Buscar

historia de enfermagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: SDE0011_EX_A4_201401396305 
	25/03/2014 12:18:55 (Finalizada)
	Aluno(a): 
	2018.1
	Disciplina: SDE0011 - HISTÓRIA DA ENFERMAGEM 
	201401396305
	 
	Ref.: 201401459011
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	As Cruzadas são tradicionalmente definidas como expedições de caráter "militar" organizadas pela Igreja, para combaterem os inimigos do cristianismo e libertarem a Terra Santa (Jerusalém) das mãos desses infiéis. (Sobre as Cruzadas)
		
	 
	Na Idade Média, a Igreja Católica não dominava o cenário religioso. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar,a enfermagem a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média. A igreja também tinha grande poder econômico, pois possuía terras em grande quantidade e até mesmo servos trabalhando.
	
	No século XI, dentro do contexto histórico da expansão árabe, os muçulmanos conquistaram a cidade sagrada de Jerusalém. Diante dessa situação, o papa Urbano III convocou a Primeira Cruzada (1076)
	
	As guerras eram tão importantes na sociedade medieval que a nobreza militarizada, principalmente a cavalaria, tinha uma posição de destaque nos feudos e reinos. Os guerreiros possuíam grande importância e prestígio social e econômico. Preparavam-se desde a infância para serem guerreiros eficientes, leais e corajosos
	
	A sociedade era estática (com pouca mobilidade social) e hierarquizada. A nobreza feudal (senhores feudais, cavaleiros, condes, duques, viscondes) era detentora de terras e arrecadava impostos dos camponeses. A Enfermagem e o clero (membros da Igreja Católica) tinha um grande poder, pois era responsável pela proteção espiritual da sociedade.
	 
	Na Idade Média, a Igreja Católica dominava o cenário religioso. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar,a enfermagem a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média. A igreja também tinha grande poder econômico, pois possuía terras em grande quantidade e até mesmo servos trabalhando.
	
	 
	Ref.: 201401458924
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Em março de 1854, a França e a Turquia declararam guerra à Rússia Tzarista expansionista e a Inglaterra aderiu ao pacto. Houve então a eclosão de um conflito que foi denominado de Guerra da Criméia.Florence Nightingale já então uma autoridade reconhecida em cuidados hospitalares ofereceu-se para levar um grupo de 38 enfermeiras (entre religiosas e leigas) para trabalhar nos hospitais militares na Criméia. Em 21 de outubro de 1854 partiu de Londres com destino a Scuttari na Turquia. Pela sua dedicação aos feridos de guerra, Florence Nightingale recebeu um famoso título. Marque a resposta verdadeira.
		
	
	Precursora da Enfermagem Moderna
	
	A dama dos soldados
	 
	A Dama da Lâmpada
	
	Dama da Criméia
	
	Chefe das Enfermeiras
	
	 
	Ref.: 201401461476
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A diminuição do espírito cristão exigia uma reforma, não da sua doutrina que etava acima das contingências humanas e sim dos indivíduos cujo afastamento dos princípios cristãos era causa da decadência geral. Marque a resposta falsa.
		
	 
	Martin Lutero, Henrique VIII e Calvino foram os principais chefes que precipitaram diversas nações europeias numa reforma, cujo ponto de contato era sua união com a Igreja de Roma.
	 
	Charles Dikens, deu nome de Sarey Gamp ao personagem no seu livro que serve para designar a pseudoenfermeira ignorante e sem ideal.
	 
	São Vicente de Paulo criou a Congregação das Filhas de Caridade.
	 
	O Concílio de Trento durou 18 anos.

Outros materiais