Buscar

AVP PLANEJAMENTO RECURSOS HUMANOS 2018

Prévia do material em texto

Avaliação Parcial: GST0413_SM_201402389779 V.1 
	Aluno(a): 
	Matrícula: 2779
	Acertos: 8,0 de 10,0
	Data: 07/05/2018 13:44:20 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201403414157)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O planejamento estratégico é consagrado pelas empresas, com o desígnio de desenvolver suas estratégias e, assim sendo, defrontar o ambiente irrequieto e competitivo do mercado do trabalho, para que possam alcançar os resultados almejados. Em decorrência disto, do que trata a fase da missão da empresa da metodologia de planejamento estratégico, proposta por Oliveira, Djalma de Pinho Rebouças de (2001)?
		
	 
	Estabelecimento da missão da empresa: corresponde ao papel da organização em relação à sua operação no mercado, ou seja, a que tipo de necessidade a empresa satisfaz, ao oferecer produtos ou serviços ao mercado, estabelecimento dos propósitos atuais e potenciais: determinar quais são os setores em que a organização atua ou deseja atuar, de acordo com a sua missão, estruturação e debate de cenários: estudar os cenários, na tentativa de prever o comportamento futuro de eventos que possam afetar a organização, estabelecimento da postura estratégica: a partir da análise dos cenários, estabelecer sua postura estratégica que determinará como a organização se posicionará frente o ambiente, considerando sua missão a ser realizada, estabelecimento das macroestratégias e macropolíticas: as macroestratégias consistem em como a empresa aproveitará as oportunidades do ambiente. As macropolíticas orientarão o processo de tomada de decisão.
	
	Estabelecimento da missão da empresa: corresponde ao papel da organização em relação à sua operação no mercado, ou seja, a que tipo de necessidade a empresa satisfaz, ao oferecer produtos ou serviços ao mercado, estabelecimento dos propósitos atuais e potenciais: determinar quais são os setores em que a organização atua ou deseja atuar, de acordo com a sua política, estruturação e debate de cenários: estudar os cenários, na tentativa de prever o comportamento futuro de eventos que possam afetar a organização, estabelecimento da postura estratégica: a partir da análise dos cenários, estabelecer sua postura estratégica que determinará como a organização se posicionará frente o ambiente, considerando sua missão a ser realizada, estabelecimento das macroestratégias e macropolíticas: as macroestratégias consistem em como a empresa aproveitará as oportunidades do ambiente. As macropolíticas orientarão o processo de tomada de decisão.
	
	Estabelecimento da missão da empresa: corresponde ao papel da organização em relação à sua operação no mercado, ou seja, a que tipo de necessidade a empresa satisfaz, ao oferecer produtos ou serviços ao mercado, estabelecimento dos propósitos atuais e potenciais: determinar quais são os setores em que a organização atua ou deseja atuar, de acordo com a sua missão, estruturação e debate de cenários: estudar os cenários, na tentativa de prever o comportamento futuro de eventos que possam afetar a organização, estabelecimento da postura estratégica: a partir da análise dos cenários, estabelecer sua postura estratégica que determinará como a organização se posicionará frente o ambiente, considerando sua visão a ser realizada, estabelecimento das macroestratégias e macropolíticas: as macroestratégias consistem em como a empresa aproveitará as oportunidades do ambiente. As macropolíticas orientarão o processo de tomada de decisão.
	
	Estabelecimento da missão da empresa: corresponde ao papel da organização em relação à sua operação no mercado, ou seja, a que tipo de necessidade a empresa satisfaz, ao oferecer produtos ou serviços ao mercado, estabelecimento dos propósitos atuais e potenciais: determinar quais são os setores em que a organização atua ou deseja atuar, de acordo com a sua missão, estruturação e debate de cenários: estudar os cenários, na tentativa de prever o comportamento passado de eventos que possam afetar a organização, estabelecimento da postura estratégica: a partir da análise dos cenários, estabelecer sua postura estratégica que determinará como a organização se posicionará frente o ambiente, considerando sua missão a ser realizada, estabelecimento das macroestratégias e macropolíticas: as macroestratégias consistem em como a empresa aproveitará as oportunidades do ambiente. As macropolíticas orientarão o processo de tomada de decisão.
	 
	Estabelecimento da missão da empresa: corresponde ao papel da organização em relação à sua operação no mercado, ou seja, a que tipo de necessidade a empresa satisfaz, ao oferecer produtos ou serviços ao mercado, estabelecimento dos propósitos futuros e potenciais: determinar quais são os setores em que a organização atua ou deseja atuar, de acordo com a sua missão, estruturação e debate de cenários: estudar os cenários, na tentativa de prever o comportamento futuro de eventos que possam afetar a organização, estabelecimento da postura estratégica: a partir da análise dos cenários, estabelecer sua postura estratégica que determinará como a organização se posicionará frente o ambiente, considerando sua missão a ser realizada, estabelecimento das macroestratégias e macropolíticas: as macroestratégias consistem em como a empresa aproveitará as oportunidades do ambiente. As macropolíticas orientarão o processo de tomada de decisão.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201402502526)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Considerando o planejamento estratégico em longo prazo faz-se a previsão de: I - diversas situações e possibilidades de mudanças de cenário; II - soluções dos problemas operacionais do dia-a-dia; III - novas habilidades e competências; IV - eliminação das dificuldades de treinamento e desenvolvimento de pessoal; V - busca de alternativas hoje para suprir essas discrepâncias futuras de talentos. Estão corretas as afirmações:
		
	
	Dois; três e quatro
	
	Dois; quatro e cinco
	 
	Um; três e cinco
	
	Um; dois e três
	
	Três; quatro e cinco
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201403509664)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Qual dos tópicos abaixo está relacionado com Oportunidades do Ambiente Externo?
		
	
	Preços elevados em relação à concorrência
	 
	Expansão da classe média brasileira
	
	Sistema de Distribuição de alto desempenho
	
	Elevação dos custos de matérias primas
	
	Sólida geração de fluxo de caixa
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201403302240)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No estudo dos cenários diversos fatores são analisados. Qual o fator que leva em consideração: tendências demográficas, atuação sindical, distribuição de renda, níveis de emprego e mudanças de estilo de vida:
		
	 
	Aspectos sociais
	
	Desenvolvimento de tecnologias
	
	Ações da concorrência
	
	Exigências legais
	
	Tendências econômicas
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201402502382)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Para levantar os dados quantitativos necessários ao Planejamento, você poderá obtê-los, sem dificuldades, em RH no setor de Administração de Pessoal ou Departamento de Pessoal (DP). De uma maneira geral, que tipo de relatórios podem ser encontrados neste setor, que auxiliem na elaboração do Planejamento? Assinale a alternativa cuja resposta seja correta, e em conformidade com o enunciado da questão
		
	 
	Relatórios Básicos e/ou específicos informando o número total de empregados por cargo, por área, por setor, por escolaridade, etc
	
	Relatórios Específicos informando as possibilidades de crescimento no Mercado
	
	Relatórios não específicos com informações gerais
	
	Relatórios Básicos informando o número de pessoas que foram desligadas na empresa no último mês
	
	Relatórios Básicos e/ou específicos informando o faturamento da empresa
	
	
	Gabarito Coment.6a Questão (Ref.:201403121662)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na definição de Cultura Organizacional, o autor Edgar Schein considera que a cultura da organização integra elementos formais e informais. Dentre as opções abaixo, qual representa elemento formal:
		
	 
	A Cultura Oficial da Empresa
	
	Subculturas dos participantes da organização, a famosa rádio-corredor.
	
	As interações sociais entre os colaboradores.
	
	Experiências de um colaborador.
	
	A cultura dos parceiros externos.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201403539646)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	No que diz respeito aos objetivos, aos desafios e às características da gestão de pessoas, assinale a opção correta.
		
	
	O principal objetivo de setores estratégicos de gestão de pessoas é integrar os interesses conflitantes dos grupos que operam na organização, favorecendo a implementação dos planos e projetos da área.
	
	A adoção do conceito de estratégia incentiva a centralização das ações de implementação das políticas e práticas de pessoal nos próprios setores de gestão de pessoas.
	 
	As características do ambiente e do contexto de cada organização resultam em interações particulares entre as dimensões instrumental, política e estratégica de recursos humanos.
	 
	Aspectos políticos devem ser desconsiderados pelos setores de gestão de pessoas na medida em que restringem as possibilidades de sucesso dos planos e projetos da área.
	
	Práticas de gestão alheias às orientações estratégicas das organizações tendem a contribuir pouco para o desempenho das empresas e o bem-estar de seus profissionais.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201403231432)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Uma estratégia organizacional deve considerar os fatores derivados dos ambientes interno e externo. Leia as sentenças abaixo e em seguida assinale a opção correta sobre estes ambientes: I- Ambiente interno de uma organização pode ser visto como os níveis salariais, a localização geográfica, o clima e a cultura organizacional, entre outros fatores. II- Ambiente externo de uma organização pode ser visto como a quantidade e a qualidade da mão de obra disponível, os níveis salariais de remuneração do mercado, a disputa de mão de obra em função do aquecimento do mercado, as políticas governamentais, a concorrência, a qualidade da formação educacional e técnica dos candidatos, etc. II- Ambiente externo de uma organização pode ser visto como os níveis salariais, a localização geográfica, o clima e a cultura organizacional, entre outros fatores. Opções:
		
	
	Apenas a resposta III está correta.
	 
	Apenas as respostas I e II estão corretas
	
	As respostas I, II e III estão corretas.
	
	Apenas a resposta II está correta.
	
	Apenas a resposta I está correta.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201403590193)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Referente ao cargo de trainee podemos afirmar que:
		
	
	As habilidades consideradas inatas podem ser desenvolvidas caso haja motivação e com a aplicação de técnicas apropriadas utilizando teorias apenas práticas e disciplinar.
	
	É o procedimento que consiste no provimento de informação a uma pessoa sobre o desempenho, conduta ou eventualidade executada por ela que objetiva reprimir, reorientar e/ou estimular uma ou mais ações determinadas executadas anteriormente.
	
	É um estudante complementando sua formação profissional e não um profissional já pronto para atuar no mercado. Dessa forma, esse profissional deve contemplar essa peculiaridade no tratamento das relações entre ele e a empresa, no qual é orientado para a elaboração das atividades a serem executadas.
	 
	Costuma ter duração de 1 a 3 anos, período em que o funcionário tem um tutor, recebe treinamentos e participa de cursos voltados à gestão de sua carreira, conhecimento de processos de uma ou mais áreas da empresa e à gerência de pessoas.
	
	Deve ser contemplado como um procedimento didático que conduz o aluno a situar, observar e aplicar criteriosa e reflexivamente, princípios e referenciais teóricos-práticos assimilados através do curso, numa visão multidisciplinar, sem perder de vista a realidade na qual se encontra inserido.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201403231410)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Um programa de estágio deve trabalhar para eliminar ou reduzir as discrepâncias de pessoal por meio da preparação da mão de obra. Leia as sentenças abaixo e em seguida assinale a opção correta: I- O Programa de Estágio visa à preparação de estudantes de nível médio e / ou superior, por meio da participação prática em atividades de sua formação. II- O Estagiário é um estudante complementando sua formação profissional e não um profissional já pronto para atuar no mercado. III- ao estudante, considerado estagiário, a garantia de que será preparado adequadamente, dentro de sua formação, sem ser utilizado como mão de obra barata. Opções:
		
	
	Apenas as respostas II e III estão corretas.
	 
	As respostas I, II e III estão corretas.
	
	Apenas a resposta I está correta.
	
	Apenas a resposta II está correta.
	
	Apenas a resposta III está correta.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes