Buscar

Psicologia Organizacional e do Trabalho

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. Avaliação I - Redação Individual (417732) - Psicologia Organizacional e do Trabalho (PSI52)
 Prova: 6735274
QUESTÃO:
1. Uma das dimensões psicológicas que está envolvida no ambiente de trabalho é a percepção. Ela pode ser entendida como a relação entre os órgãos do sentido e a cognição. É a forma mental pela qual você percebe o mundo físico (exterior) e tudo o que faz parte dele. Escreva uma redação com o tema: A IMPORTÂNCIA DA PERCEPÇÃO NA EQUIPE DE TRABALHO.
RESPOSTA ESPERADA:
Percepção é a capacidade de associar situações externas com a cognição e os órgãos do sentido.
Existem dois fenômenos básicos da percepção: a percepção seletiva e a adaptação sensitiva.
Na percepção seletiva, a pessoa passa por uma variada exposição a diversos estímulos. Então, a pessoa seleciona o estímulo no qual irá manter sua atenção. Já na adaptação sensitiva, a pessoa é submetida ao mesmo estímulo diversas vezes. Aos poucos, a pessoa irá se adaptar e deixará de perceber.
Na organização, a percepção de duas pessoas diante de um mesmo estímulo pode ser diferente. Vários são os fatores que influenciam na percepção das pessoas diante de algum estímulo e faz parte, também, das diferenças individuais. Assim, as diferentes formas de percepção podem ser geradoras de conflitos e mudanças no local de trabalho.
Por ser um conceito de compreensão subjetiva, o acadêmico poderá utilizar exemplos ou situações hipotéticas para explicar "percepção". Na sequência deverá falar sobre os fenômenos básicos da percepção e qual a importância da percepção no ambiente de trabalho e no relacionamento entre os membros da equipe, conforme exposto.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais