Buscar

Atividade Diagnóstica 2 Comportamento Organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1)
As habilidades e competências de um líder são descritas por Quinn em oito papéis. O papel de mentor é um deles. Assinale, a seguir, a alternativa que se refere a esse papel:
Alternativas:
a)
Apresentar ideias aos colaboradores de maneira eficaz e dinâmica, negociando e mostrando os benefícios que elas poderão proporcionar, para que todos possam adotá-las.
b)
Criar um ambiente onde os colaboradores se sintam motivados e comprometidos com a produtividade, de maneira autônoma, de modo que este ambiente influencie positivamente líder e colaboradores.
c)
Utilizar e incentivar a criatividade na geração de novas ideias e na solução de problemas.
d)
Apoiar os colaboradores, reconhecer seus esforços e ajudar no desenvolvimento individual de cada um, promovendo treinamento e aprimorando as competências de cada colaborador.
e)
Ter controle de todos os processos de trabalho da equipe, estar atento a todas as informações necessárias para o bom andamento do trabalho da equipe.
2)
Com base na Teoria do Reforço de Skinner, assinale a alternativa FALSA:
Alternativas:
a)
Baseia-se na ideia de que o comportamento é determinado por suas consequências, afirmando que comportamentos reforçados tendem a se repetir.
b)
A punição suprime o comportamento ocasionando um evento aversivo ou retirando um evento positivo.
c)
O reforço é uma consequência do comportamento que aumenta a probabilidade de ele acontecer novamente. Sua aplicação é mais eficaz quando segue um comportamento de modo imediato.
d)
Um comportamento pode ser modelado, reforçando respostas que sejam cada vez mais parecidas com a resposta desejada.
e)
O reforço positivo consiste em dar uma punição, e o reforço negativo consiste em retirar alguma coisa da qual o indivíduo não gosta.
3)
Com base em seus conhecimentos acerca de liderança carismática, assinale a alternativa FALSA:
Alternativas:
a)
Trata-se de líder voltado para o trabalho, que não se atenta para as pessoas que o executam, que prefere reter as informações para si, com medo de perder o poder que está vinculado à informação.
b)
Este tipo de líder expressa emoção, muitas vezes de forma não convencional; e esses comportamentos emotivos acabam envolvendo ainda mais seus seguidores.
c)
O líder compartilha com a equipe a visão de forma articulada e clara, propõe aos seus seguidores os objetivos a serem alcançados, demonstrando que todos têm capacidade e competência para atingi-los.
d)
O líder mostra que está disposto a assumir riscos pessoais para alcançar a visão, inspira confiança nos seguidores, que se comprometem ainda mais com a visão e com a organização.
e)
Por ter a capacidade de perceber as habilidades e os sentimentos de cada membro da sua equipe, o líder carismático conquista o envolvimento de toda a equipe, que trabalha em clima de cooperação e apoio mútuo.
4)
Quando os colaboradores percebem a falta de ética na liderança esta liderança:
Alternativas:
a)
Se torna mais fraca.
b)
Se extingue.
c)
Se torna mais forte.
d)
Ganha poder.
e)
É mais respeitada.

Outros materiais