Buscar

CASOS CONCRETOS PROCESSO PENAL 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASOS CONCRETOS PROCESSO PENAL 2:
Caso 01:
Na tentativa de identificar a autoria de vários arrombamentos em residências agrupadas em região de veraneio, a polícia detém um suspeito, que perambulava pelas redondezas.....
Resposta: Provas completamente ilícitas e deverão ser desentranhadas do processo, teoria da árvore dos frutos envenenados
Caso 02: 
O Padre José Roberto ouviu, em confissão, Maria admitir que mantém por conta própria estabelecimento onde ocorre exploração sexual, com intuito de lucro. No local, admitiu Maria ao Vigário que garotas de programa atendem clientes para satisfazer seus diversos desejos sexuais mediante o pagamento de entrada no valor de R$100,00 no estabelecimento, e o valor de R$500,00 para a atendente.
Resposta: Não, pois segundo o artigo 207, CPP, São proibidas de depor as pessoas que, em razão de função, ministério, ofício ou profissão, devam guardar segredo, salvo se, desobrigadas pela parte interessada, quiserem dar o seu testemunho.
Caso 03:
O MP ofereceu denúncia contra Caio por, em tese, o mesmo ter subtraído o aparelho de telefone celular de Maria, na Av. Rio Branco, na altura do nº 23, pugnando pela condenação do acusado nas penas do art. 155, inciso II do CP (furto qualificado pela destreza).
Resposta: Caso de mutatio liberio, art 384. No momento da instrução probatória, surge algo novo e muda a dinâmica dos fatos, isso impossibilita a defesa de exercer o contrário. O juiz tem que emitir prazo, se ele tivesse feito isso, ele teria agido corretamente, como não fez ele violou o princípio da correlação e sentença e do contraditorio e ampla defesa , ele agiu com erro in procedendo.
Caso 04:
Huguinho, Zezinho e Luizinho praticaram um roubo na Agência do Banco do Brasil, no centro do Rio de Janeiro. Os três comparsas, ao se evadirem do local, seguiram em direções diferentes. Luizinho foi alcançado pela polícia e preso em flagrante e encontra-se preso no Complexo de Bangu, na cidade do Rio.
Resposta: Não, foi correta em relação a quem está em local incerto ou não sábios, preso tem que ser pessoalmente por oficial de justiça e se ocultando por edital com hora certa.
Caso 05:
Marcílio responde a processo crime como incurso nas penas do art. 213 do CP pois, em tese, teria constrangido Lucilha, mediante emprego de arma de fogo, a manter com ele relações sexuais.
Resposta: A ordem legal a ser respeitada é primeiro as testemunhas de acusacao e dps de defesa . Nulidade absoluta, pois a partir da AIJ por conta do juiz ter invertido a ordem legal da oitiva das testemunhas.
Caso 06:
Semprônio, motorista de um Uber, dirigia seu veículo pela pista de esquerda (pista de ultrpassagem), sendo certo que a sua frente estava o carro de Felizberto, septuagenário, que dirigia a aproximadamente 50 Km/h, o que impedia, na ocasião, Semprônio de fazer a ultrapassagem.
Resposta: Cabe citação por hora certa no sumaríssimo? Há um enunciado que admite a citação por hora certa no sumaríssimo.

Outros materiais