Buscar

APOL DIFERENTES CONTEXTOS

Prévia do material em texto

Questão 5/5 - Ensino da Artes Visuais para Diferentes Contextos: Centros Culturais e Projetos Sociais
Considere o fragmento de texto a seguir: 
"Formalmente, as instituições públicas e privadas, para que sejam instituições reconhecidas como tal, necessitam seguir regras administrativas e de atuação que as definem como um ‘museu’, uma ‘fundação’, um ‘instituto’, um ‘centro cultural’, uma ‘casa cultural’, entre outros. Um espaço autônomo de arte contemporânea, por sua vez, configura um modo de agir e estar no mundo, sitiado por suas próprias leis". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NUNES, K. Espaços autônomos de arte contemporânea. Rio de Janeiro: Editora Circuito, 2013. <http://editoracircuito.com.br/website/wp-content/uploads/2013/11/espacos-autonomos-web-11.pdf>. Acesso em 26 set. 2017. 
Com base no trecho citado e nos conteúdos abordados no livro-base Ensino das artes visuais em diferentes contextos: experiências educativas, culturais e formativas, a cerca dos espaços autônomos de gestão de arte analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta:
	
	A
	Os espaços autônomos devem seguir as normas publicadas pelo Ministério da Cultura para que possam funcionar.
	
	B
	O surgimento de espaços autônomos de gestão de arte no Brasil e na América Latina contribuíram para que novas estratégias de produção, distribuição e recepção fossem desenvolvidas.
	
	C
	As políticas públicas determinam o funcionamentos dos espaços autônomos de arte contemporânea.
	
	D
	As políticas públicas desaprovam a existência de espaços autônomos de gestão de arte no Brasil.
	
	E
	A relação dos espaços autônomos de arte com as políticas públicas é de dependência para que possam subsistir.
Questão 4/5 - Ensino da Artes Visuais para Diferentes Contextos: Centros Culturais e Projetos Sociais
Considere o seguinte excerto de texto: 
"[...] podemos dizer que as políticas sociais de afirmação dos direitos econômicos e sociais, contra o privilégio, e as políticas culturais de afirmação do direito à cultura, contra a exclusão cultural, constituem uma verdadeira revolução democrática no Brasil."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Chauí, Marilena. Cultura e democracia. 2 ed. Salvador: Secretaria de Cultura, Fundação Pedro Calmon, 2009. (Coleção Cultura é o quê?, I). <http://www.cultura.ba.gov.br/arquivos/File/oqeculturavol_1_chaui.pdf>. Acesso em set. 2017. 
Com base no texto citado e nos conteúdos abordados no livro-base Ensino das artes visuais em diferentes contextos: experiências educativas, culturais e formativas sobre políticas públicas para a cultura, analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta:
	
	A
	O conceito de cultura possui diferentes dimensões. É importante discutir de que forma o conceito de cultura é expresso em publicações oficiais, pois elas servem como base para o desenvolvimento de políticas públicas para a cultura.
	
	B
	O conceito de cultura possui significado único. O conceito de cultura expresso em publicações oficiais deve ser aprendido, pois define o que deve ser feito para que tenhamos acesso a bens culturais.
	
	C
	O conceito de cultura é diversificado de acordo com o nível social de cada indivíduo em uma sociedade. As publicações oficiais mostram quais são os bens culturais aos quais cada camada social tem direito.
	
	D
	O conceito de cultura se transforma ao longo do tempo e depende principalmente de como esse é tratado pelos órgãos governamentais. Mas as publicações oficiais devem abster-se de informar o conceito de cultura vigente de acordo com cada gestão.
	
	E
	O conceito de cultura é algo tão amplo que não há como chegar a um consenso. Por isso as publicações oficiais devem nos informar sobre a forma ideal de pensar a cultura.
Questão 3/5 - Ensino da Artes Visuais para Diferentes Contextos: Centros Culturais e Projetos Sociais
Analise o fragmento de texto a seguir: 
“Existem muitas controvérsias sobre a noção de ‘independente’, não apenas no Brasil, mas também na América Latina. Na Europa e Estados Unidos, embora essa discussão também seja recorrente, a formação desses espaços aconteceu de maneira distinta a` do Brasil, pois tanto a iniciativa privada quanto o governo reconheceram a legitimidade das ocupações ilegais que geraram os ‘centros culturais independentes’[...] e, desde então, grande parte deles e´ subsidiado por políticas culturais estatais”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NUNES, K. Espaços autônomos de arte contemporânea. Rio de Janeiro: Editora Circuito, 2013. <http://editoracircuito.com.br/website/wp-content/uploads/2013/11/espacos-autonomos-web-11.pdf>. Acesso em 26 set. 2017. 
Com base no fragmento de texto citado e nos conteúdos abordados no livro-base Ensino das artes visuais em diferentes contextos: experiências educativas, culturais e formativas, analise as sentenças sobre as políticas públicas de arte e assinale a alternativa correta:
	
	A
	No Brasil, as políticas públicas mostram historicamente um grande apoio às iniciativas de gestão de arte propostas por artistas.
	
	B
	A multiplicação de modelos de gestão autônoma observados a partir dos anos 2000 mostra o incentivo das políticas públicas no Brasil a novas formas de distribuição de arte.
	
	C
	A multiplicação de modelos de gestão autônoma observados a partir dos anos 2000 mostra um descontentamento em relação ao consumo de arte e a fragilidade das políticas públicas.
	
	D
	No Brasil, observou-se desde os anos 2000 uma grande adesão da iniciativa privada em parcerias com espaços autogeridos de arte contemporânea.
	
	E
	No contexto brasileiro, as políticas públicas contínuas incentivaram o surgimento de espaços coordenados por artistas.
Questão 2/5 - Ensino da Artes Visuais para Diferentes Contextos: Centros Culturais e Projetos Sociais
Atente para o seguinte extrato de texto:
“‘De fora adentro – Cartografia dos sentidos’ e´ um projeto artístico pedagógico que aposta na criação artística e na elaboração de metodologias lúdicas e interativas ao reunir artistas e pesquisadores multidisciplinares que se debruçam sobre as cidades para captar, registrar, sentir e perceber as nuances que o dia a dia não permite [...]". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PANELLA, Maurício Camargo, GALLY, Miguel, FIDELIS, Mariana. Arte como conhecimento do mundo na metodologia criativa e pedagógica do projeto “De Fora Adentro - Cartografia dos Sentidos”. In: Revista Estética e Semiótica, Brasília, 2015. <periodicos.unb.br/index.php/esteticaesemiotica/article/download/15701/11146>. Acesso em 26 set. 2017. 
Com base no texto mencionado e nos conteúdos abordados no livro-base Ensino das artes visuais em diferentes contextos: experiências educativas, culturais e formativas, analise as sentenças a seguir sobre a metodologia da transpedagogia e, em seguida, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A metodologia da transpedagogia funda-se na preparação de artistas para a atuação na academia.
	
	B
	Essa metodologia baseia-se na separação do processo de ensino da produção de arte.
	
	C
	A transpedagogia consiste em relacionar o processo de ensino com a produção artística.
	
	D
	A transpedagogia fundamenta-se na preparação dos estudantes para que exponham em museus e galerias.
	
	E
	A metodologia da transpedagogia corresponde à construção do maior repertório possível de obras de arte no imaginário dos estudantes.
Questão 1/5 - Ensino da Artes Visuais para Diferentes Contextos: Centros Culturais e Projetos Sociais
Leia a seguinte citação sobre projetos transpedagógicos:
"A estética, entendida como parâmetro para definição de arte, guarda esse privilégio quando o tema é democratização do conhecimento. Mas isso quer dizer também que arte pode ser entendida como um conhecimento, como uma maneira de se relacionarcom a realidade capaz de provocar reflexões e, em alguns casos, esclarecimentos, de uma maneira mais sensível ou tocando em sentimentos." 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PANELLA, Maurício Camargo, GALLY, Miguel, FIDELIS, Mariana. Arte como conhecimento do mundo na metodologia criativa e pedagógica do projeto “De Fora Adentro - Cartografia dos Sentidos”. In: Revista Estética e Semiótica, Brasília, 2015. <periodicos.unb.br/index.php/esteticaesemiotica/article/download/15701/11146>. Acesso em 26 set. 2017. 
Com base no trecho de texto e nos conteúdos abordados no livro-base Ensino das artes visuais em diferentes contextos: experiências educativas, culturais e formativas sobre a transpedagogia, analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta:
	
	A
	A transpedagogia é caracterizada por projetos que relacionam arte e educação para além dos espaços tradicionais de ensino.
	
	B
	A transpedagogia é caracterizada por projetos acadêmicos, que prezam pela técnica apurada e temas tradicionais da história da arte.
	
	C
	O conceito de transpedagogia foi criado para definir projetos que relacionam arte e trânsito.
	
	D
	O conceito de transpedagogia foi criado para definir os projetos que relacionam arte e gênero.
	
	E
	A transpedagogia é caracterizada por abordar temas transnacionais.

Outros materiais