Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÕES DISCURSIVAS PERSPECTIVAS EM S.S.
1)(...)há uma ênfase exagerada nas técnicas e nos instrumentais, como se a profissão pudesse ser reduzida á aplicação de procedimentos sistematizados. No entanto, para Guerra (2010), a metodologia, a instrumentalidade do Serviço Social pode assumir dois caminhos: o conservadorismo ou a emancipação. EXPLIQUE. R: O conservadorismo faz referência à manutenção de práticas já desenvolvidas, sem que sobre elas seja realizada uma reflexão. Já a emancipação consiste em buscar, por meio da práxis, a superação da ação pautada exclusivamente no tecnicismo. O que daí deriva é a requisição por um profissional que seja “culturalmente versado e atento ao tempo histórico mas que tenha também pleno domínio da metodologia de sua intervenção. 
2)O serviço social está inserido na categoria trabalho dentro da divisão sócio técnica do trabalho(IAMAMOTO,2013,P26).EXPLIQUE. R: O Serviço Social é uma profissão inscrita na divisão sócio-técnica do trabalho capitalista. Exerce, portanto, seu fazer profissional no contexto da contradição e luta das classes fundamentais; burguesia e proletariados. Nesse espaço sócio-ocupacional o assistente social participa do processo de reprodução das relações sociais, fazendo com que a mesma ação interventiva atenda aos interesses das duas classes sociais.
3)Para o capitalismo, é importante que o trabalhador não pense e apenas realize o trabalho para o qual foi designado. Se nos reportarmos ao cinema, veremos em uma cena do filme TEMPOS MODERNOS, de Charles Chaplin (1936), O ator apertando parafusos exaustivamente na linha de montagem, Posteriormente, sendo engolido pelas engrenagens, o que revela uma das faces do capitalismo (SANTIAGO; LEANDRO, p.13,2013. Livro texto: Perspectivas profissionais em serviço social).Diante desse fato, explique a tensão capital X trabalho. 
 R: Nesse processo, onde as características sociais de seu trabalho a eles se contrapõem, por assim dizer, capitalizadas (na maquinaria, por exemplo, os produtos visíveis do trabalho se revelam dominadores do trabalho), o mesmo se dá naturalmente com as forças naturais e com a ciência, o produto do desenvolvimento histórico geral elas os enfrentam como forças do capital. 
4)Explique cada uma das dimensões de competências do serviço social: ético-política, técnico-operativa e teórico-metodológica. R: TEÓRICO-METODOLÓGICA, CAPACIDADE DE APREENSÃO DO MÉTODO E DAS TEORIAS E RELAÇÃO COM A PRÁTICA: ÉTICO-POLÍTICA PRINCIPIOS E VALORES HUMANOS-GENÉRICOS, OBRJETIVOS E FINALIDADE DAS AÇOES; TÉCNICO-OPERATIVO: CAPACIDADE DE ARICULAR MEIOS E INSTRUMENTOS PARA MATERIALIZAR OS OBJETIVOS COM BASE NOS VALORES.
5)Concomitantemente á exploração da força de trabalho, o sistema capitalista provocou inúmeros problemas sociais decorrentes do crescimento exorbitante da população urbana, visto que as cidades não tinham infra estrutura adequada para comportar tantas pessoas(SANTIAGO;LEANDRO,p.18, 2013 .Livro texto: Perspectivas profissionais em serviço social). Explique a questão social e suas expressões.
6)quadrinhos... Prova da Rosa (olhem no e-mail) Explique o papel do assistente social nessa tensão entre capital e trabalho. R: Neste cenário, o exercício do Serviço Social, encontra se vinculado às novas formas de gestão requeridas das mudanças tecnológicas e das organizações junto ao processo produtivo. O Serviço Social sempre foi chamado pelas empresas para eliminar focos de tensões sociais, criar um comportamento produtivo da força de trabalho, viabilizar benefícios sociais, atuar em relações humanas na esfera do trabalho.
7)Descreva três áreas de atuação do Serviço Social Contemporâneo 
R: O Serviço Social no País, por se caracterizar como profissão histórica, passa por processos de adequação e reestruturação, em decorrência de mudanças bruscas de caráter social, político, econômico e cultural. Nesse ponto, vale ressaltar que são exatamente essas alterações que impediram a consolidação satisfatória dos direitos humanos e da cidadania perante a sociedade civil. Ademais, vivencia-se hoje um desmonte das políticas sociais e dos direitos operado pela política neoliberal, e pelo progressivo processo de exclusão social desencadeado por ela, prejudicando o histórico de conquistas decorrentes das grandes lutas sociais e da participação popular.
8)Considerando o projeto ético-politico do Serviço Social como um projeto profissional, explique como as mudanças na sociedade reverberam na profissão.