelos alunos e alunas, já a avaliação é sempre na busca de verificar se os alunos aprenderam o que foi ensinado e se melhoraram seu acervo motor, além disso, o ensino parte sempre do simples para o complexo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NUNES, H. C. B. Lutas e artes marciais: possibilidades pedagógicas na Educação Física escolar. Revista Digital, Buenos Aires, a. 18, n. 183, p. 1-20, ago. 2013. p. 19. 
De acordo com o texto-base As Lutas na Educação Física Escolar, existem obstáculos para a prática de lutas na escola, porém, estes obstáculos não podem ser intransponíveis. Sabendo disso, assinale a alternativa que apresenta corretamente a solução indicada para esse fato.
Nota: 0.0
	
	A
	O professor deve cobrar da escola que busque os materiais necessários para o andamento das aulas.
	
	B
	O aluno deve praticar as lutas de forma livre, tentando desenvolver seu próprio entendimento sobre o tema.
	
	C
	O professor que não tem capacitação deve trocar experiências com os colegas, recorrer a vídeos ou ajuda de especialistas. 
Ficou bem claro que existem obstáculos para a prática de lutas na escola, porém, estes obstáculos não podem ser intransponíveis. Se o professor não tem capacitação deve trocar experiências com os colegas, recorrer a vídeos ou ajuda de especialistas (texto-base As Lutas na Educação Física Escolar p. 43).
	
	D
	O professor precisa construir junto com os alunos o conteúdo sobre o tema que será aplicado na escola.
	
	E
	O professor deve desenvolver o tema junto com a coordenação pedagógica da escola.
Questão 4/5 - Lutas
Considere o fragmento de texto a seguir: 
“É possível afirmar que a Ciência do Esporte no Brasil ainda se encontra em uma fase embrionária, em comparação a outros países mais desenvolvidos. [...] Para o futuro, seria desejável a proposição de novas abordagens e modelos para minimizar a distância entre ciência e prática, a revisão/alteração do processo de formação dos novos pesquisadores e profissionais do Esporte”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VIVEIROS, L. et al; Ciência do Esporte no Brasil: reflexões sobre o desenvolvimento das pesquisas, o cenário atual e as perspectivas futuras. Rev. Bras. Edu. Fís. Esporte, São Paulo, v. 29, n. 1, p. 163-175, jan./mar. 2015. p. 174. 
De acordo com o texto-base Pedagogia do esporte e das lutas: em busca de aproximações, assinale a alternativa que indica as características que devem ser questionadas no esporte atualmente, segundo Kunz (1994).
Nota: 0.0
	
	A
	A iniciação esportiva, a mídia esportiva, esporte escolar e esporte profissional.
	
	B
	A diferença salarial entre atletas masculinos e femininos.
	
	C
	O rendimento, a representação, o esporte de tempo livre e o comércio e consumo no esporte e seus efeitos.
Os aspectos, segundo Kunz (1994), que devem ser criticamente questionados são: o rendimento, qual rendimento; a representação, clube ou escola, estadual ou nacional; o esporte de tempo livre, que influências vêm sofrendo; o comércio e consumo no esporte de seus efeitos (texto-base Pedagogia do esporte e das lutas: em busca de aproximações, p. 289-290).
	
	D
	O rendimento esportivo e uso de drogas.
	
	E
	A espetacularização da violência nos meios de comunicação.
Questão 5/5 - Lutas
Considere o texto a seguir: 
“A prática da luta, em sua iniciação esportiva, apresenta valores que contribuem para o desenvolvimento pleno do cidadão, como respeito, disciplina, dentre outros”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAZINI, Mário L. et al. O ensino das lutas nas aulas de Educação Física Escolar. Cinergis, Santa Cruz do Sul, v. 15, n. 4, p. 176-181, out./dez. 2014. p. 177. 
De acordo com o texto-base Produção acadêmica em lutas, artes marciais e esportes de combate, escolha a alternativa que indica corretamente a demanda social sobre o conteúdo de lutas e artes marciais no ambiente escolar e na forma mais abrangente (não escolar).
Nota: 0.0
	
	A
	No contexto escolar, as lutas são propostas como tema integrativo do currículo formal a partir das sinalizações da política educacional vigente. No ambiente não escolar, têm alcançado repercussão e visibilidade social por meio do seu engajamentoem competições internacionais.
No ambiente escolar os PCNs da Educação Física e na Proposta Curricular de Educação Física do Estado de São Paulo, existem proposições para a sistematização do tema lutas/artes marciais nos contextos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Ainda nesta direção, é comum o oferecimento de programas de lutas no interior das escolas no âmbito do domínio extracurricular. No ambiente não escolar essas práticas são realizadas por pessoas das diferentes fases do ciclo vital. Clubes, academias, centros esportivos municipais, entre outras são as principais provedoras destas manifestações corporais e do movimento (texto-base Produção acadêmica em lutas, artes marciais e esportes de combate, p. 2).
	
	B
	No ambiente escolar, as brigas e confusões que acabam em desentendimentos mais sérios podem ser bem trabalhados com o conteúdo de lutas. No ambiente não escolar, existe uma demanda muito grande com o objetivo de defesa pessoal.
	
	C
	As escolas deveriam ser usadas como forma de busca de talentos esportivos e prática de esportes. No ambiente não escolar, ou seja, fora do período escolar, uma forma de controlar a violência na sociedade deveria ser a prática de lutas para entender melhor o fenômeno.
	
	D
	No contexto escolar, as lutas são parte do currículo informal, propostas como disciplinas optativas. No ambiente não escolar, apresentam-se apenas como uma variedade de exercício físico.
	
	E
	As escolas incluem as lutas como práticas formativas extracurriculares, já fora do ambiente escolar, são parte integral do folclore brasileiro, apresentando-se apenas na forma da capoeira.

Outros materiais