Buscar

Exercício 8 Analise do Comportamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO
1) Uma mãe ensina ao seu filho de 3 anos  que, ele não pode beber  água gelada pois, água gelada vai fazer ele ficar gripado. Ao estar na casa da sua cuidadora, essa mesma criança pede água, e quando a sua cuidadora abre à geladeira a criança fala: eu não posso beber água gelada, pois minha mãe disse que se eu beber eu vou gripar, e a sua cuidadora então fecha a geladeira, e coloca água do filtro, e ai sim ele bebeu água. O que podemos encontrar nesse devido exemplo?
a) Reforço positivo
b) Reforço negativo
c) Extinção
d) Punição negativa
e) Punição positiva
2) Manuela  está pouco entusiasmada, com os estudos que serão direcionados para a aprovação dela em um curso do ensino superior. A sua mãe vendo como ela estava, foi conversar com ela e disse o seguinte: se você realmente se dedicar, se você realmente se colocar para estudar e conseguir ser aprovada, eu te darei um carro, aquele que você mais quer.  Após essa conversa Manuela sente-se mais motivada, e começa a dedicar-se mais aos estudos, para conseguir o tão sonhado carro. Qual foi o tipo de condicionamento utilizado no que foi citado acima?
R-Reforço positivo.
3) Ellen tem um cão que ela gosta muito, assim como também ama ouvir Renato Russo. Toda vez que Ellen coloca comida para o seu cão, ela está ouvindo o seu amado cantor. Toda vez que Ellen ligava o som e colocava as músicas de Renato Russo para tocar, o seu cão vinha correndo para receber a comida. O que podemos identificar nessa situação, de acordo com o que foi estudado na disciplina?
R- Podemos identificar aqui o condicionamento clássico que vimos com Pavlov. A música é um estímulo neutro, enquanto a comida é um estímulo incondicionado. A partir do momento que isso se repete, o ato da música vir acompanhada do alimento, trás ao cão que sempre que a música tocar será a hora de comer (resposta condicionada).
4) Carla gosta muito de chocolate, e de tanto gostar comia todos os dias. Certo dia, Carla apresentou um mal estar. Decidiu fazer uns exames, e teve a notícia de que é intolerante a lactose, e o médico lhe disse que teria que tirar tudo da sua alimentação que contenha lactose, até o seu querido chocolate, para que não passasse mal novamente.  Carla teve que aprender a viver sem o seu amado chocolate. A partir do enunciado, explique a tomada de decisão de Carla de não ingerir mais chocolate devido a sua intolerância à lactose.
R- Carla passou pela extinção do seu comportamento. A partir do momento que ela foi instruída que é intolerante à lactose e que não deveria ingerir mais tal alimento, ela retirou totalmente da sua vida o que lhe faria mal.

Outros materiais