Buscar

normas_para_trabalhos_completos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NORMAS PARA TRABALHO ACADÊMICO COMPLETO
Normas para envio de Trabalhos Completos
Título centralizado e em letras maiúsculas. Nome do autor alinhado à direita, com espaço 1,5 abaixo do título, com o último sobrenome em letras maiúsculas; abaixo, o nome do orientador e, abaixo deste, o nome da instituição por extenso.
Texto deve ser justificado, com 6 a 10 páginas, incluindo referências e anexos; escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, e margens com 3,0 cm (superior e esquerda) e 2,0 cm (inferior e direita).
Abaixo do nome da instituição, justificado, inserir resumo do trabalho, fonte Times New Roman, tamanho 12, e palavras-chave (entre 3 a 5 palavras).
Citações curtas (com até três linhas) devem ser inseridas no texto, entre aspas; citações longas (com mais de três linhas) devem ser colocadas em parágrafos independentes, digitados em espaço simples e recuados a 4 cm da margem esquerda, com a mesma fonte do restante do trabalho (Times New Roman), tamanho 10, sem aspas.
Todas as citações, curtas ou longas, devem ser acompanhadas da respectiva Referência Bibliográfica com sobrenome do autor; vírgula; ano da publicação; vírgula e página, entre parênteses; a não ser no caso em que o nome do autor já tenha sido mencionado imediatamente antes da citação. Nesse caso coloca-se apenas o ano e a data.
Ex.: Como disse Moisés, “citação” (1998, p. 95).
Lembrando que se a citação original terminar em ponto final, este deverá se encontrar antes das aspas.
Ex.: “A sabedoria deve saber que contém em si uma contradição; é inteiramente loucura viver muito sabiamente.” (MORIN, 2008, p. 66).
Mas se a citação original não terminar em ponto, por que apenas parte dela foi mencionada, então o ponto deverá estar depois da Referência.
Ex.: “Milton, em seu grande poema épico Paraíso Perdido, inventou verdadeiramente o Satã literário” (BLOOM, 2008, p. 50).
As Referências Bibliográficas devem vir no final do texto, em ordem alfabética a partir do sobrenome do autor, com espaço simples entre as linhas da mesma referência e espaço duplo entre si, alinhadas à esquerda. Títulos de livros e periódicos devem vir em negrito ou itálico.
Ex.:
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Trad. Caio Meira. 3. ed. Rio de Janeiro, Difel, 2010.
MELO NETO, João Cabral de. Morte e Vida Severina. 4ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.
Abaixo estão outras normas essenciais que devem compor as Referências Bibliográficas:
Livros
SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título. Tradução (Se houver). Edição (ex. 2. ed.). Local: Editora, Data.
Capítulo de livro com o mesmo autor
SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do capítulo. In: _____. Título do livro. Tradução (Se houver). Edição. Local: Editora, Data. Número do capítulo (se tiver), páginas inicial e final do capítulo.
Capítulo de livro com autor diferente
SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR, Nome (tipo de participação do autor na obra, Org.(s), Ed.(s) etc. se houver). Título do livro. Tradução (Se houver). Edição. Local: Editora, Data. Número do capítulo (se tiver), páginas inicial e final do capítulo.
Artigos de periódicos
SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo. Título do periódico, local, volume (v.), número (n.), páginas inicial e final do artigo, mês e ano.
Artigos de anais de congressos
SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo. In: NOME DO CONGRESSO (em caixa alta), Número do congresso, ano em que foi realizado, local onde foi realizado. Título da publicação. Local da publicação: editora, data. páginas inicial e final do artigo.
Referências de formato eletrônico
AUTOR. Título do artigo. Título da publicação seriada, local, volume, número, mês ano. Paginação ou indicação de tamanho. Disponível em: <Endereço.>. Acesso em: data (ex. 12 maio 2010).
Obs.: Nomes estrangeiros devem vir em itálico, deixando as “aspas” para qualquer outro destaque, como as citações já referidas acima.
Demais tipos de referências devem seguir as indicadas pela ABNT (NBR 6023/2002).

Outros materiais