Buscar

Comportamento do Consumidor e Sistema de Informação de Marketing

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Comportamento do Consumidor
Afirma Underhill (1999) que a maior ignorância dos homens de negócio centra-se no desconhecimento de quem são seus clientes. Segundo o autor, é comum o problema de varejistas que ignoram quem compra em suas lojas. Por isso, conhecer o que querem os consumidores e como eles tomam suas decisões sobre a compra e a utilização de produtos é fundamental para que as organizações tenham êxito em seu mercado (SHETH; MITTAL; NEWMAN, 2001). Como afirmam Kotler e Keller (2006), é preciso monitorar permanentemente o comportamento de compra do consumidor.MEDEIROS, Janine Fleith; CRUZ, Cassiana Maris Lima de Comportamento Do Consumidor: Fatores Que Influenciam No Processo De Decisão De Compra Dos Consumidores. Teoria e Evidência Econômica, Passo Fundo, v. 14, Ed. Especial, 2006. Disponível em: file:///C:/Users/92002973/Downloads/COMPORTAMENTO%20DO%20CONSUMIDOR_FATORES%20(1).pdf. Acesso em 13/03/2015. 
 
Nesse contexto percebe-se que a forma como um determinado consumidor realiza efetivamente a compra de um produto depende fundamentalmente das motivações que o direcionaram aquela compra. A partir dessas motivações é possível delinearmos um perfil ou formato de compra e a partir daí direcionarmos ações de marketing
Com base no texto faça a correlação entre os itens de I a V abaixo e os cenários de compras descritos.
I  - Decisão rotineira ou habitual
II - Decisão limitada
III -  Decisão extensiva ou complexa
IV - Complexo
 V - Busca de variedade compra.
(  ) As compras de supermercados principalmente os itens de cesta básica.
(  ) As compras de produtos de perfumaria, principalmente no caso de mulheres.
(  ) As compras de eletrodomésticos como geladeira, fogão, máquina de lavar roupa.
(  ) Compra de carros, apartamentos, chácaras.
(  ) Compra de itens de supermercado como enlatados, produtos de limpeza, bolacha.
Nota: 20.0
	
	A
	I,III, IV,II,V
	
	B
	II,I, IV,V,III
	
	C
	II,IV,III,V,I
Você acertou!
Decisão rotineira ou habitual- Os consumidores estão dispostos a gastar o menor tempo possível na compra de produtos simples, baratos e conhecidos.
Decisão limitada- O consumidor que investir pouco tempo na compra de produtos com os quais ele se envolve um pouco mais.
Decisão extensiva ou complexa- A compra demanda maior investimento de tempo e maior envolvimento dos consumidores.
Complexo- Os consumidores estão muito envolvidos em uma compra e há diferenças entre as marcas.
Busca de variedade- existe um baixo envolvimento, mas clara distinção entre as marcas, assim quando existem muitas marcas os consumidores costumam ser menos fiel a uma em específico.
	
	D
	V,III, IV,II,I
	
	E
	II,IV,III,I,V
Questão 2/5 - Sistema de Informação de Marketing
A competência essencial é o aprendizado contínuo da organização, sua capacidade de integrar tecnologias, o grau de comunicação, envolvimento e comprometimento entre os integrantes da organização. Todos esses fatores valorizam os talentos e os conhecimentos que possam gerar produtos essenciais. Para tanto, são necessárias a criação e a implantação de uma arquitetura estratégica, apoiada em quatro grandes pilares. 
Assinale a alternativa que apresenta corretamente estes quatro pilares:
Nota: 20.0
	
	A
	Posicionamento, mercado, valores e competências;
Você acertou!
Segundo Paixão (2012), cap. 1, pg 18. Posicionamento, mercado, valores e competências;
	
	B
	Qualitativa, quantitativa, mercado e preços;
	
	C
	Tecnologia, economia, mercado e valores;
	
	D
	Produto, preço, qualitativa e tecnologia;
	
	E
	Tecnologia e preço.
Questão 3/5 - Comportamento do Consumidor
O campo da psicologia do consumidor vem obtendo progressos expressivos nos últimos anos, com o crescimento do volume de investigações e do contingente de pesquisadores interessados no estudo do fenômeno comportamento de consumo. Uma das mais recentes e significativas contribuições científicas na área foi realizada por Allen, Ng e Wilson (2002), que propuseram uma estrutura conceitual sobre como o processo de escolha de produtos pelo consumidor pode ser influenciada pelos valores humanos que eles endossam. Essa estrutura combina um modelo tradicional da influência dos valores humanos baseado na teoria da expectância de valor com uma nova abordagem baseada no significado cultural de produtos, tipo de julgamento e motivação para o consumo.
TORRES, Cláudio V.; ALLEN, Michael W. Influência Da Cultura, Dos Valores Humanos E Do Significado Do Produto Na Predição De Consumo: Síntese De Dois Estudos Multiculturais Na Austrália E No Brasil. RAM – Revista De Administração Mackenzie, V. 10, N. 3 • São Paulo, Sp • Mai./Jun. 2009 • P. 127-152. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ram/v10n3/a08v10n3. Acesso em 14-03-2015.
Com base no texto anterior, analise a propaganda abaixo e escolha a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Existe uma tendência dos consumidores escolherem produtos que vão de encontro com suas referências étnicas, como no caso, relacionado com grupos que não fumam, por uma tradição cultural.
	
	B
	Muitas pessoas escolhem seus produtos com base em suas atitudes e comportamentos em grupo, no caso o não consumo do cigarro por influência de amigos que não fumam.
	
	C
	A grande maioria das escolhas de consumo está relacionada a influência de variáveis familiares, ou seja, se o pai não fuma o filho também não vai fumar.
	
	D
	A escolha de um produto em relação a outro tem como item determinante o poder aquisitivo do consumidor, no caso, cigarro custa muito caro.
	
	E
	Alguns consumidores embasam suas escolhas em sua conduta, no caso, a propaganda faz um apelo ao aspecto de responsabilidade do fumante.
Você acertou!
A propaganda tem como base estratégica a exploração dos aspectos culturais do consumidor em específico os valores instrumentais que são os modos de comportamento ou conduta (valores-meio), como honestidade, responsabilidade e inteligência.
Vale ressaltar que muitos consumidores são influenciados por referências étnicas, atitudes e comportamento em grupo, influência de variáveis familiares e poder aquisitivo do consumidor, entretanto a propaganda em questão utiliza como estratégia questões relacionada à conduta.
Questão 4/5 - Sistema de Informação de Marketing
De acordo com o que vimos sobre ESTRATÉGIA COMPETITIVA/ VANTAGEM COMPETITIVA, observe as sentenças abaixo:
I- Estratégia competitiva é uma combinação das metas e das políticas adotadas para atingi-las.
II- Estratégia competitiva é o diferencial, a vantagem competitiva sustentável das organizações. 
III- A vantagem competitiva de uma empresa significa que esta possui um composto mercadológico considerado pelos mercado-alvo melhor do que o de seus concorrentes.
IV- A vantagem competitiva tem origem em uma competência sustentável (e de difícil imitação)  pelo maior tempo possível. Quando pensamos em algumas marcas ou em alguns produtos, logo os associamos a alguma característica que os diferencie.
É correto afirmar:
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as sentenças I e II estão corretas;
	
	B
	Apenas as sentenças II e III estão corretas;
	
	C
	Apenas as sentenças III e IV estão corretas;
	
	D
	As sentenças I, II, III e IV estão corretas;
Você acertou!
Segundo Paixão (2012), cap. 1, pg 18. Estão corretas: Estratégia competitiva é uma combinação das metas e das políticas adotadas para atingi-las. Estratégia competitiva é o diferencial, a vantagem competitiva sustentável das organizações. A vantagem competitiva de uma empresa significa que esta possui um composto mercadológico considerado pelos mercado-alvo melhor do que o de seus concorrentes. A vantagem competitiva tem origem em uma competência sustentável (e de difícil imitação)  pelo maior tempo possível. Quando pensamos em algumas marcas ou em alguns produtos, logo os associamos a alguma característica que os diferencie.
	
	E
	Apenas a sentença I está correta.
Questão 5/5 - Sistema de Informaçãode Marketing
Sabemos que a eficiência operacional e a estratégia, de acordo com Porter (1996), citado por Paixão ( 2011), são as bases de um desempenho excelente, mas é preciso se entender que se tratam de elementos diferentes. Para que uma empresa possa competir e fazer melhor do que seus concorrentes, ela deve preservar características próprias, proporcionando maior valor aos consumidores, o que permite manter um posicionamento estratégico com base no seu diferencial. Dessa maneira, a essência do posicionamento estratégico pode se basear em três aspectos diferentes.
Leia abaixo e identifique qual aspecto está sendo citado:
“Quando uma empresa produz melhor do que as rivais um determinado produto ou serviço, utilizando conjuntos distintos de atividades.”
Nota: 20.0
	
	A
	VARIEDADE
Você acertou!
Segundo Paixão(2012), cap. 1, pg 17. Na VARIEDADE, quando uma empresa produz melhor d que as rivais um determinado produto ou serviço, utilizando conjuntos distintos de atividades. Em NECESSIDADES, quando existem grupos de consumidores com diferentes necessidades e quando um conjunto integrado de atividades satisfaz melhor a essas necessidades. No acesso, quando uma empresa busca satisfaz às necessidades específicas de um conjunto de consumidores.
	
	B
	NECESSIDADES
	
	C
	ACESSO
	
	D
	VANTAGEM
	
	E
	COMPETITIVIDADE

Outros materiais