Buscar

U2. T.2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

U.2 T.2
OPERAÇÕES DIVERSAS QUE AFETAM AS COMPRAS E VENDAS DE MERCADORIAS
REGISTRO EM CONTAS DESDOBRADAS: Para q a contabilidade seja eficaz na analise gerencial, a empresa deve utilizar contas desdobradas, ou seja, deverá criar tantas contas quanto necessário para registrar suas operações.
SISTEMA DE INVENTÁRIO PERIÓDICO: é feita a contagem do estoque ocasionalmente, dessa forma, o Custo das Mercadorias ou Produtos Vendidos é conhecido somente nessa fase. Essa contagem é feita no final do mês, trimestre, semestre ou ano. CMV=EI+C-EF
 Esse sistema dispensa controles contábeis rigorosos, mas é preciso ter os seguintes cuidados:
a-	Se relatório de EF estiver incorreto e lançado a maior, haverá CMV menor do que o real.
b-	Se relatório de EF estiver incorreto e lançado a menor, haverá CMV maior do que o real.
Qndo se utiliza Sistema de Inv. Periódico, o relatório de EF deve estar totalmente correto, caso contrário, contabilmente, se terá além de estoques avaliados incorretamente tbm um resultado do exercício inconsistente.
SISTEMA DE INVENTÁRIO PERMANENTE: as variações nos estoques são lançadas no ato da compra, venda ou qqr operação que possa vir a modificá-lo, não necessitando, dessa forma, que a empresa forneça o relatório de estoques existentes para que se apure o CMV.
No Sistema de Inv. Permanente, os controles precisam ser mais rigorosos, além de aumentar o n. de lançamentos, porém as informações sobre saldos de estoques e custos desses são apuradas a qqr tempo, o q propicia uma grande vantagem na tomada de decisão.
FRETES E SEGUROS SOBRE COMPRAS: “o custo real de uma mercadoria adquirida não é somente o constante de NF, mas o que resulta da soma desta com tds as despesas necessárias para a colocação do produto em condições de venda.”
ABATIMENTOS SOBRE COMPRAS: O abatimento ocorre normalmente por algum defeito, avaria ou algo que esteja em inconformidade com o pedido. O abatimento sobre compra ocorre depois que a mercadoria for recebida, pois é somente nesta fase que é descoberto o problema. 
Não é destacado em NF nenhum valor que evidencie o abatimento, uma vez que este é apenas constatado após a emissão da referida nota, ou seja, no recebimento das mercadorias.
DESCONTOS INCONDICIONAIS OBTIDOS: Diferente do abatimento, ele é aquele q a empresa compradora consegue junto ao fornecedor no ato da compra, na própria NF já é destacado o desconto.
Esse fato ocorre para bonificar o comprador pela quantidade comprada, pelo tempo de relação comercial e entre outros motivos internos, que não contemplam quaisquer problemas nas mercadorias.
DEVOLUÇÕES DE COMPRAS: podem acontecer por vários motivos, dentre alguns se destacam: problemas nas embalagens ou nos próprios produtos q podem estar inconsistentes com o pedido, data de entrega em atraso, dentre outros.
DEVOLUÇÕES DE VENDAS: devolução para quem a vendeu, nesse caso, o fornecedor que está recebendo a mercadoria de volta do seu cliente.
NOTA: Perceba que as contas em geral são as mesmas utilizadas nas vendas de mercadorias, porém:
- Ao invés de utilizar o estorno da conta de vendas é DB “Devol. De Vendas”, q constará nas deduções da receita bruta na DRE.
- qnto ao ICMS, na venda é utilizado ICMS a Pg, na devol. É utilizado ICMS a Compensar.
- somente no final do período será feita a apuração do ICMS, do PIS e da COFINS.
ABATIMENTO SOBRE VENDAS: nesse caso o abatimento é para quem a vendeu, o fornecedor. Na NF não é destacado nenhum valor que evidencie o abatimento, este é apenas constatado após a emissão da referida nota, ou seja, na entrega das mercadorias.
DESCONTOS INCONDICIONAIS CONCEDIDOS: este á para quem a vendeu, nesse caso, o fornecedor.
FRETES SOBRE VENDAS: diferente do s/compras, este não á adicionado ao custo da mercadoria, mas sim, considerado como sendo uma despesa de venda na DRE, indiferente se for adotado o sistema de Inv. Periódico ou Permanente.
Neste caso, na NF não é destacado nenhum valor que evidencie o frete sobre venda, uma vez q este é uma despesa e não um valor cobrado do cliente.
Para q gere o direito de CR, a empresa que está vendendo deveria contratar uma transportadora, onde esta ultima emitiria um CTRC para cobrar tais serviços.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais