Buscar

Literatura Ad2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Pedagogia para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental
Avaliação a distância 2 – 2014/1
Disciplina: Literatura na Formação do Leitor
Coordenadora: Márcia Cabral
	
Nome: _____________________________________________Matrícula: ___________
Pólo: ___________________________________
Caros alunos,
Apresentamos algumas questões, visando à sistematização dos conteúdos relativos às Aulas 8 a 23. Leia os enunciados com atenção, retorne à leitura das aulas e procure desenvolvê-las da melhor maneira possível. Recomendamos elaborar suas respostas com coerência, com coesão e com adequada fundamentação teórica. Lembramos que não serão aceitos exemplos extraídos do material didático. Bom trabalho e não se esqueça de devolver a AD2 no prazo estipulado, até o dia 25 de abril.
Questão 1: (valor: 3,0)
Ao longo das aulas, enfatizamos os gêneros literários. Partindo de uma temática à sua escolha, por exemplo, o amor, o ciúme, a liberdade, a vaidade apresente dois textos literários: um pertencente ao gênero narrativo; o outro, ao gênero poético. Disserte sobre as diferenças conceituais existentes entre os dois textos. Ao longo da dissertação, Ilustre seus argumentos com exemplos extraídos dos textos selecionados.
Questão 2: (valor: 3,0)
Na aula 19, iniciamos a discussão sobre as origens e os elementos estruturais relacionados à literatura infantil e juvenil na tradição ocidental. Selecione um texto representativo dessa tradição e anexe-o à prova. Em seguida, por meio de uma análise bem desenvolvida, indique tanto a concepção de infância presente no texto quanto os elementos estruturais que conformam a composição.
Questão 3: (valor: 4,0)
Nesta parte, selecione uma fábula representativa da tradição ocidental. Transcreva-a e comente os traços específicos desse tipo de composição. A seguir, indique duas atividades relacionadas à fabula escolhida, para serem desenvolvidas com as crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental. A resposta deve conter os pressupostos teóricos e metodológicos da disciplina, assim como contribuições na perspectiva da formação do leitor.
Questão 1: (valor: 3,0)
Ao longo das aulas, enfatizamos os gêneros literários. Partindo de uma temática à sua escolha, por exemplo, o amor, o ciúme, a liberdade, a vaidade apresente dois textos literários: um pertencente ao gênero narrativo; o outro, ao gênero poético. Disserte sobre as diferenças conceituais existentes entre os dois textos. Ao longo da dissertação, Ilustre seus argumentos com exemplos extraídos dos textos selecionados.
Os dois textos apresentam temática semelhante: pessoas que reviram o lixo em busca de comida. No entanto, o primeiro texto procura ressaltar o transtorno que causam os mendigos por deixarem o lixo esparramado pelo chão. A notícia intitulada: “Descuidar do Lixo é Sujeira”, procura denunciar dois fatos: o restaurante que deixa seu lixo na calçada com antecedência de duas horas, e a sujeira espalhada nas calçadas pelos mendigos que reviram o lixo. A única palavra nesse texto que pode denotar algum tipo desentimentalismo do autor é “lamentável”. No entanto, ela perde sua carga significativa ao acompanhar a palavra “banquete”, revelando que o autor da notícia, na verdade, não está preocupado com as pessoas que se alimentam do lixo, mas com a sujeira causada pelo tal banquete. O título do texto também nos faz pensar: “Descuidar do lixo é sujeira”. Sujeira, no sentido de os mendigos deixarem tudo espalhado pela calçada, dificultando a limpeza das ruas; sujeira, no sentido de não ser uma atitude correta a falta de preocupação com o tempo que o lixo ficará na rua à espera do caminhão que irá recolhê-lo. De qualquer forma, o autor só demonstra preocupação com o lixo e a sujeira e não com a fome dos mendigos. 
Já o texto “O Bicho” apresenta preocupação com a forma: é um poema. A escolha das palavras e o suspense que causa no leitor levam a uma progressão de sentido que culmina com a revelação de que o bicho é um homem. O poema retrata a condição degradante a que um homem pode chegar quando atinge o ápice da miséria. O poeta mostra sua indignação com o fato de um homem se assemelhar a um bicho por buscar comida no lixo. Compara-o aos animais que têm por hábito revirar latas de lixo: cachorro, gato e rato. No último verso, declara sua inconformidade com o vocativo “meu Deus”, demonstrando sua emoção com a revelação de que obicho era um homem, ou seja, o poeta não admite que um homem possa se comportar como um bicho. 
Questão 2: (valor: 3,0) 
Na aula 19, iniciamos a discussão sobre as origens e os elementos estruturais relacionados à literatura infantil e juvenil na tradição ocidental. Selecione um texto representativo dessa tradição e anexe-o à prova. Em seguida, por meio de uma análise bem desenvolvida, indique tanto a concepção de infância presente no texto quanto os elementos estruturais que conformam a composição.
ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS
Alice era uma menina com muita imaginação. Uma manhã em que estava a estudar no campo com a professora... adormeceu! Ela tinha o hábito de fechar os olhos... assim podia deixar vaguear a imaginação, liberta do controle dos mais velhos. E deixou-se levar...!Acordou ao som de uma vozita! E viu um coelho muito estranho a correr.
- Espera-me, senhor Coelho! - gritou muito animada.
E levantou-se. Perseguiu a personagem, mas este era muito rápido e meteu-se num buraco muito fundo, desaparecendo. Alice seguiu-o e caiu num poço sem fundo, mas não se magoou... !  Até que chegou a um corredor mágico, onde viu entrar o coelho. Para o seguir teve que beber uma poção e morder numa rolha...!Diminuiu de tamanho, ficando pequenina!Chegou então ao País das Maravilhas, onde dois irmãos se riramdela...!  Alice viu o coelho e entrou numa casa. Comeu um bombom que estava em cima da mesa... e cresceu. Cresceu tanto que "transbordou" da casa!Para mais o coelho, em vez de ajudá-la, preferiu sair dali a correr. Então Alice mordeu uma noz...  e ficou pequena de novo!Saiu dali apressada. Encontrou o Gato dos Desejos, o qual a levou à festa mais esquisita que jamais tinha visto. Lá chegados uma lebre disse-lhe que estavam a celebrar uma festa de aniversário.
- Procuro um coelho branco! - declarou Alice. Indicaram-lhe um cruzamento de caminhos. Alice escolheu um ao acaso. Depois de muito caminhar, encontrou finalmente o coelho.
- Alto menina! A Rainha está a chegar. Vai-te embora!Alice não percebeu nada. Viu uns valetes com pernas a pintar as rosas de vermelho. E de repente chegou a Rainha. Quis jogar críquete com Alice, e foi um sarilho. O gato fez cair a Rainha...! Porém, ao levantar-se... ela gritou que lhe faltavam os brincos reais!
- Eu não os tirei, senhora! disse Alice assustada.
- O meu carrasco vai-te cortar a cabeça -anunciou a Rainha. 
- Levem-na para a cela! - gritou furibunda. 
Nesse momento Alice voltou ao mundo real...!Tinha tido um pesadelo?Olhando em volta descobriu o coelho branco junto a uma árvore florida. O coelho afinal existia mesmo! 
(Charles Lutwidge Dodgson)
Alice no paísdas maravilhas é um dos romances que propõe as mais variadas interpretações por abordar em seu contexto assuntos de diferentes temáticas. Os elementos típicos dos contos de fada, animais que falam, reis e rainhas, mudanças de tamanho em um passe de mágica, personagens enigmáticos que aparecem e desaparecem de uma hora para outra, além do fato de a história se passar dentro de um sonho, torna tudo muito complexo e curioso. Os gêneros de construção da fantasia propostos pelo autor é explicado pelas leis da natureza, ao fazer com que todo o universo fantasioso apresentado ao leitor seja descrito como parte de um sonho. O gênero narrativo, que é abordado no texto, consiste em narrar um fato ou uma história de ficção. A “representação” da realidade, alicerçada
nas ações humanas, ou seja, do mundo objetivado, constitui-se num dos aspectos fundamentais da construção do gênero narrativo. Para que este mundo encontre objetivação, é necessária a presença de alguns elementos importantes tais como os “personagens”, a “ação”, o “tempo”, e o “espaço”. No gênero narrativo, geralmente, as personagens, conjugadas à ação, ao tempo e ao espaço, contribuem para a ambiência da narrativa literária, para a construção de sua verossimilhança. Os elementos que compõem este gênero são: o narrador, o tempo, o lugar, o enredo e aspersonagens. O narrador tem consciência de que a história possui um leitor, aproximando-o do discurso pelo tom coloquial, utilizando “vocês”, para se dirigir diretamente a ele. O narrador conhece a intimidade das personagens e solidariza-se com as mesmas, revelando peculiaridades dos seus conflitos. Outro aspecto ligado diretamente ao humano numa narrativa literária são as personagens. Com relação a essa categoria estrutural, pode-se dizer que sua construção e o modo como elas são apresentadas, bem como seus papéis, contribuem para uma maior identificação do leitor com o enredo. As figuras humanas que participam do relato são Alice e sua irmã; as outras pertencem ao mundo fantástico. Alice é a menina curiosa. A viagem da menina representa uma experiência com as incongruências da vida. O coelho surge como auxiliar de Alice, já que aparece em vários momentos e induz a menina a segui-lo. A caracterização do animal lhe desperta a curiosidade. Junto a Alice e sua irmã, o conflito da narrativa conta com outros personagens. São animais como Rato, Papagaio, Filhote de Águia, velha Carangueja e sua filha, lagarto Beto, Senhor Lagarta, Pomba, Lacaio - Peixe, Lacaio - Rã, Gato Caçoador, Porca, Lebre de Março, Rato Silvestre, Tartaruga Falsa, entre outros. Esses seres pertencem ao reino dos animais, mas movimentam-se por meio dafantasia e até desempenham ações humanas assim como acontece nas fábulas. A maior oponente para Alice é a Rainha de Copas. É temida, pois, a qualquer contrariedade, manda que os soldados cortem a cabeça do oponente e representa o poder autoritário. O texto apresenta personagens e situações que transitam entre o real e o imaginário, e a criança surge como um ser criativo com o qual o leitor se identificaria. 
Questão 3: (valor: 4,0)
Nesta parte, selecione uma fábula representativa da tradição ocidental. Transcreva-a e comente os traços específicos desse tipo de composição. A seguir, indique duas atividades relacionadas à fabula escolhida, para serem desenvolvidas com as crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental. A resposta deve conter os pressupostos teóricos e metodológicos da disciplina, assim como contribuições na perspectiva da formação do leitor.
Fábula são composições literárias em que os personagens são geralmente animais, forças da natureza ou objetos, que apresentam características humanas, tais como a fala, os costumes, etc. Estas histórias são geralmente feitas para crianças e terminam com um ensinamento moral de caráter instrutivo. Fábula é um gênero narrativo que surgiu no Oriente, quando era feito um conjunto de pequenas histórias, de caráter moral, cujos papéis principais eramdesenvolvidos por animais, que por meio dos diálogos entre os bichos e das situações que os envolviam, procurava-se transmitir sabedoria de caráter moral ao homem, assim, os animais tornavam-se exemplos para o ser humano. 
Cada animal simboliza algum aspecto ou qualidade do homem como, por exemplo, o leão representa a força; a raposa, a astúcia; a formiga, o trabalho, é uma narrativa com fundo didático. Quando os personagens são seres inanimados ou objetos, a fábula recebe o nome de apólogo.  As fábulas são normalmente transmitidas por pais, professores, e estão em livros, peças de teatro, filmes, e em várias outras formas de comunicação.
ATIVIDADE (1)
MODALIDADE DE ENSINO: Ensino Fundamental - 5º ano
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa.
CONTEÚDO: leitura, produção, análise e reflexão sobre a linguagem.
OBJETIVOS:
Analisar criticamente as informações (explícitas e implícitas); 
Interpretação das fábulas com observação a relação de valores morais apresentadas.
Leitura prévia - leitura antecipatória e leitura de mundo.
Saber que a linguagem escrita tem o poder de propagar ideias e valores através dos tempos. 
Saber que é por meio da criatividade humana que um texto amplamente conhecido pode sofrer alterações e ganhar novo aspecto e interesses dos leitores. 
PROCEDIMENTOS:
01- Apresentaçãoda fábula: A cigarra e a formiga. Solicitar que determinados alunos façam a leitura da fábula em voz alta, obedecendo todos os sinais de pontuação; lendo com expressão, dando atenção especialmente a inflexão nas leituras dialogadas, em grupo e individualmente.
02- Após a leitura do texto, os alunos devem ser divididos em pequenos grupos. Neste momento, o professor deve promover uma “Tempestade de ideias” e registrar no quadro todas as falas dos alunos. Aproveitar esse momento e fazer uma dramatização do texto. Nesse momento a Professora fala sobre as características textuais do gênero fábula em seguida trabalha com os alunos as inferências e apresenta o texto em forma de poema. Em seguida, solicita que seja realizada uma interpretação do poema através de desenho.
A CIGARRA E A FORMIGA
Tendo a cigarra, em cantigas,
Folgado todo o Verão,
Achou-se em penúria extrema,
Na tormentosa estação.·.
Não lhe restando migalha
Que trincasse, a tagarela
Foi valer-se da formiga,
Que morava perto dela.·.
- Amiga - diz a cigarra -
- Prometo, à fé de animal,
Pagar- lhe, antes de Abril,
Os juros e o principal.
A formiga nunca empresta,
Nunca dá; por isso, junta.
- No Verão, que fazias? 
Boa vida? - ela pergunta.
Responde a outra: - Eucantava
Noite e dia, a toda hora.
- Oh! Bravo! - torna a formiga 
- Cantavas? 
Pois então dança agora!
Pois então dança agora!
(http://web.educom.pt/pr1305/inverno_cigarra_formiga1.htm)
03- No laboratório de informática os participantes devem inicialmente acessar o site:
http://criancas.uol.com.br/historias/fabulas/flash/cigarrasom.jhtm. O vídeo é uma versão animada da fábula “A Cigarra e a Formiga" que pode ser utilizado para promover uma discussão sobre valores morais com os participantes. Observando os comentários, o professor indicará ou não a necessidade de uma pesquisa. Exemplo: valores morais. O professor deve conduzir a pesquisa, de forma que os alunos ao final da atividade reforçam o conceito de fábula. 
04- Em sala de aula os alunos devem elaborar, em pequenos grupos, a própria versão para a fábula. A criatividade deve partir de cada grupo e o professor deve orientar os alunos para que não façam cópia.
Em seguida, recolher os textos e distribuir novamente para a correção em grupos.  Os grupos farão as intervenções utilizando:
- Ícones que identifiquem os erros encontrados;
- Autocorreção: escrever a palavra a lápis acima da que precisa ser reescrita (Utilizar o dicionário).
AVALIAÇÃO:Durante todas as atividades trabalhadas poderá ser observado o avanço de cada aluno durante a realização dos trabalhos propostos como: orais, escrita, produção de texto, reescrita e dramatização.
ATIVIDADE (2)
1- Leitura Oral:
Apresentar e realizar a leitura dos dois textos sobre a fábula da cigarra e da formiga:
02- Expressão Oral: Promover uma Roda de Conversa Informal: 
O que tem diferente entre os textos? Que texto você mais gostou, por quê?
Nos dia de hoje, qual seria a profissão da formiga e qual seria a profissão da cigarra?
No texto 2 a moral da história diz: “Aproveite a sua vida, saiba dosar trabalho e lazer, pois trabalho em demasia só trás benefício em fábulas de La Fontaine”. Você concorda com esta frase, o que ela quis dizer? Por que as pessoas trabalham tanto?
Você já pensou sobre o futuro? Que ideias você tem sobre o trabalho que irá fazer?
03- Interpretação Escrita - texto
2: 
04- Organização de Texto Fatiado:
a) Organizar a turma em grupo. Cada grupo receberá o texto trabalhado “fatiado” para ser montado corretamente de acordo com fatos narrados durante a leitura da fábula.
05- Produção Textual:
Visualizar como multi-páginas 
Citar Este Trabalho
APA 
(2014, 04). Literatura na Formação do Leitor. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2014, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Literatura-Na-Forma%C3%A7%C3%A3o-Do-Leitor/50745845.html 
MLA 
MLA 7 
CHICAGO 
Documentos salvos
	Você não tem nenhum trabalho salvo até o momento.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais