Buscar

GABARITO - APOL 4

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Introdução à Teoria Geral da Administração
Drucker é o grande guru da administração contemporânea, tendo publicado inúmeros livros que são referência até os dias atuais. Em seus estudos, ele trata sobre as diferenças entre eficiência e eficácia nas organizações.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação a eficiência:
1 ( ) A eficiência dá ênfase nos meios.
2 ( ) Ser eficiente é atingir os objetivos.
3 ( ) Ser eficiente é fazer as coisas certas. 
4 ( ) Ser eficiente é cumprir tarefas e obrigações
Agora, marque a sequência correta:
A - V, V, V, V.
B - V, F, V, V.
C - V, V, F, F.
D - V, F, F, V.
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (d), pois ela apresenta a ordem correta de veracidade das afirmativas, onde apenas as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras e as afirmativas 2 e 3 são falsas, pois tratam da eficácia.
E - F, F, F, V.
Questão 2/5 - Introdução à Teoria Geral da Administração
(UPENET – 2006/ Adaptada) Considerando-se a eficiência e a eficácia, buscadas pelo planejamento, é CORRETO afirmar:
A - Reduzir os custos e obter resultados são decorrência da eficiência.
B - Fazer corretamente as coisas diz respeito à eficiência.
A eficiência é responsabilidade da parte interna da organização. Significa que cabe aos colaboradores da empresa serem eficientes, ditado popular “fazer mais com menos”. Para a empresa saber se está sendo eficiente, ela precisa definir bem seus objetivos de modo que possa acompanhar os resultados. A eficiência é entendida como a otimização dos recursos disponíveis pela empresa.
C - Salvaguardar os recursos aplicados é fruto da eficiência.
D - Manter-se no ambiente é sinal de eficácia.
Questão 3/5 - Introdução à Teoria Geral da Administração
A Administração por Objetivos (APO) é um sistema de metas utilizado na organização, a expressão surgiu com Peter Drucker em 1954. Assinale abaixo qual é o objetivo da APO:
A - melhorar o processo produtivo através da organização de um ambiente de trabalho mais iluminado, e remunerando o colaborador melhor financeiramente;
B - estimular o trabalho em equipe, pois há muita coerção do grupo de trabalho para a prática da eficiência organizacional;
C - ser mais eficaz na parte interna da empresa, produzindo mais produtos com menos quantidade;
D - aumentar a produção através de um alinhamento entre as metas pessoais com os objetivos organizacionais, compartilhando a percepção entre gerente e colaborador.
A APO tem por objetivo estabelecer um conjunto de objetivos entre o gerente e o seu superior, proporcionando uma interligação entre os vários objetivos departamentais. Acredita-se que o colaborador estará mais envolvido e comprometido com o sucesso da organização, pois os objetivos foram estabelecidos entre ele e seu superior.
Questão 4/5 - Introdução à Teoria Geral da Administração
Drucker é o grande guru da administração contemporânea, tendo publicado inúmeros livros que são referência até os dias atuais. Em seus estudos, ele trata sobre as diferenças entre eficiência e eficácia nas organizações.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação a eficácia:
1 ( ) Ser eficaz é obter resultados.
2 ( ) Ser eficaz é atingir os objetivos.
3 ( ) Ser eficaz é fazer as coisas certas. 
4 ( ) Ser eficaz é salvaguardar os recursos.
A - V, V, V, V.
B - V, F, V, V.
C - V, V, V, F.
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (c), pois ela apresenta a ordem correta de veracidade das afirmativas, onde apenas as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras e a afirmativa 4 é falsa, pois trata da eficiência.
D - V, F, F, V.
E - F, F, F, V.
Questão 5/5 - Introdução à Teoria Geral da Administração
Avalie as asserções abaixo e a relação proposta entre eles:
Uma crítica à Administração Científica de Taylor é a visão mecanicista do homem. Isso significa que o trabalhador é visto como um apêndice da máquina, onde o trabalhador parece quase ser uma peça do leiaute do processo produtivo, sem capacidade de refletir, questionar ou ter iniciativa.
PORQUE
A Escola das Relações Humanas presentou outras necessidades dos trabalhadores, o homo socialis.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (a), pois a relação aqui se faz em causa-efeito, onde a assertiva I é complementada pela primeira justificando a crítica à escola clássica; a alternativa (a) está incorreta, pois ambas se completam, onde temos conceito-justificativa; já a alternativa (b) está incorreta, pois a lógica das duas assertivas são as mesmas; a alternativa (c) é incorreta porque ambas assertivas são verdadeiras; e por fim, a alternativa (e) é incorreta, pois justamente a assertiva II vem justificar a I.
B - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E - As asserções I e II são proposições falsas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes