Buscar

[30729 36647]Teoria conhecimento AD

Prévia do material em texto

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
	 
	
 Avaliação a Distância
 
Unidade de Aprendizagem: Teoria do Conhecimento 
Curso: Educação Física - Bacharelado
Professor: 
Nome do aluno: Guilherme Prates de Souza
Data: 24/02/2015
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1 (3,0 pontos)
Baseado na leitura dos tópicos de estudo da unidade de aprendizagem “Teoria do conhecimento”, responda resumidamente:
a) Forneça um conceito para o termo “conhecimento”, ou seja, o que é conhecimento?
	Hoje existem vários conceitos para a palavra conhecimento e é sabido por todos que conhecimento é aquilo que se conhece de algo ou alguém. Isso em um conceito menos específico. Contudo, para falar deste tema é indispensável abordar dados e informações.
b) Diferencie o conhecimento humano daquele pertencente a outras espécies de seres vivos.
	Nós seres humanos temos a capacidade de parar e refletir, pensar antes de agir, saber responder sobre os seus atos. Já os animais, agem por instinto, são irracionais, não sabem diferenciar o certo do errado.
c) Explique pelo menos um aspecto que se relacione à importância do estudo da teoria do conhecimento para o estudante universitário.
	O estudo da teoria do conhecimento é importante, pois serve como uma base para podermos ir adiante, com sucesso, nas outras disciplinas.
Questão 2 (3,5 pontos)
O conhecimento filosófico e científico são geradores dos mais importantes de progresso humano. Inicialmente, os gregos filósofos forneceram muitos conceitos racionais na tentativa de explicar os fenômenos que os cercavam. Com o passar do tempo, o conhecimento filosófico precisou ser complementado pelo científico para “dar conta da vida real”. Portanto, a vida do homem moderno precisou de um conhecimento aplicável e eficiente na invenção de tecnologias de produção, para o domínio e exploração da natureza, urbanização, entre outros. CITE e EXPLIQUE pelo menos dois aspectos relacionados ao conhecimento filosófico e/ou científico que ilustram o contexto mencionado. Em outras palavras, por que o mundo moderno não seria possível se fosse baseado somente em filosofia?
	O conhecimento filosófico é de uma grande importância, é uma busca partindo de uma busca do material para o universal que exige um método racional, diferente do experimental, levando em conta os diferentes objetos de estudo. Dessa forma, por muitos anos se estudou a filosofia e sociologia. No mundo atual, serem descobertas, construir, casas para abastecer, eletrônicos a serem descobertos, entre outros, e a ciência é que supre essas necessidades.
Questão 3 (3,5 pontos)
 A idade média é conhecida como a “idade das trevas” quando são considerados os fatos ocorridos neste período que pertubaram o avanço e a geração de conhecimento. Explique pelos menos dois eventos medievais que atrasaram o desenvolvimento do conhecimento humano.
	As pessoas da idade média colocavam a fé acima de todas as coisas, principalmente acima da razão. Tudo o que acontecia era porquê Deus havia mandado, era obra divina. Se ocorresse algum evento específico que eles não sabiam do que se tratava, como por exemplo a peste negra, eles não podiam tentar encontrar uma explicação para aquele acontecimento sem que não fossem cassados pela igreja, pois eles não admitiam que a ciência poderia proporcionar respostas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes