Buscar

Fichamento de Economia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fichamento de Economia
A economia é uma ciência social. Ligada as limitações dos bens. Os bens satisfazem as necessidades humanas.
Escassez ---- necessidades humanas ---- recursos ilimitados.
A economia é importante não apenas para o homem de negócio, mas também para o cidadão comum, pois ela ensina a raciocinar logicamente, com a finalidade de obter bons resultados sem muitos esforços.
Na Grécia antiga economia significava a arte de administrar o lar, a partir da renda familiar. Posteriormente as normas relativas à administração do lar passaram para a polis (cidade- Estado).
Economia é a ciência que estuda o emprego de recursos escassos entre diferentes usos possíveis, com a finalidade de obter melhores resultados.
Recursos escassos são os bens e serviços empregados na produção de mais bens através da tecnologia.
Nem sempre a produção de todos os bens pode ser aumentada ao mesmo tempo, no curto prazo porque os recursos disponíveis são limitados.
Curto prazo: É o espaço de tempo em que o estoque de alguns fatores de produção como capitais é fixo.
Longo prazo: espaço de tempo suficientemente longo para que todos os recursos produtivos sejam variáveis.
As necessidades dos indivíduos são ilimitadas, enquanto os bens e serviços que compõem sua cesta de consumo são escassos.
O objetivo da economia é atender as necessidades dos consumidores, através das atividades de produção e distribuição de bens e serviços.
Para produzir são utilizados recursos escassos que podem ser combinados de várias maneiras para gerar os diferentes bens. (Como produzir, o que produzir e para quem produzir).
A economia faz parte das ciências sociais, a sua atenção é centrada nas condições de prosperidade material, na acumulação da riqueza e em seus mecanismos de distribuição.
Caráter biunívoco: Troca entre as ciências sociais e seus conceitos. 
A economia abrange vários aspectos: políticos, jurídicos, sociológicos, psicológicos e filosóficos, seu trabalho não é limitado a apenas uma disciplina.
Como a sociedade é muito complexa, há alguns fatores que são de maior interesse para a economia (relevância maior) . 
Se um bem é escasso ele é econômico, o bem livre existe em abundância.
È possível: quantificar resultados, construir identidades quantificáveis, estabelecer relações quantitativas entre diferentes categorias de transações.
Bens de produção: Aqueles que são utilizados para produzir outros bens.
As necessidades são variáveis de tempo e estado.
Econometria é um ramo da economia que trabalha com a determinação através de cálculos matemáticos e estatísticos das leis quantitativas que regem a vida econômica.
Variáveis econômicas:
Variáveis fluxos: Que são quantificados em um longo período de tempo. Ex: PIB Variáveis estoque: Calculada em um pequeno período de tempo, e muda constantemente.
 A economia é fundamentalmente o estudo da escassez e dos problemas dela decorrentes.
A construção do conhecimento econômico fundamenta-se em bases metodológicas indutivas e dedutivas.
Relações incrementais: Estas expressam variações cumulativas, ao longo do tempo, que são dependentes ou não de fatores comuns ou interconectados. Podemos entender as relações incrementais da seguinte forma: em um longo período de tempo a renda nacional e os salários se expandiram, o que indica o aumento das duas variáveis em iguais proporções. No caso de se medir em unidades, poderíamos dizer que se o resultado fosse menor que 1, indicaria que os salários se expandiram proporcionalmente mais que a renda e, se maior que 1, indica que houve perdas da categoria dos salários em relação à renda nacional como um todo.
Relações matriciais: As relações matriciais nos indicam que um conjunto de setores como o químico, metalúrgico, têxtil, alimentício e tantos outros, estabelecem relações matriciais uns com os outros, sendo que, a medida que cada um deles produz para os demais, por outro lado, cada um desses setores é abastecido pelos demais. As economias nacionais constroem essas relações matriciais para evidenciar a estrutura das relações dentro do trabalho e produção realizados.
Fatores ou recursos de produção: Terra , trabalho, capital, tecnologia e empresariedade.
O fator terra É a base sobre a qual as atividades dos demais recursos são exercidas, é a origem de todo o processo de produção. Ex: solo, subsolo, água, clima, flora, fauna, sol, etc.
O fator trabalho é formado pela parcela da população total economicamente mobilizável, essa parcela é definida pela parcela da população que está apta a produção.
O fator capital compreende o conjunto de riquezas acumulados pela sociedade, destinada a produção de novas riquezas. Ex: máquinas, ferramenta, equipamentos. É necessário fazer a depreciação desses estoque, pois eles se desgastam com o passar do tempo para se chegar a formação líquida de capital fixo.
Tecnologia
Empresariedade.

Outros materiais