Buscar

Estudos dirigidos de motivação e emoção

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido para prova de Emoção. 
Conceitue emoção, descrevendo seus componentes, bem como as suas funções.
Conceito de emoção: é difícil definir completamente o que é emoção, pode-se dizer que emoções são reações humanas frente às situações que geralmente têm elementos tanto fisiológicos quanto cognitivos e que influenciam o comportamento.
Componentes das emoções:
Funções das emoções: servem como mecanismos de adaptação e sobrevivência. São importantes para a comunicação social, auxilia a tomada de decisões e facilita a aprendizagem.
Diferencie emoção primária e secundária, exemplificando. 
Emoções primárias: são as emoções básicas e mais fundamentais de caráter inato ao ser humano, segundo Paul Ekman são: amor, medo, raiva, tristeza, nojo e surpreza.
Emoções secundárias: são aquelas que se originam da relação mútua de emoções primárias, por exemplo, ciúme = raiva + medo.
Diferencie emoção de sentimento. 
O sentimento é uma experiência particular e subjetiva da emoção. Ele é a interpretação das reações causadas pela emoção. Estas são expressas por meios mais fisiológicos. Pode-se dizer que as emoções precisam de aspectos subjetivos e cognitivos para interpretação da situação vivenciada.
4- Disserte sobre as principais teorias da emoção: 
a) James-Lange: Há primeiro o estímulo emocional (ver uma cobra venenosa) que resulta em uma reação emocional (fugir) que provoca um sentimento de emoção (medo).
b) Cannon-Bard: Há primeiro um estímulo emocional (ver uma cobra venenosa) que provoca uma reação emocional juntamente com um sentimento da emoção (fugir + medo).
c) Schachter e Singer: Há primeiro um estímulo emocional (ver uma cobra venenosa) que provoca uma reação emocional (fugir), mas acrescenta-se no momento do sentimento da emoção, o rótulo cognitivo, isto é, a rotulação social das reações e interpretação subjetiva da situação (se o indivíduo vai fugir, ter medo, paralisar, etc. ao ver uma cobra).
f) Marcador somático: Damásio diz que há reações pré-determinadas pelo organismo humano devido a experiências anteriores. Assim, o cérebro reduz as opções de escolha, poupando tempo agilizando a resposta.
5- Explique a Teoria dos Marcadores Somáticos de Antônio Damásio.
Segundo Damásio existem reações pré-determinadas pelo organismo devido a experiências anteriores que reduz as opções de escolha, poupando tempo.
7- Disserte sobre o Novo Inconsciente. 
O cérebro efetua muitas operações complexas cujo resultado pode transformar-se em conteúdo consciente sem que o indivíduo se dê conta desse processo.
8- Disserte sobre os aspectos mais importantes do aspecto não-verbal da emoção. Porque esses aspectos são os mais avaliados para saber se o indivíduo está mentindo? 
O comportamento do individuo pode “dar pistas” sobre o que ele está sentindo. Muitas vezes aquilo que é dito não condiz com as expressões corporais, produzindo discrepância. É a partir dessa irregularidade, que se pode observar uma possível mentira. 
9- Comente sobre a relação entre cognição e emoção. 
A cognição permite ao ser humano conhecer a si mesmo e ao mundo, sendo o pensamento um importante componente desta. É a partir deste que as emoções são ativadas e geram um comportamento.
ESTUDO DIRIGIDO (REVISÃO DE MOTIVAÇÃO).
Antes de se formar como um campo de investigativo independente, a Psicologia da Motivação recebeu influências de outros estudos. Identifique esses estudos e suas respectivas contribuições para as pesquisas motivacionais. Recebeu influencias dos estudos da:
Psicoterapia (psicanálise): preocupava-se com as estratégias que o sujeito utilizava para aliviar seus desconfortos psíquicos;
Psicometria: desenvolveu os testes de aptidão que originaram os testes de motivação, identificando o interesse dos indivíduos em determinadas tarefas;
Aprendizagem: estuda experimentalmente o papel de variáveis motivacionais na memória e aprendizagem.
Comente as 4 grandes referências teóricas da Psicologia da Motivação. Homeostática: os motivos são ativados em função de atingir um estado ótimo de funcionamento de todo o organismo. Assim, parte do principio que o organismo possui estados ótimos que desencadeia motivos quando as condições não são ótimas\ideais.
Cognitivista: os processos mentais superiores seriam os responsáveis pelos motivos que levam alguém a determinada ação. Contribuíram para os estudos desta teoria Kurt, Lewin e Festinger.
Incentivo: prioriza os processos de aprendizagem através de incentivos e metas. Esta teoria é conhecida como Teoria do Drive (impulso).
Humanista: a motivação ocorre pela vontade inerente ao ser humano de atingir a autorrealização. Maslow cria uma Teoria das Necessidades.
Em uma perspectiva histórica, por que em um dado momento a noção de instinto foi importante para os estudos sobre motivação, mas depois foi gradualmente substituída por outros conceitos? 
No final do século XIX a noção de instintos foi importante para a sistematização científica no campo de investigação da Psicologia da Motivação e proporcionava uma explicação simples para quase todos os comportamentos humanos. Mas devido a aprofundamentos nos estudos sobre a motivação via-se que deveria ser substituído o conceito “instintos” por “impulsos”, uma vez que, a motivação humana não se restringe a necessidades fisiológicas.
Definição de Instintos para Willian McDougal: algo herdado geneticamente que levaria o homem a ser motivado e realizar todos os seus comportamentos, o que acarreta uma lista interminável de instintos específicos para cada ação do homem, explicando assim toda reação por causas internas.
Em que termos podemos afirmar que a psicanálise ofereceu uma explicação psico-hidráulica para a motivação humana. 
Freud afirma que o aparelho psíquico seria uma espécie de reservatório (biológico) que quando estimulado por algo interno ou externo produzia energia psíquica. Este reservatório é regulado por mecanismos inatos de descarga de energia, onde a não descarga desta energia e seu acumulo, poderia causar trauma psíquico. Ela ainda pode ser desviada para fins diferentes do da fonte originária, causando a somatização ou sublimação no indivíduo.
As explicações fisiológicas são suficientes para a compreensão da motivação humana para o sexo e para a fome? Comente. 
Muitas vezes o ato de alimentar-se é substituído pelo ato de comer que é satisfazer motivos psicológicos ou culturais, enquadrando-se em modelos idealizados por esta. O sexo, não é um componente essencial para a sobrevivência humana, sendo ele feito por motivos de reprodução ou apenas prazer físico, onde suas condutas podem ser influenciadas por elementos psicológicos e de aprendizagem no meio cultural.

Outros materiais