Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Pelotas
Disciplina de Química Analítica
Profa. Dra. Adriane Medeiros Nunes
ITENS SUGERIDOS PARA O RELATÓRIO
RESUMO:
Em um parágrafo, resumir todo o relatório. Isto é, descrever o objetivo e a justificativa da experiência, o sistema a ser medido, as propriedades medidas e as técnicas utilizadas. Citar os resultados mais relevantes, os pontos principais da discussão e a conclusão.
1. INTRODUÇÃO: descrever o objetivo da experiência, justificando a realização da mesma. Se for o caso, resumir os fundamentos teóricos, fornecendo as equações que serão utilizadas nos cálculos. Numerar as equações.
2. MATERIAIS E MÉTODOS: Citar os instrumentos utilizados e os parâmetros instrumentais. Descrever a preparação das soluções e das amostras detalhadamente, isto é, descrever detalhadamente a metodologia usada. Lembrar que o leitor deve ter informações suficientes para repetir, sozinho a experiência.
3. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Apresentar os dados obtidos e os resultados, sempre que possível, na forma de tabelas ou gráficos. Não duplicar a apresentação dos mesmos dados em tabela e em gráfico. Indicar como foram obtidos os resultados e, se através de cálculo, citar os números das equações usadas ou as próprias, caso não tenham sido citadas no texto. Não incluir contas ou detalhes dos cálculos. Discutir os resultados à medida que estão sendo apresentados, sempre que possível, comentando e quantificando os erros envolvidos, comparando com dados da literatura ou com dados teóricos, etc. As tabelas e figuras devem ser numeradas e ter legendas detalhadas, de modo a torná-las compreensíveis, mesmo sem a leitura do texto. A tabela em legenda superior e a figura inferior. Na figura, os pontos experimentais devem ser visíveis e nos eixos dos gráficos só devem constar os pontos principais das escalas e não as coordenadas dos pontos experimentais. Cuidado especial com as unidades.
4. CONCLUSÃO (ÕES): Descrever a (as) conclusão (ões) que pode(m) ser tiradas da experiência. Não confundir conclusão com discussão. Em geral, a conclusão está relacionada com o objetivo descrito no item 1.
5. REFERÊNCIAS: Todas as informações e dados obtidos na literatura devem ser acompanhados de um número entre parênteses no texto do relatório. As fontes bibliográficas são citadas no final do relatório por ordem numérica de citação. Exemplos de referências:
	(1) West, W. C. (ed.), Handbook of Chemistry and Physics, 46.a ed., The Chemical Rubber Co., Ohio, p. E-142, 1966.
	(2) Lajunem, L. H. J., Spectrochemical Analysis by Atomic Absorption and Emission, The Royal Society of Chemistry, Cambridge, p. 52, 1992.
	(3) Bolshov, M.A., Rudnev, S. N., e Hütsch, B., J. Anal. At. Spectrom., 7, 1, 1992.

Mais conteúdos dessa disciplina