Buscar

APOL 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

APOL 5
Questão 1/5 - Direito Administrativo
“Enquanto o ponto central da função legislativa consiste na criação do direito novo (ius novum) e o da função jurisdicional descansa na composição de litígios, na função administrativa o grande alvo é, de fato, a gestão dos interesses coletivos na sua mais variada dimensão, consequência das numerosas tarefas a que se deve propor o Estado moderno. Como tal gestão implica normalmente a prática de vários atos e atividades alvejando determinada meta, a Administração socorre-se, com frequência, de processos administrativos como instrumento para concretizar a função administrativa.” (CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 27. ed. São Paulo: Atlas, 2014, p. 5.)
Com relação ao processo administrativo qual é a fase em que a autoridade competente decide o processo, analisando os fatos, as alegações e as provas?
	
	A
	Instauração.
	
	B
	Relatório.
	
	C
	Defesa.
	
	D
	Decisão ou julgamento.
	
	E
	Rescisão do contrato.
Questão 2/5 - Direito Constitucional
O Estado exerce todas as competências que não lhe sejam vedadas pela Constituição da República. As competências político-administrativas do Estado são exercidas com plenitude sobre as pessoas, bens e atividades em seu território, ressalvadas as competências expressas da União e dos Municípios. (Constituição do Estado do Rio de Janeiro, art. 72.)
Acerca da competência normativa do Estado, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Os Estados federados não possuem autonomia administrativa.
	
	B
	Os municípios pertencem à União federal.
	
	C
	Os Estados podem criar normas, desde que sejam idênticas às da União.
	
	D
	Os Estados federados têm competência para elaborar uma Constituição estadual.
	
	E
	Os Estados federados não precisam respeitar a Constituição Federal.
Questão 3/5 - Direito Constitucional
Segundo Érico Hack, "a Constituição Federal atribui ao Poder Judiciário a função do controle de constitucionalidade das leis e dos atos normativos. Também estabelece duas formas de controle que podem ser exercidas pelo judiciário: o concentrado e o difuso.
No controle difuso, a declaração de inconstitucionalidade tem efeito apenas para as partes do processo em que foi proferida."(Hack, Érico. Direito Constitucional: Conceitos e Fundamentos e Princípios Básicos. Curitiba: Intersaberes,2012).
De acordo com os estudos realizados e os conceitos abordados no livro base da disciplina, o controle de constitucionalidade difuso é exercido:
	
	A
	Apenas pelo Supremo Tribunal Federal.
	
	B
	Por qualquer órgão do Poder Judiciário e em qualquer instância.
	
	C
	Apenas pelos juízes de primeiro grau.
	
	D
	Apenas pelo Superior Tribunal de Justiça.
	
	E
	Pela Câmara dos Deputados.
Questão 4/5 - Direito Administrativo
A Administração Pública, é composta por pessoas jurídicas diversas que têm a incumbência de realizar o interesse público com a execução de atividades para as quais detêm o dever e a competência de realizar. Entretanto, pessoas jurídicas não têm existência real. São ficções jurídicas a quem o direito atribui personalidade. Uma pessoa jurídica, então, só pode atuar através de pessoas físicas, que a dirigem e desempenham as suas atividades. Logo, a Administração precisa de pessoas físicas para funcionar, pois são elas que desempenham suas funções e lhe dão vida. (HACK, Érico. Noções preliminares de direito administrativo e direito tributário. Curitiba: InterSaberes, 2013). 
Tendo em vista o texto dado e com base nos estudos feitos durante a disciplina, bem como a obra base, marque a alterantiva que apresenta, corretamente, quem são considerados agentes públicos:
	
	A
	Os usuários de serviços públicos.
	
	B
	Todas as pessoas residentes no Brasil, já que todos têm a obrigação de manter o Estado.
	
	C
	Toda pessoa física que presta serviço ao Estado e às pessoas jurídicas da Administração Indireta.
	
	D
	Todos os órgãos da Administração Pública direta, pois agem em nome do Estado.
	
	E
	Empresas de pequeno e médio porte.
Questão 5/5 - Direito Constitucional
A ideia de controle de constitucionalidade está relacionada à supremacia da Constituição sobre todo o ordenamento jurídico e, também, à rigidez constitucional e proteção dos direitos fundamentais.        
A supremacia constitucional adquiriu tanta importância nos Estados Democráticos de Direito que Cappelletti afirmou que “o nascimento e expansão dos sistemas de justiça constitucional, após a Segunda Guerra Mundial, foi um dos fenômenos de maior relevância na evolução de inúmeros países europeus”.
Em defesa basicamente dos direitos fundamentais do homem e dos direitos das minorias, após a Segunda Guerra Mundial, houve necessidade do surgimento de tribunais que velassem pela compatibilidade dos atos do poder público com as normas constitucionais, pois a força dos tribunais tem sido, em todos os tempos, a maior garantia que se pode oferecer às liberdades individuais.
O controle de constitucionalidade tem como ponto fundamental a defesa dos valores constitucionais básicos e dos direitos fundamentais. Assim, o controle de constitucionalidade das leis tem por finalidade verificar se as leis editadas no país são materialmente compatíveis com as regras constitucionais.
Fonte: Portal Educação
<http://www.portaleducacao.com.br/direito/artigos/38976/o-controle-de-constitucionalidade-das-leis#ixzz4BV1HdlVR>.
De acordo com os estudos realizados e os conceitos abordados no livro base da disciplina, sobre o controle de constitucionalidade das leis, assinale a alternativa correta: 
I - A Constituição atribui ao Poder Judiciário o controle das leis e atos normativos. 
II - Quando uma lei viola a Constituição Federal, cabe ao Poder Judiciário declarar a sua inconstitucionalidade, sendo tal norma retirada do ordenamento jurídico. 
III - A Constituição estabelece duas formas de controle que podem ser exercidas pelo Judiciário: o concentrado e o difuso.
	
	A
	Todas as assertivas estão corretas.
	
	B
	Apenas a assertiva II está correta.
	
	C
	Apenas a assertiva I está correta.
	
	D
	Apenas a assertiva I e II estão corretas.
	
	E
	Apenas a assertiva II e III estão corretas.

Outros materiais