Buscar

U.1 T.1

Prévia do material em texto

U.1 T.1
ÉTICA GERAL
1 – INTRODUÇÃO
Lisboa: pode-se definir o termo ética como sendo um ramo da filosofia que lida com o que é moralmente bom ou mau, certo ou errado.
 	A Ética também esta relacionada com a questão de transparência q nos dias atuais tanto se tem falado sobre isso, quer seja na Administração Publica, nas emp. ou outros ambientes, q envolvam questões relacionadas a prestação de contas. Para o IBGC “a boa governança proporciona aos proprietários a gestão estratégica de sua emp. e a monitoração da direção executiva”. Entre os valores do IBGC estão transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Para o IBGC transparência é mais que a obrigação de informar é o desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos. A adequada transparência resulta um clima de confiança, tanto internamente, quanto nas relações da empresa com terceiros. Não deve restringir-se ao desempenho econômico-financeiro, contemplando também os demais fatores (inclusive intangíveis) que norteiam a ação gerencial e que conduzem à criação de valor.
	Portanto a gestão reflete a maneira pela qual os gestores estão conduzindo as emp., se for de forma transparente, provavelmente, é uma emp. q se preocupa com questões éticas.
2 – CONCEITO DE ÉTICA
	Pensar no q é ética, parece ser bastante simples, pois seria decidir se determinada situação é certa ou errada, porem vivemos em uma sociedade, e diariamente nos relacionamos com outras pessoas. Essa relação faz com q pareçam conflitos, por que cada individuo possui suas crenças e valores e o q para uma pessoa parece certo para outra pode não ser. 
	Por esse motivo, faz-se necessário conhecer o significado da palavra ética, q etimologicamente, vem do grego “ethos” e significa hábitos ou costumes, forma de vida adquirida ou conquistada pelo homem, ou seja, refere-se a padrões de conduta.
	Lisboa: menciona q as palavras éticas e moral em termos etimológicos possuem a mesma base, ou seja, hábitos e costumes. Vasquez completa, é a “ciência q estuda a moral ou comportamento moral dos homens em sociedade. É a teoria da moral”. Desta forma, podemos perceber q a ética se apresenta sempre por normas, cuja base esta na moral. Essa normas éticas se apresenta sempre por normas, cuja base esta na mora. Essas normas éticas servem de parâmetros para os atos dos indivíduos e da sociedade.
3 – ÉTICA E FILOSOFIA
	A questão ética vem sendo discutida há bastante tempo, pois envolve padrões comportamentais de acordo com cada grupo de pessoas, na própria sociedade, sempre buscando entender os conflitos de interesse da forma mais adequada possível.
	Contudo, é interessante saber q a ética esta relacionada a filosofia, cfe evidenciado por Chauí nos quatro períodos da filosofia grega, demonstrando a mudança de conteúdo e seu enriquecimento no decorrer destes períodos:
1. Período pré-socrático ou cosmológico, do final do século VII ao final do século V a.C., quando a Filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações na Natureza.
2. Período socrático ou antropológico, do final do século V e todo o século IV a.C., começam a serem investigadas as questões humanas, ou seja, a ética, a politica e as técnicas, buscando saber qual é o lugar do homem no mundo.
3. Período sistemático, do final do século IV ao final do século III a.C., “quando a Filosofia busca reunir e sistematizar tudo quanto foi pensado sobre a cosmologia e pelas investigações sobre a ação humana na ética, na politica e nas técnicas. “É neste período q se desenvolvem a teoria do conhecimento, a psicologia e a lógica. 
4. Período helenístico ou greco-romano, do final do século III a.C. até o século VI d.C. Foi o período mais longo e abrange o domínio de Roma e foi qdo surgiu o cristianismo. A Filosofia preocupou-se neste momento, principalmente com questões ética, conhecimento e relações entre homem e natureza e destes dois com Deus.
	Portanto, a ética já vem sendo discutida há vários anos e se iniciou com os filósofos.
	Além disso, considerando o pensamento filosófico dos antigos, a ética possui três princípios da vida moral , cfe Chaui: 
1. por natureza, os seres humanos aspiram ao bem e à felicidade, que só podem ser alcançados pela conduta virtuosa;
2. a virtude é uma excelência alcançada pelo caráter, tanto assim q a palavra grega q a designa é arete, que quer dizer excelência. É a força interior do caráter q consiste na consciência do bem e na conduta definida pela vontade guiada pela razão, pois cabe a esta última o controle sobre instintos e impulsos irracionais descontrolados que existem na natureza de todo ser humano;
3. a conduta ética é aquela na qual o agente sabe o que está e o que não está em seu poder realizar, referindo-se, portanto, ao que é possível e desejável para um ser humano. Saber o que está em nosso poder significa, principalmente, não se deixar arrastar pelas circunstâncias, nem pelos instintos, nem por uma vontade alheia, mas afirmar nossa independência e nossa capacidade de autodeterminação.
	Desta forma, percebe-se q qdo a pessoa tem uma conduta ética, ela sabe exatamente o q faz e o q não faz, agindo de acordo com sua consciência, independente dos outros. Essa pessoa tem em sua consciência a razão q guia suas atitudes, não o deixando praticar ações de modo impulsivo ou de maneira descontrolada.
	A partir disso, podemos identificar q ética e transparência andam juntas e estão relacionadas com a gestão das emp. Os gestores são responsáveis das empresas e devem ser os primeiros a dar ex. desenvolvendo uma pratica de gestão guiada pela consciência de cada um e de uma forma racional.
4 – TRANSPARENCIA, ETICA E GESTÃO
	A palavra ética tem sido mto mencionada ultimamente em vários segmentos e níveis. São mtas as situações nas quais se comenta q não houve uma postura ética ou q as pessoas envolvidas não agiram de forma ética.
	Ser ético é uma característica importante e envolve outros valores como ser honesto, assumir decisões, ser sensato e justo. As pessoas é q fazem as organizações e são essas pessoas q tomam decisões e representam as emp.
	Arruda menciona q “no mundo dos negócios a ética analisa ações individuais sistema organizacionais e a influencia de macrofatores, q não dependem da liderança de uma emp: tecnologia, acordos internacionais, sistemas econômicos, entre outros.
	Cfe mencionam Jesus e Alberton “ a transparência diz respeito a informações relevantes e confiáveis relativas as atividades da emp., à analise dos resultados e da posição financeira, bem como as perspectivas futuras da emp. entre outras.
	Portanto a credibilidade de uma organização pode estar relacionada com a pratica de valores como a honestidade, integridade, respeito com as pessoas envolvidas em todo processo e transparência. Contudo, nada disso é possível se as pessoas q fazem parte do processo não tenham princípios e valores q possam garantir a sustentabilidade para a emp.
	Whitaker explica q o ser humano não é um mero fator de produtividade, mas sim o principal elemento da emp. e complementa: Peq., media e grandes emp. q desejarem se projetar no mundo corporativo deverão levantar a bandeira da ética, q transparecerá nas ações de seus acionistas, executivos e auditores, colaboradores, clientes e parceiros. As pessoas é q serão éticas ou não. As emp. no desenvolvimento de suas atividades revelarão o caráter das pessoas q as representam. 
	Dessa forma, pode-se perceber a relação entre ética, transparência e gestão, no momento em q as emp. demonstram estarem mais preocupadas com questões ambientais e sociais, qualidade de seus produtos, entre outro, estão sendo mais transparentes e éticas. A questão da transparência evidencia uma postura responsável pela ética e com as diversas situações d fazem parte do cotidiano das emp., sejam elas positivas e negativas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes