Buscar

Avaliando processo do trabalho 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

V Exame de Ordem Unificado
Com relação à competência material da Justiça do Trabalho, é correto afirmar que
		
	 
	a Justiça do Trabalho é competente para julgar ação ajuizada por sindicato de categoria profissional em face de determinada empresa para que esta seja condenada a repassar-lhe as contribuições assistenciais descontadas dos salários dos empregados sindicalizados.
	
	de acordo com o entendimento do Superior Tribunal de Justiça, é da competência da Justiça do Trabalho processar e julgar a ação de cobrança ajuizada por profissional liberal contra cliente.
	
	é da competência da Justiça do Trabalho o julgamento das ações ajuizadas em face da Previdência Social que versem sobre litígios ou medidas cautelares relativos a acidentes do trabalho.
	
	não compete à Justiça do Trabalho, mas à Justiça Federal, o julgamento de ação anulatória de auto de infração lavrado por auditor fiscal do trabalho.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201601495975)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O principio do jus postulandi na justiça do trabalho não se aplica:
		
	 
	Ação Rescisória.
	
	Ação trabalhista.
	
	Recurso Ordinário.
	
	Ação indenizatória por acidente de trabalho.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201601390100)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Restaurante Paraiso da Comida distribuiu Ação de Consignação em Pagamento em 1/2/2012, objetivando o depósito judicial das verbas trabalhistas de sua ex empregada Jurema Silva, autuada na 10 Vara do Trabalho do Rio de Janeiro. A trabalhadora distribuiu Ação Trabalhista em 2/2/2012, objetivando cobrar as verbas trabalhistas em face de sua ex empregadora autuada na 20 Vara do trabalho de São Paulo. Tendo em vista a continência entre as ações faz-se necessário a reunião das aludidas ações. O Juízo da 10 Vara do Trabalho do Rio de Janeiro entende ser prevento e portanto competente. O Juízo da 20 Vara do trabalho de São Paulo tem o mesmo entendimento, razão pela qual surgiu um conflito de competência. Nesta situação será competente para solucionar o conflito:
		
	
	SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
	 
	TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO
	
	TRIBUNAL DE JUSTIÇA
	
	SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA
	
	TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201601435626)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre a organização, jurisdição e competência da Justiça do Trabalho, nos termos da legislação vigente, é correto afirmar que
		
	
	a Justiça do Trabalho não é competente para processar e julgar as ações entre trabalhadores portuários e os operadores portuários ou o Órgão Gestor de Mão de Obra decorrentes da relação de trabalho, visto que por envolver trabalho marítimo a competência é da Justiça Federal.
	
	a competência das Varas do Trabalho é determinada pela localidade onde o empregado, reclamante ou reclamado, foi contratado, independentemente do local onde prestou seus serviços ao empregador.
	 
	a lei criará Varas da Justiça do Trabalho, podendo, nas comarcas não abrangidas por sua jurisdição, atribuí-la aos juízes de direito, com recurso para o respectivo Tribunal Regional do Trabalho.
	
	a Justiça do Trabalho tem competência para processar e julgar a execução, de ofício, das contribuições sociais previdenciárias e de imposto de renda, decorrentes das sentenças que proferir.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201601842138)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Maria é contratada mediante concurso público e sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para trabalhar no BANPARÁ (Sociedade de Economia Mista). Em desentendimento com seu superior hierárquico, foi demitida mediante decisão sem motivação. Inconformada com a situação, procurou orientação jurídica para ajuizar ação para anular o ato que gerou sua demissão. Na qualidade de advogado(a) de Maria, informe qual a justiça competente para julgar a demanda:
		
	 
	Justiça do Trabalho
	
	Justiça Militar
	
	Justiça Federal
	
	Justiça Estadual
	
	Justiça Eleitoral
	
	1a Questão (Ref.:201601889102)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Lei nº 5.010/1966, Art. 62, inciso I, considera ¿feriados na Justiça Federal, inclusive nos Tribunais Superiores" os dias compreendidos entre 20 de dezembro e 6 de janeiro, inclusive. Na ótica do Tribunal Superior do Trabalho, o prazo para apresentação de recurso de revista, que se inicia três dias antes do início do recesso forense, deve ser contado do seguinte modo:
		
	
	o prazo recomeça sua contagem, desde o início, no primeiro dia útil após o fim do recesso.
	
	o prazo continua a ser contado, prorrogando-se apenas o seu termo final para o primeiro dia útil após o fim do recesso.
	
	o prazo se encerra ao atingir seu termo final, em razão da possibilidade de se cumprir o prazo por peticionamento eletrônico.
	 
	o prazo retoma sua contagem de onde parou, no primeiro dia útil após o fim do recesso.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201601969889)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quanto ao advogado na Justiça do Trabalho, com poderes para o foro em geral, é correto afirmar que
		
	
	as partes que desejarem a assistência de advogado sempre deverão outorgar poderes para o foro em geral por intermédio de instrumento de mandato, sem a necessidade de firma devidamente reconhecida.
	
	na Justiça do Trabalho, o advogado pode atuar sem que lhe sejam exigidos poderes outorgados pela parte, haja vista o princípio do jus postulandi.
	
	somente o trabalhador poderá reclamar na Justiça do Trabalho sem a necessidade de nomeação de advogado, uma vez que o princípio do jus postulandi somente se aplica à parte hipossuficiente.
	
	as partes que desejarem a assistência de advogado sempre deverão outorgar poderes para o foro em geral por intermédio de instrumento de mandato, com firma devidamente reconhecida.
	 
	na Justiça do Trabalho, a nomeação de advogado com poderes para o foro em geral poderá ser efetivada mediante simples registro na ata de audiência, a requerimento verbal do advogado interessado e com a anuência da parte representada.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201601842144)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	[OAB-CESPE-Adaptada] Assinale a opção correta com relação à reclamação trabalhista.
		
	 
	O empregador pode ser substituído em audiência por preposto.
	
	A reclamação só pode ser apresentada de modo escrito, não sendo admitida na forma verbal.
	
	É necessário que a petição inicial esteja assinada por advogado.
	
	A ausência do reclamante na audiência designada acarreta o arquivamento da reclamação, o que impede o ajuizamento de nova ação, independentemente do decurso de certo tempo.
	
	Citada Sociedade de Economia Mista em reclamatória trabalhista, a audiência inaugural deve ser realizada com prazo mínimo de 5 (cinco) dias.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201601358124)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Juiz Substituto TRT/RJ - 2005)
No afã de tornar o processo do trabalho mais célere e seguro, foi editada a Lei 9.957/2000, instituindo o procedimento sumaríssimo. Analise as proposições abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta: I- Estão excluídas do procedimento sumaríssimo as demandas em que é parte a Administração Pública direta, autárquica e fundacional; II- Não se fará citação por edital; III- O procedimento sumaríssimo só tem lugar nas ações trabalhistas individuais cujo valor da causa seja maior que dois salários mínimos e menor do que quarenta salários mínimos; IV- As partes serão intimadas da sentença na própria audiência em que prolatada; V- As testemunhas, até o máximo de três para cada parte, comparecerão à audiência de instrução e julgamento, independentemente de intimação.
		
	
	Todas as alternativas estão corretas;
	 
	As alternativas I, II, III e IV estão corretas;
	
	Apenas a alternativa II está incorreta.
	
	Todas as alternativas estão incorretas;
	
	Apenas as alternativas III e V estãoincorretas;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201601842719)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Marque a alternativa correta.
		
	
	Nenhuma das assertivas é verdadeira.
	
	A notificação do reclamado deve ser feita pelo chefe de secretaria no prazo de 5 dias.
	
	Pessoas jurídicas de Direito Público possuem prazo em dobro para defesa.
	
	É ônus do remetente provar que enviou e entregou a notificação.
	 
	O reclamado deve ter no mínimo 5 dias para a elaboração da defesa.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes