Buscar

HISTORIA DO BRASIL REBUPLICANO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1.
		Além das Questões Militar, Religiosa e Abolicionista, havia um outro grande problema para a Monarquia resolver, conforme nos aponta a historiadora Emilia Viotti da Costa. Escolha, entre as opções abaixo, aquela que melhor traduz esse problema.
	
	
	
	
	A chamada "Geração de 1870" conseguiu influenciar todo o meio intelectual do Rio de Janeiro e, em consequência, a propaganda republicana ganhou todos os jornais da capital do Império tornando a manutenção do regime insustentável.
	
	
	A Guerra do Paraguai havia deixado a população muito insatisfeita com o governo imperial.
	
	
	Os cafeicultores estavam extremamente descontentes com o fato da Monarquia estar pensando em criar formas de financiar a industrialização do Império.
	
	
	Algumas mudanças estruturais ocorridas desde meados do século XIX tornaram o centralismo monárquico inadequado para a nova realidade nacional.
	
	
	A propaganda republicana empolgava a população do Império de norte a sul tornando a Monarquia insustentável.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Sobre a participação dos militares na Proclamação da República é CORRETO a que:
	
	
	
	
	O Partido Republicano foi influenciado pelos imigrantes anarquistas a desenvolver a consciência política no seio do Exército.
	
	
	O descaso de membros do Partido Republicano, como Sena Madureira e Cunha Matos, em relação ao exército, expresso através da imprensa, levou os "casacas" a proclamar a República.
	
	
	A proibição de debates políticos e militares pela imprensa, a influência das idéias de Augusto Comte e o descaso do Imperador para com o exército favoreceram a derrubada do Império.
	
	
	O Gabinete do Visconde de Ouro Preto formalizou uma aliança pró-republicana com os militares positivistas no Baile da Ilha Fiscal.
	
	
	A aliança dos militares com a lgreja acirrou as divergências entre militares e republicanos, culminando na Questão Militar.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		Leia com atenção o trecho abaixo:
"Floriano, no período seguinte (23/11/1891 a 15/11/1894), vai representar, em contraposição ao impasse político de Deodoro, a verdadeira cesura no sistema e, ao mesmo tempo, a resolução deste impasse."
(CARDOSO, Fernando Henrique. Dos governos militares a Prudente-Campos Sales. In: FAUSTO, Boris. História Geral da Civilização Brasileira. Tomo III, vol. 2. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. pp.17-57.p. 47).
A partir da leitura do trecho pode-se afirmar que a principal característica do governo de Floriano Peixoto foi:
	
	
	
	
	O conflito entre os militares do Exército e os setores monarquistas que, liderados pelo Visconde de Ouro Preto e Eduardo Prado, tentavam restabelecer as instituições derrubadas pelo golpe de 1889.
	
	
	A tranquilidade política, já que a República estava plenamente consolidada.
	
	
	O conflito entre os militares do Exército e os estancieiros do Rio Grande do Sul, que possuíam um projeto político separatista.
	
	
	O conflito entre os militares do Exército e a oligarquia cafeicultora paulista, que tinha um projeto político restaurador.
	
	
	O conflito entre os militares do Exército e o alto clero da Igreja Católica, que se recusava a aceitar a implantação do Estado Laico.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		Marque entre as opções abaixo aquela que apresenta o nome de um escritor que se envolveu diretamente com o projeto da restauração monárquica.
	
	
	
	
	José de Alencar.
	
	
	Raul Pompeia.
	
	
	Gilberto Freyre.
	
	
	Caio Prado Jr.
	
	
	Eduardo Prado.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		Leia com atenção o trecho a seguir: "No governo provisório a única força capaz de exercer o poder político (e repressivo) era o Exército. Enquanto Deodoro simbolizava o exército e, mais que isso, a unidade das forças armadas, a oposição, tanto imperial como a dos burgueses agrários republicanos, teve de restringir-se à retórica. Mesmo assim, chama a atenção que o núcleo dessa oposição "Prudente, Campos Sales, Bernadino e outros" manteve-e ativo o tempo todo." (CARDOSO, Fernando Henrique. Dos governos militares a Prudente-Campos Sales. In: FAUSTO, Boris. História Geral da Civilização Brasileira. Tomo III, vol. 2. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. pp.17-57. p. 45)
A despeito do governo militar, marque a opção correta:
	
	
	
	
	os militares de baixa patente influenciavam amplamente as decisões do governo.
	
	
	a oligarquia cafeeira paulista jamais esteve completamente deslocada do poder.
	
	
	A Igreja Católica jamais aceitou a institucionalização total do Estado Laico.
	
	
	os latifundiários do nordeste mantiveram a posição de hegemonia política.
	
	
	a burguesia industrial comandava os rumos da política econômica.
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		Renato Lessa, em "A invenção republicana" investigou a gênese e a implementação da ordem republicana. A carta de 1891 não estabelecia condições de funcionamento harmônico entre os poderes e favoreceu a ação política dos militares e disputa pelo controle dos estados. Desta forma, a Política dos Governadores (1898) tornou-se importante fator de estabilidade da ordem oligárquica, pois:
	
	
	
	
	Criou a divisão e a independência entre os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Permitindo, assim, o controle direto dos coronéis sobre a população local.
	
	
	Possibilitou a centralização do poder no Executivo, através do fim das guardas estaduais e fortalecimento do Exército. Os coronéis locais passaram a responder diretamente ao presidente da República.
	
	
	Possibilitou um acordo entre Executivo e Legislativo com a finalidade de ampliar o controle dos coronéis sobre as populações rurais e, assim, garantir maior independência política para os partidos.
	
	
	Possibilitou a formulação de um acordo entre os estados e União, minimizando as hostilidades entre o Executivo e o Legislativo e controlando a escolha dos deputados. Esta relação se repetia entre os governadores e os chefes políticos locais.
	
	
	Possibilitou a ampliação do coronelismo e a centralização do poder por parte do Executivo. Os governadores aliavam-se às lideranças locais para ampliar o controle sobre a população rural.
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		A campanha militar empreendida para exterminar o arraial de Canudos contou com a participação de um célebre escritor que, a partir do que viu, escreveu uma das obras clássicas da literatura brasileira. Indique a alternativa que aponta corretamente o nome do escritor e a obra produzida.
	
	
	
	
	Graciliano Ramos ¿ Vidas Secas.
	
	
	Castro Alves ¿ Os Escravos.
	
	
	Mário de Andrade ¿ Macunaíma.
	
	
	Euclides da Cunha ¿ Os Sertões.
	
	
	Lima Barreto - Os bruzundangas.
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		Qual dos episódios a seguir ocorreu durante o governo do presidente Rodrigues Alves?
	
	
	
	
	A Revolta da Chibata.
	
	
	A Guerra de Canudos.
	
	
	A Revolta do Contestado.
	
	
	A Revolta da Vacina.
	
	
	O Convênio de Taubaté.
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		A respeito das principais características da Constituição de 1891 podemos citar:
	
	
	
	
	O Estado laico, o voto feminino e a legislação social
	
	
	O federalismo, a democracia e o Estado laico
	
	
	O padroado, a centralização política e a naturalização dos imigrantes
	
	
	O federalismo, a exigência de partidos políticos nacionais e o padroado
	
	
	O federalismo, o voto do analfabeto e a exigência de partidos políticos nacionais.
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		Segundo José Murilo de Carvalho, em Os Bestializados, a proclamação da República noBrasil (1889) não teve o mesmo significado para todos. Entre os republicanos, podemos apontar, pelo menos, a disputa entre três projetos de República:
	
	
	
	
	O modelo liberal e federalista norte-americano, defendido principalmente por proprietários rurais, especialmente de São Paulo; o modelo positivista, defendido principalmente por militares e republicanos gaúchos; e o jacobinismo francês, defendido pela população urbana, pequenos proprietários rurais, e profissionais liberais.
	
	
	O jacobinismo francês defendido pela população urbana, pequenos proprietários rurais e, profissionais liberais; o modelo revolucionário defendido pelos setores operários urbanos e pequenos camponeses; e o modelo positivista, defendido principalmente por militares e republicanos gaúchos.
	
	
	O modelo revolucionário defendido pelos setores operários urbanos e pequenos camponeses; o modelo positivista, defendido principalmente por militares e republicanos gaúchos; e o modelo liberal e federalista norte-americano, defendido principalmente por proprietários rurais, especialmente de São Paulo.
	
	
	O modelo liberal e federalista norte-americano, defendido principalmente por proprietários rurais, especialmente de São Paulo; o modelo positivista, defendido principalmente por militares e republicanos gaúchos; e o modelo clientelista, defendido pela burguesia cafeeira.
	
	
	O modelo positivista, defendido principalmente por militares e republicanos gaúchos; o modelo clientelista, defendido pela burguesia cafeeira; e o modelo revolucionário defendido pelos setores operários urbanos e pequenos camponeses.

Outros materiais