Buscar

fundamentaçao teorica relatorio fisica 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
 DECOMPOSIÇÃO DE FORÇAS
 
 Decomposição de forças em duas componentes perpendiculares Fx e Fy.
Há situações em que pode ser vantajoso substituir uma força por duas outras forças perpendiculares, isto é, fazer a decomposição de em forças componentes perpendiculares, como fazemos quando trabalhamos com vetores em geral.
Vejamos, por exemplo, o caso da força da figura acima. Vamos decompor essa força em duas forças componentes sobre as direções perpendiculares x e y. Dessa forma, podemos afirmar que:
Isto é, a força é a resultante de e . Isso significa que as forças e , atuando juntas, produzem o mesmo efeito de força atuando sozinha. Portanto, a força da figura acima pode ser substituída pelo par de forças e .
Vamos considerar o triângulo retângulo em amarelo da figura acima. A partir dele temos que:
Se considerarmos o triângulo retângulo não colorido da figura acima, teremos a seguinte relação:
3. DESCRIÇAO DO EXPERIMENTO
A atividade proposta no laboratório de física foi de realizar um experimento com o painel de forças, onde deveríamos medir as forças em x e y. Sendo elas as seguintes F1x, F1y e F2x, F2y.
Através dos cálculos encontrar a força resultante obtida no dinamômetro central, usando a margem de erro poderia encontrar um valor bem próximo.
Materiais Utilizados:
Painel metálico
Transferidor
3 dinamômetros
Calculadora
lanterna
Antes de realizar a montagem do painel de forças deverá conferir se estar tudo certo com os seus materiais, pois caso haja defeito poderá afetar o resultado do experimento.
 
 Painel de força montado corretamente. 
Os dinamômetros são peças muito frágeis, teve que se tomar muito cuidado para não quebra-los tanto na hora de encaixa-los no painel como na hora de alinhar. Os dinamômetros possuem marcações onde cada faixa azul tem o valor de 0,2 N e as linhas brancas tem o valor de 0,02N. As medidas em newton facilita muito na hora de realizar os cálculos pois não precisa fazer conversão. 
 
 Dinamometro utilizado no experimento.
 
Após feita a montagem é hora de escolher qualquer um dos três dinamômetros presentes no painel de forças para obter o valor do ângulo , estique suavemente o dinamômetro até o valor que quiser e com o auxilio de uma lanterna verifique se esta alinhado ao ângulo no transferidor através da sombra obtida pela luz da lanterna.
Estando alinhado anote o ângulo que esta marcando, anote também os valores que esta marcando em cada dinamômetro e nomeie cada dinamômetro nas seguintes condiçoes:F1,F2 e F3.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais