Buscar

U.1 T.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

U.1 T.2
2 O SIGINIFICADO DA ÉTICA NA CONDUTA HUMANA
Para identificar o significado da ética na conduta humana, é necessário esclarecer antes a que se refere conduta humana, ela nos remete a questão da consciência de cada ser humano. Lacerda (2010, p. 12) menciona que o “certo ética é um certo moral, é o ato correto, é agir bem, independentemente de o ato estar ou não de acordo com as leis e códigos”.
Em qualquer situação a ética esta sempre relacionada com a conduta, e qualquer regra de conduta esta relacionada com a vontade do ser humano, ou seja, sua capacidade de fazer escolhas, dependendo das circunstancias. (LACERDA, 2010)
3 ÉTICA E MORAL
Conforme Lisboa (2007, p. 22), o objeto e objetivo da ética são:
A ética, enquanto ramo do conhecimento tem por objeto o comportamento humano no interior de cada sociedade. O estudo desse comportamento, com o fim de esclarecer os níveis aceitáveis que garantam a convivência pacifica dentro das sociedades e entre elas, constitui o objeto da ética. Assim pode-se definir ética como sendo um ramo da filosofia que lida com o que é moralmente bom ou mau, certo ou errado.
Para ficar mais claro, apresentamos dois exemplos evidenciados por Chauí (2010), conforme segue:
É o caso de uma pessoa querida, com uma grave doença, da qual existe mais solução, uma vez que a pessoa esta mantendo-se viva por meio de aparelhos, sendo que a pessoa esta inconsciente. Neste caso, seria melhor deixa-lo morrer? É possível desligar os aparelhos? Não temos direito de fazer isso? O que seria correto?
Demonstramos que a decisão pode ir muito além do que é certo ou errado, justo ou injusto, exigindo uma avaliação de conduta, que terá consequências para nos e para os outros.

Outros materiais