Buscar

Resumo AV2 Introdução ao Estudo do Direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Revisão AV2 
 Introdução ao Estudo do Direito 
Fontes do Direito 
Fontes Históricas - Legado da cultura jurídica produzida nas mais diversas sociedades. Verifica as transformações o corridas no direito ao longo do tempo em diferentes culturas. Fonte de produção do Direito.
Fontes Dogmáticas - Se divide em fontes materiais e fontes formais. 
As fontes materiais são as fontes de produção do Direito, pois são responsáveis por sua elaboração; também são chamadas de fontes substanciais. A fonte material principal (direto) é o Poder Legislativo, e a secundária (indireto) é a sociedade com os fatos sociais. 
As fontes formais são chamadas de fontes de conhecimento do Direito, pois através delas, a sociedade toma ciência do Direito produzido nas fontes materiais. A fonte formal principal (direto) é a Lei, e as secundárias (indiretas) são os costumes, a doutrina e a jurisprudência. 
Sistema Anglo-Americano : Common Law - usa o Direito costumeiro (Consuetudinário) que tem como base um conjunto de regras n ão escritas, com usos uniformes, espontâneos e reiterados no grupo.
Sistema Romano-Germânico : Civil Law - Com um sistema jurídico codificado, legislado, e com base na Lei.
Tipos e espécies de costumes
Secundum Legem - segunda a lei. O costume segundo a lei seria a quele correspondente à vontade da lei.
 Praeter Legem - além da lei. O costume além da lei são utilizados quando há lacunas na lei, ou seja, diante da inexistência de uma lei específica para regular determinada situação, poderá ser observados os costumes correntes na região , como previsto no artigo 4º da LINDB (Lei de introdução às normas do direito brasileiro, Art. 4° Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito.)
Contra Legem - contra a lei. - É o costume que contraria a lei e nesse caso não são usados.
 Lei
Ato do Legislativo traduzido pelas normas jurídicas, que de forma geral e obrigatória disciplina os fatos jurídicos relevantes, cuja a sujeição ao seu comando é imperativo e obrigatório, no qual a sua tran sgressão importa na aplicação de uma sanção, seja ela pessoal ou patrimonial. 
Costumes
Os usos constantes, uniformes, que espontaneamente e de forma reiterada como prática social por serem mais necessárias são transmitidas pela oralidade de geração a geração pela tradição, sendo certo que os costumes jurídicos compreendem práticas coletivas, envelhecidas pelo tempo. 
Estrutura dos Costumes: Os costumes apresentam dois elementos e struturais: 
1º - elemento objetivo ou exterior, que se traduz nas praxes sociais (práticas reiteradas), realizadas pelo grupo social sobre uma determinada matéria de interesse jurídico. 
2º - elemento estrutural dos costumes é o de natureza subjetiva, ou psicológica que pode ser verificado pelo sentimento de necessidade, e portanto da obrigatoriedade na realização da prática jurídica social. 
Súmula
É um verbete que registra a interpretação pacífica ou majoritária emitida por um tribunal superior a respeito de um tema específico, a partir do julgamento de diversos casos análogos, com a dupla finalidade de tornar publica a jurisprudência para a sociedade, bem como promover a uniformidade entre as decisões. 
Analogia 
É um método de integração das lacunas da lei. Ocorre analogia quando é feita uma comparação entre casos diferentes mas com um problema parecido para surgir a mesma resposta. (Não é permitido no direito penal - princípio da reserva legal).
Jurisprudência 
É a coletânea de decisões proferidas pelos juízes ou tribunais sobre uma determinada matéria jurídica. Inclui jurisprudê ncia uniforme (decisões convergentes) e jurisprudência contraditória (decisõe s divergentes). 
Processo de elaboração Legislativa 
O processo de elaboração de uma lei deve ser elaborada pelo orgão competente a que se trata com sua matéria sendo pertinente ao poder que está a elaborando, e a tramitação tem que seguir todas as fases, tendo a iniciação, discussão - votação, aprovação, sanção - veto, promulgação, publicação e vigência. 
 Estrutura da norma jurídica
Preceito (comando de agir ou de se ab ster) e sanção (consequência da transgreção dos preceitos).
Doutrina 
Ela decorre de um processo interpretativo realizado pelos juristas que por sua vez expressam sob forma e lições suas teses e pensamentos sobre o Direito e as mais diversas leis elaboradas pelo Legislativo. Encontramos em livros, palestras e etc

Outros materiais