Buscar

Analise da Proposta Pedagogica.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Análise da Proposta Pedagógica:
Os conteúdos programáticos de história da Escola Municipal..., são preparados pela SEEDUC(Secretaria de Estado de Educação), sendo separados por temas e organizados de forma cronológica. 
Com os objetivos, buscar com o ensino da história contribuir para que os alunos tenham oportunidades de interagir e comparar os fatos relevantes ao seu desenvolvimento social e cultural, de forma a ser capaz de conhecer e diferenciar os diferentes fatos históricos, podendo, de tal forma, desenvolver valores, ética, trabalhar a cidadania, respeitar as diferenças e como principal, perceber-se como agente transformador da sociedade e da história. Buscando formar assim cidadãos equipados de criticidade e espírito cooperativo. Com os estudantes devendo ter oportunidades de obtenção do conhecimento que lhes possibilitem modificar suas formas de ver e pensar a sociedade e o mundo, objetivando a formação de cidadãos pensantes e atuantes em nossa sociedade.
Sendo as propostas metodológicas, propor novos questionamentos, exercitar a troca de informações e confrontamento de dados; o trabalho com fontes variadas(mapas, textos, iconografias e filmes, relatos orais, etc.); estudo das diferenças e semelhanças, transformações e ritmos temporais, continuidades e descontinuidades, ensino de procedimentos de pesquisa, coletas de informações e solicitar estudos e reflexos sobre os diferentes modos de vida, distinguir os diferentes padrões de medidas de tempo; trabalhar com ideias de duração, ritmos temporais e construir periodização para os temas estudados; Por fim as atividades que deverão ser feitas pelos docentes são de: leitura e análise de textos, resumos, pesquisas, redações, debates, testes de revisão e provas. 
Os recursos didáticos oferecidos estão livros didáticos fornecidos pela SME(Secretaria Municipal de Educação); Datashow/projetores e computadores para uso do professor; acervo bibliográfico disponível na biblioteca da escola, disponíveis para que docentes e alunos possam utilizar; textos e apostilas de apoio de uso do professor; fontes de variados tipos(textuais, documentais, iconográficos, etc.). Todos ficando a cargo do regente da turma, para escolher como será realizado a utilização e o momento apropriado para a utilização dos recursos, todos visando acrescentar a construção do conhecimento e pensamento critico nos discentes, oportunizando também o trabalho com a cidadania e o trabalho cooperativo em equipe.
As avaliações possuem duas características principais, o primeiro o caráter de diagnostico e o segundo o de avaliação somativa em si. Sendo a avaliação um processo que tem seu inicio na formulação dos desígnios da aprendizagem, com o acompanhamento do desenvolvimento dos alunos e envolvendo aspectos qualitativos e quantitativos, com o primeiro se sobressaindo perante o segundo. Porém é preciso ser conhecedor que a avaliação constantemente implica um ato de valor, devendo ter sempre claro seus objetivos, finalidades, critérios e instrumentos, necessitando do docente se utilizar de diferentes formas e instrumentos para avaliar(diagnostica, formativa e somativa), devendo ser escolhidos e utilizados no momento mais oportuno.
Sendo as avaliações realizadas em função da aprendizagem, da assimilação de conteúdos e para que isto ocorra deverão ser utilizados métodos e instrumentos variados e diversos, coerentes as concepções e finalidades desejados nos objetivos e resultados esperados ao fim do Ensino Fundamental II, procurando diagnosticar o conhecimento e as dificuldades e integrando as informações como forma de ação, reflexão e criticidade. Com os critérios de avaliação, devendo ser definidos pelo docente em seu Planejamento Anual, orientado pelos documentos legais da instituição, como Projeto Politico Pedagógico e Regimento Escolar, explicando as dimensões do que se objetivar avaliar. Sendo estes critérios elementos de ampla importância no processo de avaliação, pois articulam todas os passos da ação pedagógica.
Tendo as avaliações de seguir critérios pré-estabelecidos e continuamente, onde a participação e o desempenho nas atividades tendo peso avaliativo. Com o processo de avaliação consentir a possibilidade dos discentes de transmitir suas conquistas, dificuldades e possibilidades de aprendizagem. Quando ao se perceberem crescendo, adquirindo novas possibilidades de compreensão e construção de mundo, os estudantes estarão abrindo novas portas na direção a outros conhecimentos e formas de inclusão na sociedade, tomando a consciência de que são agentes transformadores sociais e da história. Com os instrumentos de avaliação compostos por: provas, trabalhos de pesquisas, apresentações, debates, questionários, testes, provas e a observação do desempenho e participação dos estudantes ao longos das aulas por parte do professor.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes