Buscar

avaliando de alfabetização e letramento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201705844684)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(COMPERVE-2015) Os estudos de Vygotsky evidenciam aspectos constitutivos da aprendizagem da linguagem. Esses estudos adquirem relevância para se compreender que:
		
	
	o aprendizado da escrita acontece de forma natural, sem intervenção formal de adultos e/ou outros mais experientes.
	
	o aprendizado da língua oral acontece por meio de intervenções sistematizadas em situações reais de leitura, mas é insuficiente para construção de operações lógicas.
	
	a alfabetização, sob a perspectiva de letramento, acontece mediante a organização do ensino-aprendizado da língua escrita por meio de atividades de memorização e decodificação de símbolos gráficos.
	 
	a palavra, como unidade básica da linguagem, tem funções de designação (nomeação) e de generalização (conceituação). A linguagem tem função comunicativa e simbólica.
	
	Todas as alternativas anteriores contemplam o pensamento vigotskyano.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201705844685)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(COMPERV-2014)As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica apresentam , para o Ensino Fundamental, a organização curricular em ciclos. Sobre o Ciclo de Alfabetização, considere as seguintes afirmativas: I O ciclo de Alfabetização tem como objetivo atender a meta de alfabetizar/letrar crianças de 6 a 8 anos, segundo o Plano Nacional de Educação. II O ciclo de Alfabetização consiste em tempos de aprendizagens , de modo homogêneo e idealizado, da aquisição da leitura e da escrita. III O ciclo de Alfabetização foi implementado a partir do resultado de pesquisas sobre o índice de analfabetismo de crianças em idade escolar no Brasil. IV O ciclo de Alfabetização foi implantado com base na participação da gestão pedagógica em ações desenvolvidas nas escolas. Das afirmativas, estão corretas
		
	
	I, II e III
	
	II e III.
	
	II e IV.
	
	I e IV.
	 
	I e III.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201705844538)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação aos métodos de ensino, predominantes em uma concepção empírica de alfabetização, é possível classificá-los quanto à estratégia usada pelo professor. Historicamente, os métodos de alfabetização são agrupados em duas grandes tendências: Na primeira tendência o ensino do sistema de escrita ocorre da parte para o todo e na segunda o ensino do sistema de escrita inicia-se no todo (global) para as unidades menores. Marque a alternativa que apresenta os principais métodos de alfabetização:
		
	 
	Métodos sintéticos e métodos analíticos.
	
	Métodos teóricos e métodos práticos.
	
	Métodos da cópia e métodos da reprodução
	
	Métodos simples e métodos compostos
	
	Métodos da abelhinha e método da boquinha
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201705844535)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Diferentes concepções acerca da alfabetização estiveram presentes em nosso país ao longo de sua história. Inicialmente, alfabetização limitava-se ao processo de ensinar e aprender o conteúdo da cartilha, de acordo com o método proposto, o que permite considerar alfabetizado o aluno que tiver terminado a cartilha. Essa visão dialoga com uma concepção empirista de alfabetização. Nessas considerações, marque um (X) na alternativa que demonstra uma visão Empirista de alfabetização:
		
	 
	O professor é o centro do processo e é ele quem define o método de aprendizagem dos estudantes. O aluno é tido como passivo no processo de aprendizagem. A alfabetização é vista como um processo de codificação e decodificação da língua escrita pautada na memorização
	
	Alfabetização evidencia os usos sociais de língua escrita.
	
	A criança é vista como um ser interativo na construção do conhecimento. Considera-se a dimensão do social no processo de aquisição da escrita.
	
	A alfabetização passa a ser vista a partir do princípio de ¿como se aprende¿, deslocando a atenção para a compreensão do processo de construção do conhecimento realizado pelo aluno.
	
	O aluno é visto como sujeito que pensa acerca do funcionamento da escrita. O professor é conhecedor da forma como o aluno aprende e elabora situações desafiadoras para a alfabetização.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201705844544)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Em relação ao panorama histórico dos métodos de alfabetização no Brasil, marque a alternativa correta.
		
	
	Até os anos 80 não havia nenhum método de alfabetização sendo utilizado nas escolas brasileiras.
	
	Atualmente os autores na área de alfabetização são unânimes ao defender que o método sintético é a melhor opção de ensino do sistema convencional de escrita.
	 
	Até os anos 80, o objetivo maior era a alfabetização, isto é, enfatizava-se fundamentalmente a aprendizagem do sistema convencional da escrita. Em torno desse objetivo principal, métodos de alfabetização alternaram-se em um movimento pendular: ora a opção pelo princípio da síntese, segundo o qual a alfabetização deve partir das unidades menores da língua, ora a opção pelo princípio da análise, segundo o qual a alfabetização deve, ao contrário, partir das unidades maiores e portadoras de sentido.
	
	Ao analisar o panorama de metodologias utilizadas ao longo da história brasileira é possível constatar que não houve mudanças nos métodos alfabetização. Os professores sempre utilizaram os mesmos caminhos para alcançar a alfabetização dos estudantes.
	 
	Os métodos analíticos e sintéticos de alfabetização sempre estiveram presentes nas práticas pedagógicas de todos os professores no que se refere à alfabetização
	
	1a Questão (Ref.:201705744533)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um espaço de qualidade deverá oferecer uma gama de propostas e possibilidades, em conexão com a sociedade e com as formas próprias de expressão infantil. E para atingir tal objetivo será necessário:
		
	
	a utilização de cartilhas e livros didáticos.
	
	contar com a ajuda diária dos pais através de dever de casa.
	
	direcionar todas as atividades através de um planejamento rígido que garanta o acesso ao conteúdo exigido.
	
	oferecer cópias e ditados para que as crianças aprendam logo a escrever.
	 
	entender que a criatividade não deve ser considerada um área separada da mente.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201705744610)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A constituição Federal de 1988 destaca que a educação é direito de todos (art.205) e coloca a educação infantil como um dever do Estado. Quais as principais mudanças que ocorreram a partir dessa lei?
		
	
	a criança passou a receber medidas protetivas e não de punição.
	 
	a educação infantil passa pela primeira vez no Brasil, a ser um direito da criança e uma opção da família
	
	o professor de educação infantil foi melhor remunerado.
	
	passou a existir creches para todas as crianças brasileiras.
	
	a mulher pôde ser inserida no mercado de trabalho.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201705744745)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No início do século XX, com a transformação da sociedade e a crescente urbanização e industrialização do País, o mercado de trabalho se ampliou e passou a empregar cada vez mais a mão de obra feminina. Para que as mães não tivessem que abandonar seus filhos, surgiram as primeiras propostas de instituições voltadas ao atendimento de crianças no Brasil, cuja concepção filosófica era:
		
	
	cuidado, atenção e formação cívica
	 
	favor, caridade, filantropia
	
	religiosidade, amor, direito
	
	direito, justiça social e formação moral
	
	atenção, educação e formação para a vida
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201705744496)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Piaget considera o brincar como fundamental para o desenvolvimento da criança. O autor classifica o jogo em:
		
	
	Brincadeira sem regras
	
	Jogo de pares, jogo de mesa, jogo de palavras
	 
	Jogo de exercício,jogo simbólico e jogo de regras
	
	Brincadeira sem intenção
	
	Jogo sem interação
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201705744853)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil é importante que os profissionais das instituições sejam capazes de ouvir, observar e aprender com as famílias e suas crianças. Estas habilidades:
		
	
	são possibilitadas somente quando há promoção de comemorações festivas e danças típicas pois assim pode-se desenvolver o respeito à diversidade o que leva ao desenvolvimento dessas habilidades.
	
	podem ser adquiridas informalmente não sendo necessário estabelecer projetos para tal.
	
	podem ser adquiridas se os profissionais forem submetidos a cuidados psicológicos o que deve ser prática obrigatória nas instituições de ensino.
	
	devem pressupor uma adesão incondicional aos valores dessas famílias propiciando apoio real e efetivo às crianças.
	 
	contribuem para o estabelecimento de atitudes pautadas na ética e no acolhimento que tornam gratificantes e enriquecedoras as relações humanas

Outros materiais