Buscar

Formação da Identidade da Mãe em Família Monoparental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Pesquisa e Prática V
Profa. Viviane Santos
Colocar seu nome e matrícula:
PARTE 1 - Memorial Descritivo: Introdução e Metodologia de Pesquisa
TEMA: 
FORMAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DA IDENTIDADE DA MÃE EM FAMILÍA MONOPARENTAL
JUSTIFICATIVA 1: 
O interesse nesta temática vem de reflexões a respeito de atendimentos clínicos realizados com famílias monoparentais que demonstraram complexidades, diferenças como também semelhanças em suas histórias e personagens. Outro ponto importante é minha atuação como terapeuta familiar e de casal que traz a necessidade de um olhar direcionado também para as relações familiares mesmo em atendimentos individuais. 
JUSTIFICATIVA 2: 
A importância da pesquisa vem do estudo da figura materna em família monoparental que ganha destaque quando nos deparamos com o universo novo-velho que nossa sociedade apresenta em relação à família e seus modelos. A instituição familiar apresenta dentro da história uma trajetória importante para a constituição do indivíduo e da sociedade. Segundo Reis (1984), não podemos negar a importância que a instituição familiar tem em nossa história, tanto no que diz respeito à vida emocional dos indivíduos, nas relações sociais, como também, na formação de nossa “primeira identidade social”. 
PROBLEMA: 
(...) Ou seja, formar uma identidade de mãe, levando em consideração as interferências sociais, tanto do macro como do microcosmo social, na tentativa de legitimar seu papel e também o modelo familiar que constituiu, torna-se uma luta social e política, que afetará tanto as famílias como a estrutura social vigente, além de ser uma questão estritamente relacionada à formação de transformação da identidade dos indivíduos que dela fazem parte, nesse caso, a mãe.
OBJETIVO PRINCIPAL DA PESQUISA: 
É a mulher-mãe que representa um modelo de constituição familiar que rompe com normas e modelos pré-estabelecidos nosso objeto de estudos; (investigar a mulher-mãe no modelo de família monoparental)
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 
(...) mas para chegarmos à identidade da mãe em família monoparental é necessário adentramos no universo da família, (analisar o modelo monoparental e relacionar com os outros modelos pré-existentes);
(...) onde encontramos a mulher no desempenho de sua função maternal e, neste caso, da família monoparental. (investigar a manutenção desse papel no universo do trabalho e das condições de assistência social/mental)
HIPÓTESE: 
Esta estrutura familiar sempre sofreu com as pressões de outras instituições sociais, no que diz respeito, a sua constituição e manutenção, por ser considerada por estes como inadequada, particularmente pelas sociedades patriarcais. Parte das dificuldades que este modelo familiar encontra relacionam-se com questões relativas ao poder, a dimensão religiosa que prega um ideal de família – a nuclear composta de pai, mãe e filhos –, as questões de gênero, econômicas, culturais, preconceitos e políticas de identidade.
METODOLOGIA QUEM SERÁ PESQUISADO: 
O presente projeto de pesquisa, tem a finalidade de estudar a formação e transformação da identidade da mãe em família monoparental, na cidade de Cotia, em família considerada como classe baixa (rendimento de 0 à 4 salários mínimos), sendo a mãe considerada como única responsável nos cuidados e educação dos filhos, isto é, não havendo a participação do pai na estrutura familiar. 
Serão pesquisadas o total de três famílias, sendo realizado o estudo piloto que deverá nortear as pesquisas posteriores. A seleção da população pesquisada estará determinada por participantes de uma Organização Não-Governamental. 
METODOLIGA COMO SERÁ PESQUISADO:
Utilizarei uma pesquisa exploratória, qualitativa, em particular o Estudo de Caso, com a utilização de roteiro para entrevista semi-estruturada e elaboração de categorias para análise dos resultados.

Outros materiais