Buscar

Administração: Paradigmas, Variáveis e Níveis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 7 (BNDES 2009-Administrador): Paradigmas são modelos ou padrões que referenciam explicações de como lidar com diferentes situações. Considerando as mudanças ocorridas neste início de século, pode-se dividi-los em paradigmas tradicionais e paradigmas do terceiro milênio. Nessa perspectiva, analise os paradigmas que se seguem.
�
I - Ênfase na competitividade
II - Ênfase na eficiência
III - Estruturas organizacionais enxutas
IV - Emprego e carreiras estáveis
V - Grupos de trabalhadores autogeridos e polivalentes com educação de nível superior 
�
Dentre os paradigmas listados, são tradicionais APENAS os paradigmas:
(A) I e II. 					(B) I e V.
(C) II e III. 					(D) II e IV.
(E) IV e V.
 
Questão no 4 (BNDES – ADM 2011) (valor: 10,0 pontos) - A administração e a evolução de suas Escolas, ao longo do tempo, passaram por diferentes fases e incorporaram conhecimentos de diferentes áreas para que o administrador, no exercício de sua função, possa ter uma visão ampla sobre os vários fatores que têm impacto na melhoria de desempenho da organização. Cada uma das fases da administração, em sua evolução, teve uma abordagem diferenciada, enfatizando ou integrando uma ou mais das cinco variáveis básicas que encontramos na Teoria Geral da Administração.
Apresente as cinco variáveis básicas que são encontradas na Teoria Geral da Administração, explicando como cada uma dessas variáveis contribui para a organização das empresas visando à sua eficiência e eficácia. 
Cinco variáveis básicas da Teoria Geral da Administração: Tarefa, Estrutura, Pessoas, Tecnologia e Ambiente.Contribuição das variáveis para a eficiência e eficácia da organização:
1 – Tarefas – racionalização do trabalho através da divisão de tarefas complexas em outras mais simples, facilitando a padronização de processos. Melhoria da eficiência do trabalhador através de sua especialização.
2 – Estrutura – racionalização da estrutura administrativa da organização onde esta passa a ser vista como uma síntese de diversos órgãos que devem estar integrados para atingir os objetivos. Estruturação das funções que são necessárias para a produção de bens e/ou serviços que serão ofertados ao mercado de forma que as atividades similares fiquem concentradas em setores, divisões, departamentos ou áreas que facilitem a realização dos processos visando à eficiência da organização.
3 – Pessoas – a principal tarefa e o desafio do administrador consistem em saber lidar com pessoas, conseguindo que cada um utilize seu máximo potencial visando à eficiência da organização. Por isso, é importante utilizar as capacidades e o conhecimento das pessoas, alocando-as às funções da organização, visando à eficácia organizacional. 
4 – Tecnologia - com o emprego cada vez maior de recursos tecnológicos (mecanização, automação, computação, etc.), as organizações, de modo geral, podem redesenhar seus processos nessa direção para aumentar a eficiência e conseguir competitividade no mercado. 
5 – Ambiente – as variáveis ambientais impactam os aspectos da estrutura organizacional e dos processos operacionais utilizados pelas empresas, bem como sua atuação no mercado. A consideração desses elementos contribuem para a eficiência e eficácia da organização.
Questão 4: Uma empresa adota a prática de elaborar sua estrutura organizacional sem antes elaborar seu planejamento estratégico. Qual sua opinião técnica sobre essa prática?
Resposta: Esta prática esta errada, pois primeiro se deve elaborar o planejamento estratégico, que seria o modo como os objetivos da empresa serão alcançados, para depois elaborar a estrutura organizacional, que seria a definição de como e quem irá executar o serviço de maneira a alcançar o objetivo, assim definir os setores e os cargos.
40 (BNDES – ADM 2011) - Para incluir as boas ações na cultura corporativa, uma empresa socialmente responsável pode incorporá-las à sua missão, visão e valores. Esses valores representam as(os)
(A) expressões a respeito do ramo em que a organizaçãoatua.
(B) formas como a organização será reconhecida no futuro.
(C) razões da existência da organização perante a sociedade.
(D) propósitos básicos da própria existência da organização.
(E) padrões de comportamento institucional da organização.
52 (BNDES – ADM 2011) - Uma organização pode ter a sua escala hierárquica determinada
de acordo com alguns critérios estabelecidos pela organização, como o porte e a estrutura, dentre outros critérios. Porém, existem três níveis administrativos que representam como as atividades e responsabilidades da organização são estabelecidas.
Esses três níveis administrativos são:
(A) estratégico, humano e conceitual
(B) estratégico, tático e operacional
(C) estratégico, humano e técnico
(D) conceitual, tático e estratégico
(E) conceitual, técnico e operacional
50 (BNDES – ADM 2011) - Embora a administração seja uma prática muito antiga, sua abordagem como ciência teve início com o desenvolvimento das teorias da administração cujos precursores foram Taylor e Fayol, com a Administração Científica e a Teoria Clássica, respectivamente. Ambas desenvolveram uma abordagem mecanicista. A esse respeito, considere as afirmativas a seguir.
I - A Teoria Clássica afirma que a empresa é um sistema aberto em constante interação com o ambiente externo.
II - A Administração Científica é baseada na relação organização formal e organização informal.
III - A Teoria Clássica se caracteriza pela ênfase na tarefa, utilizando princípios como divisão do trabalho e unidade de comando e direção.
IV - A Abordagem Mecanicista tem os métodos de trabalho como preocupação básica do administrador.
São corretas APENAS as afirmativas
(A) I e II
(B) I e III
(C) II e III
(D) II e IV
(E) III e IV - ANULADA
8) Faça uma análise de parte do planejamento estratégico da seguinte empresa:
Nikiti Adventure LTDA
Negócio: Rappel, Trilhas e Rafting
Missão: Ser a maior empresa de esportes radicais do Brasil.
Visão: Oferecer serviços radicais que conquistem nossos clientes. 
10) A empresa Naturals S.A está no mercado de cosméticos há 5 anos e no momento a empresa possui o maior share of mind e possui o 2° maior market share. Atualmente a empresa só atua no Brasil entretanto sua distribuição não atende a todo território nacional devido a sua atual estrutura logística. Ano passado a empresa adquiriu um grande empréstimo no BNDES para aquisição de uma concorrente e nos próximos anos contará provavelmente com um alto índice de endividamento e baixo capital de giro. A fabrica da empresa fica em São Roque município que vem sofrendo com a escassez de matérias primas utilizadas na produção da Naturals. Além disso, no próximo ano haverá a troca de governo e uma das propostas do novo governo é o aumento do ICMS. Também há no município um movimento migratório que aos poucos está levando para as capitais os habitantes mais qualificados profissionalmente. Há também indícios que os governos brasileiro e argentino baixarão as alíquotas de importação de produtos cosméticos. Monte a matriz SWOT (strengths, weaknesses, opportunities, threats) para este cenário.

Outros materiais