Buscar

Caso 4

Prévia do material em texto

Aplicação prática e teórica
Questão discursiva: 
Leia a reportagem a seguir: ?Antes de pedalar pelas ruas de Amsterdã com uma bicicleta vermelha e um sorriso largo, como fez na tarde da quarta-feira da semana passada, Ícaro Luís Vidal dos Santos, 25 anos, percorreu um caminho duro, mas que poderia ter sido bem mais tortuoso. Talvez instransponível. Ele foi o primeiro cotista negro a entrar na Faculdade de Medicina da Federal da Bahia. Formando da turma de 2011, Ícaro trabalha como clínico geral em um hospital de Salvador. A foto ao lado celebra a alegria de alguém que tinha tudo para não estar ali. É que, no Brasil, a cor da pele determina as chances de uma pessoa chegar à universidade. Para pobres e alunos de escolas públicas, também são poucas as rotas disponíveis. Como tantos outros, Ícaro reúne várias barreiras numa só pessoa: sempre frequentou colégio gratuito, sempre foi pobre ? e é negro. Mesmo assim, sua história é diferente. Contra todas as probabilidades, tornou-se doutor diplomado, com dinheiro suficiente para cruzar o Atlântico e saborear a primeira viagem internacional.? (Revista Isto É, 05/04/2013).
A partir da leitura do texto acima explique em que consiste o ?Mito das Três Raças? e interprete a história de Ícaro Luiz Vidal dos Santos com base nas discussões acerca da atualidade desse mito.
O Mito das Três Raças prega a harmonia na convivência entre brancos, negros e índios, sendo que a realidade mostra muitas contradições nesse argumento, seja nas questões financeiras, políticas, acadêmicas e trabalhistas. Icaro Vidal negro, pobre, estudade de escola publica, teria tudo para ser mais um marginal, viver à margem da sociedade, pois os negros são a maioria dos pobres, os pobres se utilizam em sua maioria de escolas públicas de níveis duvidosos no quesito qualidade e, para concluir, sofrem a pressão de uma sociedade que cultura futebol, farras e novelas, enquanto a educação e aos estudos não são mostrados com a mesma alegria que uma Copa do Mundo. Enfim, por ser de baixa condição social, Icaro tinha tudo para ser um peão ou drogado, mas trilhou o caminho da vitória e se formou em Medicina. 
Questão de múltipla escolha:
Há uma "ideologia abrangente" permeando todas as camadas e espaços sociais: "preguiça do índio", "melancolia do negro", a "cupidez" e "estupidez", do branco lusitano, responsáveis, nessa visão popular, pelo nosso atraso econômico e social, indigência cultural e a nossa necessidade de autoritarismo político, fator corretivo básico neste universo social que, entregue a si mesmo, só poderia degenerar.  (Roberto da Matta in Relativizando: uma introdução à antropologia social).
O fragmento de texto acima se refere ao pensamento de:
(X)A) Gilberto Freyre
B) Sérgio Buarque de Hollanda
C) Conde de Gobineau
D) Darcy Ribeiro
E) Fernando Henrique Cardoso

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes