Buscar

LEGISLAÇÃO SOCIAL II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
1.
	
Trabalhador, que mesmo não tendo vínculo empregatício, tem direito igual, como se empregado fosse:
		Trabalhador Autônomo.
		Trabalhador Eventual.
		Trabalhador Estrangeiro.
	Certo 	Trabalhador Avulso.
		Trabalhador Voluntário.
	
2.
	
Analise as assertivas abaixo e indique a alternativa correta
 I ¿ É possível afirmar que atualmente existem duas espécies de trabalhadores avulsos, o portuário e o avulso em movimentação de mercadoria em geral (não portuário), tendo a Constituição Federal assegurado a esses trabalhadores os mesmos direitos conferidos aos empregados urbanos e rurais.
II ¿ O trabalho autônomo é caracterizado especialmente pela ausência de subordinação jurídica ao tomador dos serviços, sendo o próprio trabalhador o responsável pela definição do tempo e do modo de execução dos serviços.
III ¿ A lei define como trabalhador eventual aquele que, sindicalizado ou não, presta serviço de natureza urbana ou rural, a diversas empresas, sem vínculo empregatício, com a intermediação obrigatória do órgão gestor de mão-de-obra ou do sindicato da categoria.
		Apenas as afirmações II e III são verdadeiras
		Apenas a afirmação I é verdadeira
	Errado 	Apenas as afirmações I e III são verdadeiras
	Certo 	Apenas as afirmações I e II são verdadeiras
		Apenas a afirmação II é verdadeira
	
3.
	
De acordo com as nossas aulas estudamos a atuação do OGMO que age como agência de colocação de mão de obra, Na hipótese de ocorrer algum problema com o pagamento da remuneração posso acionar o OGMO?
		não porque a responsabilidade é exclusiva do tomador;
	Certo 	sim, porque a responsabilidade é solidária;
	Errado 	sim, mas vai depender do estatuto do servidor para saber se tem ou não direito.
		não porque não há responsabilidade solidária;
		depende de lei complementar;
	
4.
	
Após o nosso estudo constatamos que os trabalhadores possuem certas características que os diferencia. Nesse sentido, podemos apontar como características marcantes do empregado rural:
	Certo 	vinculação a um empregador rural e prestação dos serviços em zona geográfica diversa de áreas de urbanização ou cujas atividades sejam preponderantemente agropastoris;
		vinculação a um empregador urbano e prestação dos serviços em zona geográfica diversa de áreas de urbanização ou cujas atividades sejam preponderantemente agropastoris;
		vinculação a um empregado rural e prestação dos serviços em zona geográfica diversa de áreas de urbanização ou cujas atividades sejam preponderantemente agropastoris
		vinculação a um Órgão gestor de mão de obra e seu respectivo tomador de serviços
		vinculação a um empregador urbano e atividade urbana prestação dos serviços em zona geográfica diversa de áreas de urbanização ou cujas atividades sejam preponderantemente agropastoris;
	Gabarito Coment. 	
	
5.
	
Para cada tipo de trabalhador existem características próprias. A seguir serão apontadas duas características de um determinado trabalhador que devem ser observadas para posteriormente assinalar a alternativa que se enquadram dentro do perfil exposto. 1)pagamento pelo serviço prestado na forma de rateio entre os empregados; 2)serviços de curta duração.
		autônomo;
	Certo 	avulso; .
		estatutário.
		empregado publico;
		doméstico;
	
6.
	
É incompatível com a figura do Empregador:
	Certo 	Eximir-se dos riscos da atividade econômica.
		Pessoa Jurídica.
		Dirigir a prestação pessoal do serviço.
	Errado 	Assalariar.
		Pessoa física.
	
7.
	
Tipo de trabalhador que não é dirigido pelo tomador de serviços na realização de suas tarefas, nem mesmo controles de horário, direção, fiscalização daquele para quem se dirige o trabalho:
	Certo 	Trabalhador Autônomo.
		Trabalhador Avulso.
	Errado 	Trabalhador Doméstico.
		Todas as alternativas estão corretas.
		Trabalhador Temporário.
	
8.
	
Após o estudo das nossas aulas verificamos que existe a figura do trabalho voluntario que é regulado pela Lei nº 9.608/98 que se exteriora pela prestação de atividade proporcionada por pessoa física à entidade pública de qualquer natureza, ou à instituição privada de fins não lucrativos, Com objetivos: cívicos, culturais, educacionais, recreativos ou de assistência social. Sendo assim, podemos afirmar que em relação ao trabalho voluntario não há possibilidade de formação de vinculo empregatício, pois falta o requisito da:
		pessoalidade;
	Errado 	funcionalidade.
		habitualidade;
	Certo 	onerosidade;
		integralidade;
	Gabarito Coment. 	
Col@bore

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais