Buscar

avaliando processo penal 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201601897356)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a alternativa correta: I. A lei processual penal aplicar-se-á desde logo, sem prejuízo da validade dos atos realizados sob a vigência da lei anterior, vigendo em regra o princípio da atividade. II. A lei processual penal não admitirá interpretação extensiva e aplicação analógica, tendo em vista a natureza e consequências da aplicação do direito penal na prática. III. O princípio do devido processo legal consiste no direito de não ser privado da liberdade e de seus bens, sem a garantia que supõe a tramitação de um processo desenvolvido na forma que estabelece a lei. IV. O princípio do juiz natural pressupõe a existência de um órgão julgador técnico e isento, com competência pré-estabelecida, de modo a impedir que ocorra julgamento arbitrário ou de exceção.
		
	
	Somente as proposições I, II e IV estão corretas.
	
	Somente as proposições I, III estão corretas.
	 
	Somente as proposições I, III e IV estão corretas.
	
	Todas as proposições estão corretas.
	
	Somente as proposições II, III e IV estão corretas.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201602016458)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(VUNESP - 2015 - Analista de promotoria do Ministério Público do Estado de São Paulo) De acordo com o princípio da presunção de inocência, previsto no artigo 5° , inciso LVII, da Constituição Federal, explícito no processo penal,
		
	
	iniciada a ação penal e feita a citação, o réu não é obrigado a comparecer em Juízo e se autoacusar, mas, comparecendo, não tem direito ao silêncio.
	 
	presume-se inocente o acusado até pronunciamento de culpa, por sentença condenatória, transitada em julgado.
	
	o ônus da prova de inocência cabe à defesa, após recebimento da denúncia ou queixa-crime e consequente início da ação penal.
	
	surge como sua decorrência lógica, a indispensabilidade da medida cautelar extrema, de prisão, ainda que desnecessária à instrução e à ordem pública.
	
	em caso de dúvida, por aplicação do princípio da prevalência do interesse da sociedade (in dubio pro societate), condena-se o acusado.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201601821087)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A respeito dos sujeitos do processo assinale a alternativa correta
		
	
	A vítima pode intervir no processo penal, por meio de advogado, como assistente de acusação, desde a fase preparatória da persecução.
	
	A vítima, admitida como assistente de acusação, pode arrolar testemunhas, oferecer razões, participar do debate oral e recorrer da decisão que rejeitar denúncia.
	 
	A vítima pode intervir no processo penal, por meio de advogado, como assistente de acusação, depois de oferecida a denúncia e enquanto não transitar em julgado a decisão final.
	
	A vítima não pode intervir no processo, quando a ação penal é de inciativa pública incondicionada.
	
	A vítima pode intervir no processo penal, por meio de advogado, como assistente da acusação, a qualquer tempo, inclusive na execução penal.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201601321084)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(MPU/MPDFT/Prom. Just. Adjunto/2002) O art. 5º, inciso LV, da Constituição da República assegura aos acusados em geral o contraditório e a ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes. Com apoio nesse dispositivo, o acusado
		
	
	d.Poderá, se o requerer, usar a palavra pelo dobro do tempo destinado aos debates, no julgamento pelo tribunal do júri.
	 
	c.Tem direito de estar pessoalmente presente nos atos processuais, além do interrogatório, como exercício da sua autodefesa.
	
	a.Tem direito a ser previamente informado, durante o inquérito policial, da decretação de medidas cautelares, entre as quais a busca e apreensão domiciliar.
	
	b.Poderá dispensar a presença de advogado na audiência de inquirição das testemunhas arroladas na denúncia, por ser a defesa técnica um direito disponível nos atos de instrução
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201601358357)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre a aplicação da lei penal e da lei processual penal, assinale a opção incorreta.
		
	
	Lei penal que substitua outra e que favoreça o agente aplica-se aos fatos anteriores à sua entrada em vigor, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado.
	 
	O dispositivo constitucional que estabelece que a lei não retroagirá, salvo para beneficiar o réu, aplica-se à lei penal e à lei processual penal.
	
	As normas processuais têm aplicação imediata, ainda que o fato que deu origem ao processo seja anterior à entrada em vigor dessas normas.
	
	Os atos processuais realizados sob a vigência de lei processual anterior são considerados válidos, mesmo após a revogação da lei.
	MANUEL DA SILVA PRATICOU NA CIDADE DE PORTO MURTINHO UMA INFRAÇÃO PENAL DE MENOR POTENCIAL OFENSIVO. A AUTORIDADE POLICIAL LOCAL DEVERÁ:
		
	
	registrar o TCO e instaurar o inquérito policial.
	 
	providenciar a elaboração do TCO e remeter os envolvidos ao Juizado Especial Criminal.
	
	instaurar o inquérito policial; registrar o TCO e ainda, lavrar o auto de prisão em flagrante mantendo o conduzido preso até o decreto de prisão preventiva pela autoridade judicial.
	
	Obrigatoriamente, instaurar inquérito policial.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201601833184)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Dispõe o Código de Processo Penal que será admitida ação privada nos crimes de ação pública, se esta não for intentada no prazo legal. Essa regra constitui exceção ao princípio da:
		
	
	indisponibilidade
	
	obrigatoriedade
	
	intranscendência
	 
	oficialidade
	
	legalidade
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201601897364)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No que diz respeito às condições da ação penal e ao direito de representação, assinale V (verdadeiro) ou F (falso): a) ( ) A representação será retratável até o oferecimento da denúncia. b) ( ) A legitimidade passiva ad causam também diz respeito ao requisito da imputabilidade penal no critério de idade ligado ao acusado. Diante disso, poderá figurar como réu na Ação Penal somente o maior de 18 anos, devendo o menor ser representado por procurador com poderes específicos ou curador especial. c) ( ) A representação é condição necessária para o início da ação penal pública condicionada, porém é dispensável para instauração do inquérito policial. E, no caso de morte do ofendido, o direito de representação poderá ser exercido pelo seu cônjuge, ascendente, descendente ou irmão. d) ( ) De acordo com a possibilidade jurídica do pedido, é necessário que a conduta imputada na inicial acusatória seja descrita em lei como crime ou contravenção penal. Assinale a alternativa correta:
		
	
	V, F, V, F
	
	F, F, F, V
	 
	V, F, F, V
	
	F, V, V, F
	
	V, V, F, F
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201601833175)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Marque a alternativa correta. Na ação penal privada subsidiária da pública:
		
	
	a inércia do Ministério Público transfere a titularidade da ação penal ao ofendido ou pessoa a ele equiparada, ficando impedido de qualquer participação posterior na persecução penal, mesmo em face da inércia do ofendido.
	
	o ofendido poderá propor a queixa enquanto não configurada a prescrição pela pena em abstrato.
	 
	o ofendido dispõe de prazo decadencial para propor a queixa subsidiária, diante da inércia do Ministério Público.
	
	o ofendido precisa, primeiro, dirigir-se ao Procurador-Geral para, só então, diante da inércia deste, propor a queixa.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201601897349)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Analise as assertivas a seguir: I) Dentre os princípios da Ação Penal Privada está o da Conveniência ou Oportunidade, que confere ao ofendido decidir se oferece ou não a queixa-crime, de acordo com o seu interesse em processar o delito. II) A representação do Ofendido ou doRepresentante Legal nas Ações Penais Públicas Condicionadas não vincula o Ministério Público, ou seja, frente a essa representação, o órgão ministerial analisará os elementos e decidirá sobre o oferecimento da denúncia. III) O instituto da renúncia é próprio de Ação Penal Privada, cabível antes do início do processo, e, uma vez concedida a um dos coautores será estendida aos demais. No entanto, por ser ato bilateral, só terá validade se aceito pela parte contrária. IV) O perdão será concedido pelo querelante somente mediante declaração expressa nos autos, ensejando a intimação do querelado para aceitação ou não no prazo de 10 dias. V) Na Ação Penal Privada Personalíssima não há sucessão processual, tampouco se transmite direito, ou seja, morrendo o ofendido estará extinta a punibilidade do agente. Acerca dos enunciados acima, assinale a alternativa correta:
		
	
	As alternativas I, IV e V estão corretas.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	As alternativas II e III estão corretas.
	 
	As alternativas I, II e V estão corretas.
	
	As alternativas I e II estão corretas.

Outros materiais